segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Efemérides 11 de janeiro

Oswald de Andrade

José Oswald de Sousa Andrade (São Paulo11 de janeiro de 1890 — São Paulo, 22 de outubro de 1954) foi um escritorensaísta e dramaturgobrasileiro.1 Era filho único de José Oswald Nogueira de Andrade e de Inês Henriqueta Inglês de Sousa Andrade. Seu nome pronuncia-se com acento na letra 'a' (Oswáld).
Foi um dos promotores da Semana de Arte Moderna que ocorreu 1922 emSão Paulo, tornando-se um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro. Foi considerado pela crítica como o elemento mais rebelde do grupo, sendo o mais inovador entre estes. Colaborou na revista Contemporânea (1915-1926).








Manfred B. Lee

Manfred Bennington Lee (11 de Janeiro1905 —– 3 de Abril1971) foi um escritor estado-unidense que, juntamente com o seu primo, Frederic Dannay, criou o heterónimo Ellery Queen.












Al Bertopseudónimo de Alberto Raposo Pidwell Tavares OSE (Coimbra11 de Janeiro de 1948 — Lisboa13 de Junhode 1997), foi um poeta, pintor, editor e animador cultural português.
Poeta e editor português, de nome completo Alberto Raposo Pidwell Tavares, nasceu a 11 de Janeiro de 1948, em Coimbra, e faleceu a 13 de Junho de 1997, em Lisboa. Tendo vivido até à adolescência em Sines, exilou-se, entre 1967 e 1975, em Bruxelas, dedicando-se, entre outras actividades, ao estudo de Belas-Artes. Publicou o primeiro livro dois anos depois de regressar a Portugal. 
Em mais de vinte anos de actividade literária, a expressão poética assumida por Al Berto, o pseudónimo do autor, distingue-se de qualquer outra experiência contemporânea pela agressividade (lexical, metafórica, da construção do discurso) com que responde à disforia que cerca todos os passos do homem num universo que lhe é hostil. Trazendo à memória as experiências poéticas de Michaux ou de Rimbaud, é no próprio sofrimento, na sua violenta exaltação, na capacidade de o tornar insuportavelmente presente (nas imagens de uma cidade putrefacta, na obsidiante recorrência da morte e do mal, sob todas as suas formas) que a palavra encontra o seu poder exorcizante, combatendo o mal com o mal. É neste sentido que Ramos Rosa fala de uma "poesia da violência do mundo e da realidade insuportável": "a opacidade do mal ou a agressividade do mundo é tão intensa que provoca um choque e um desmoronamento geral", mas "à violência desta destruição responde o poeta com uma violenta negatividade que é uma pulsão de liberdade absoluta, que procura por todos os meios o seu espaço vital.", sublinhando ainda a forma como esta espécie de "grito de fragilidade extrema e irredutível do ser humano, do seu desamparado infinito, da sua revolta absoluta e sem esperança", se consubstancia, ao nível do estilo, num ritmo "ofegante, precipitado, como um assalto contínuo feito de palavras tão violentas como instrumentos de guerra" (cf. ROSA, António Ramos - A Parede Azul. Estudos Sobre Poesia e Artes Plásticas, Lisboa, Caminho, 1991, pp. 120-121). No domínio editorial, a sua actividade pautou-se pela isenção e certa ousadia relativamente às políticas comerciais livreiras dominantes. 
Inicialmente seguindo uma estética surrealizante de temática erótica, em O Anjo Mudo (1993) funde prosa e poesia, exprime intertextualidades, numa viagem marginal e purificadora. A quase totalidade da sua obra poética encontra-se coligida em O Medo
Foi galardoado com o Prémio Pen Club de Poesia em 1987.







Max Lucado (San AngeloTexas11 de janeiro de 1955) é um escritor epastor evangélico norte-americano que já publicou mais de setenta livros. Max Lucado já vendeu mais de 70 milhões de exemplares em mais de vinte e oito idiomas em todo o mundo.
Max Lucado tem uma paixão pela palavra, seja ela escrita ou falada. E tem a sorte de se dedicar com sucesso há mais de 25 anos a escrever e a dizer palavras memoráveis e inspiradoras. É pregador na Oak Hills Church, no Texas, e autor de vários best-sellers internacionais, com mais de 65 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. É o único autor a ter sido premiado com o Christian Book of the Year Award por três vezes, e os seus livros são presença constante nas listas de best-sellers das principais publicações dos EUA.









Karin Michaëlis foi uma escritora dinamarquesa nascida na cidade de Randers em 20 de Março de 1872 e em 
Karin Michaëlis é autora de romances e contos amplamente difundidos, alguns deles dedicados ao mundo infantil e juvenil.


Hermine "Miep" Santrouschitz-Gies (15 de Fevereiro de 1909 - 11 de Janeiro de
2010) foi uma amiga de Anne Frank, que lhe guardou o diário durante a Segunda Guerra Mundial.









Sem comentários:

Enviar um comentário