sábado, 16 de janeiro de 2016

Efemérides 16 de janeiro

Jô Soares

José Eugênio Soares, mais conhecido como Jô Soares ou simplesmente  (Rio de Janeiro16 de janeiro de 1938), é um humorista,apresentador de televisãoescritordramaturgodiretor teatralator,músico e pintor brasileiro. Apresenta desde 2000 o Programa do Jô naGlobo.
Jô Soares nasceu em 1938, no Rio de Janeiro. Humorista, dramaturgo, comediante e apresentador de TV, é autor de outros romances, nomeadamente,O Xangô de Baker Street e O Homem Que Matou Getúlio Vargas, ambos publicados pela Presença e que, em conjunto, registaram vendas superiores a um milhão de exemplares.










Antônio Valentim da Costa Magalhães (Rio de Janeiro16 de janeiro de1859 — Rio de Janeiro, 17 de maio de 1903) foi um jornalista e escritor brasileiro, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.







O Padre Mariano Pinho (Porto16 de Janeiro de 1894 — 
Recife10 de Julho de 1963) foi um sacerdote jesuíta e 
Foi um homem muito culto e viajado, pois esteve exilado por duas vezes, a primeira, em vários países da Europa, na adolescência e juventude, por imposição da Primeira República, e a segunda de 1946 até a morte, no Brasil. Foi um pregador notável. Dirigiu a Beata Alexandrina de Balazar de 1933 a 1942.
Coube-lhe, em parte, desenvolver as diligências que levaram o Papa Pio XII, em 1942, a consagrar o mundo ao Imaculado Coração de Maria.
Estão em curso tentativas preliminares com vista a pedir a abertura do seu processo de beatificação e canonização.



Susan Sontag

Susan Sontag (16 de janeiro de 1933Nova Iorque — 28 de dezembro de 2004) foi uma escritora, crítica de arte e ativista dos Estados Unidos.
Graduou-se na Universidade de Harvard e destacou-se por sua defesa dos direitos humanos. Publicou vários livros, entre eles, A vontade radicalAssim vivemos agoraO BenfeitorContra a Interpretação e Na América, pelo qual recebeu em 2000 um dos mais importantes prémios do seu país, o National Book Award. Publicou artigos em revistas como The New Yorker e The New York Review of Books e no jornal The New York Times.
Num de seus últimos artigos, publicado em maio de 2004 no jornal The New York Times, Sontag afirmou que "a história recordará a Guerra do Iraque pelas fotografias e vídeos das torturas cometidas pelos soldados americanos na prisão de Abu Ghraib". Ela faleceu aos 71 anos de idade de Síndrome mielodisplásica seguida de uma Leucemia mielóide aguda em 28 de Dezembro de 2004.
Sontag foi uma das mais importantes e influentes intelectuais norte-americanas da segunda metade do século xx. Foi professora universitária, activista na defesa dos direitos das mulheres e dos direitos humanos em geral, foi ficcionista e ensaista frequentemente premiada e amplamente traduzida. A sua escrita foi presença assídua nas publicações The New Yorker, The New York Review of Books, The New York Times, The Times Literary Supplement, Art in America, Antaeus, Parnassus, The Nation, e Granta, entre outras. Susan Sontag teve um filho, David Rieff - editor dos diários inéditos, com o título Reborn, a publicar em breve pela Quetzal -, e viveu os últimos anos da sua vida com a fotógrafa Annie Leibovitz. Susan Sontag nasceu em 1933 em Nova Iorque, cidade onde morreu, em 2004.





Garth Ennis

Garth Ennis é um roteirista de história em quadrinhos 
(banda desenhada) norte-irlandês premiado. Nasceu em 16 de janeiro de 1970 na cidade de BelfastIrlanda do Norte. Começou a escrever profissionalmente para a revista britânica Crisis (título irmão da revista 2000 AD), mas só alcançou a fama após começar a trabalhar para o selo Vertigo da editora americana DC Comics. Após vários anos trabalhando neste selo, Garth Ennis deixou a DC e assinou contrato com sua principal rival, a Marvel Comics. Lá, começou escrevendo para a revista Justiceiro: um anti-herói violento, estilo de personagem com que ele já trabalhou antes.



Raimundo de Farias Brito (São Benedito24 de julho de 
1862 — Rio de Janeiro16 de janeiro de 1917) foi um escritor 
filósofo brasileiro, sendo considerado como um dos maiores nomes do pensamento filosófico do país e autor de uma das mais completas obras filosóficas produzidas originalmente no Brasil, em que identificou os planos do conhecimento e do ser, voltando dogmaticamente à metafísica tradicional, de caráter espiritualista.






Villem Grünthal-Ridala

Villem Grünthal-Ridala (Kuivastu, Muhu30 de maio de 1885 
– Helsinque16 de janeiro de 1942) foi um poeta lírico













Sem comentários:

Enviar um comentário