domingo, 17 de janeiro de 2016

Efemérides 17 de janeiro

Miguel Torga

Miguel Torgapseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, (São Martinho de Anta12 de Agosto de 1907
— Coimbra17 de Janeiro de 1995) foi um dos mais influentes poetas e escritores portugueses do século XX. Destacou-se como poeta, contista e memorialista, mas escreveu também romances, peças de teatro e ensaios.
Pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, autor de uma produção literária vasta e variada, largamente reconhecida. Nasceu em S. Martinho de Anta em 1907. Depois de uma experiência de emigração no Brasil durante a adolescência, cursou Medicina em Coimbra, onde passou a viver e onde veio a falecer em 1995. Foi poeta presencista numa primeira fase; a sua obra abordou temas bucólicos, a angústia da morte, a revolta, temas sociais como a justiça e a liberdade, o amor, e deixou transparecer uma aliança íntima e permanente entre o homem e a terra. Estreou-se com Ansiedades, destacando-se no domínio da poesia com Orfeu RebeldeCântico do Homem, bem como através de muitos poemas dispersos pelos dezasseis volumes do seu Diário; na obra de ficção distinguimos A Criação do MundoBichos,Novos Contos da Montanha, entre outros. O Diário ocupa um lugar de grande relevo na sua obra. Também como escritor dramático, publicou três obras intituladas Terra FirmeMar e O Paraíso. Recebeu o Prémio Camões em 1989 e o prémio Vida Literária (atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores) em 1992.








Camilo José Cela

PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 1989
Camilo José Cela Trulock, 1º. Marquês de Iria Flavia (Padrón11 de Maiode 1916 — Madrid17 de Janeiro de 2002) foi um escritor espanhol.
Ele ofereceu seus serviços como informante para o regime de Franco e mudou-se voluntariamente de Madrid a Galiza durante a Guerra Civil, a fim de se juntar àquelas forças franquistas.
Foi membro da Real Academia Espanhola desde 1957 até a sua morte. Recebeu o Nobel de Literatura de 1989.
Escritor espanhol, Camilo José Cela nasceu a 11 de maio de 1916, em Ira Flavia, na Corunha, e faleceu a 17 de janeiro de 2002, em Madrid. Formou-se em Direito pela Universidade de Madrid e tornou-se membro da Real Academia da Língua.
Ser filho de pai espanhol e mãe inglesa permitiu-lhe ter uma visão mais alargada da vida europeia.
Viajante incansável e produtor de uma vasta obra, revelou-se ao mundo como escritor de singular originalidade ressaltando de imediato a sua atenta visão de uma realidade espanhola que descreve e analisa como poucos. A sua obra maior insere-se na chamada Literatura do Pós-Guerra e na Literatura Picaresca.
Um dos maiores encantos da narrativa de Camilo José Cela é a sua linguagem perfeitamente ajustada a uma realidade típica; ou seja, Camilo José Cela não hesita perante o reavivar de expressões típicas e populares, muito esquecidas e desprezadas, mesmo, pela classe literária. De facto, o vocabulário popular que sempre existiu na fala mais local e rural, barrado ao nível do texto literário mas presente nos textos mais antigos, salta agora de novo ao serviço da realidade literária deste nobre escritor.
Camilo José Cela alcançou êxito imediato junto do público e da crítica com o seu primeiro romance La Familia de Pascoal Duarte (A Família de Pascoal Duarte, 1942), um livro que a mais de meio século da sua primeira edição é ainda hoje um dos grandes clássicos da literatura mundial.
Para além de romances, Cela escreveu também poesia e livros de viagens. É ainda o autor de conhecidas obras como Nuevas andanzas y desventuras de Lazarillo de Tormes (Novas Andanças e Desventuras de Lazarillo de Tormes, 1944).
Hoje ocupa um lugar cimeiro na literatura mundial, tendo sido galardoado, em Espanha, com o Prémio Nacional de Literatura e o Prémio Príncipe das Astúrias.
A Academia Sueca reconheceu oficialmente o incomparável valor da sua obra tendo decidido atribuir-lhe, em 1989, o Prémio Nobel da Literatura.
Em Português temos publicados os seguintes livros de Cela: La Colmena (A Colmeia, 1951), Pisando la dudosa luz del día, 1936 (São Camilo, 1969), Oficio de tenieblas 5 (Ofício de Trevas, 1974) e Mazurca para dos muertos (Mazurca para dois mortos, 1983), tendo este último sido galardoado, em 1985, com o Prémio D. Dinis.
Camilo José Cela é uma figura de primeira ordem na literatura de ficção.











Calderón de la Barca


Pedro Calderón de la Barca (17 de janeiro de 1600 – 25 de maio de 1681) foi umdramaturgo e poeta espanhol.
De família acomodada, seu pai tem um cargo administrativo na corte. Estuda no Colégio Imperial dos Jesuítas, onde cursa Humanidades e se familiariza com os clássicos. Posteriormente estuda nas universidades de Alcalá de Henares e de Salamanca. Em 1620 abandona a carreira eclesiástica, vai para Madrid e vive na corte uma vida livre e não isenta de atribulações. Por esta altura começa a apresentar-se em certames poéticos.
Cerca de 1623 está na Flandres como soldado e em 1625 inicia a sua carreira dramática, depressa se transformando no dramaturgo oficial da corte. Em 1636 o rei concede-lhe o hábito de Sant’ Iago. Um ano mais tarde retoma a sua carreira militar (cerco de Fuenterrabía, naGuerra da Catalunha), da qual se retira em 1642. Em 1651 é ordenado sacerdote.
Em 1663 é nomeado capelão de honra do rei e fixa-se novamente na corte, dirigindo a representação de autos sacramentais e outras peças teatrais. Durante os últimos anos da sua vida só compõe autos e comédias para estrear na corte. Autor de uma obra vasta que marca decisivamente a história do teatro em língua castelhana. Entre as suas peças(autos sacramentaiszarzuelasentremesescomédias religiosas, de costumes, de amor e ciúme e filosóficas), salientam-se: El dragoncilloEl laurel de ApoloEl mágico prodigiosoLa dama duendeEl alcalde de ZalameaLa vida es sueño e El gran teatro del mundo.

Benjamin Franklin

Benjamin Franklin (Boston17 de janeiro de 1706 — 
Foi um dos líderes da Revolução Americana, conhecido por suas citações e experiências com a eletricidade.
Religioso, calvinista, e uma figura representativa do iluminismo. Correspondeu-se com membros da sociedade lunar e foi eleito membro daRoyal Society. Em 1771, Franklin tornou-se o primeiro Postmaster General(ministro dos correios) dos Estados Unidos.

Gabriel Álvarez de Toledo

Gabriel Álvarez de Toledo y Pellicer de Tovar (Sevilha15 de março de 1662 - Madrid17 de janeiro de 1714) foi umpoetahistoriador e teólogo espanhol. Foi um verdadeiro 
humanistainteressado na filosofia e filologia. Conhecia as línguas clássicas, semíticas
e várias línguas modernas, como francês, italiano e alemâo. Foi bibliotecario mayor del rey e membro da Secretaría de Estado. Pertenceu a Ordem de Santiago y foi um dos fundadores da Real Academia Espanhola. Na sua vida distinguem-se dois periodos, um profano e outro religioso. Suas obras poéticas apareceram depois da sua morte em Madrid em 1744.

Gerrit Achterberg

Gerrit Achterberg (NederlangbroekPaíses Baixos20 de maio de 1905 —Leusden17 de janeiro de 1962) foi um poeta neerlandês.

Sem comentários:

Enviar um comentário