terça-feira, 4 de agosto de 2015

Contos de Chumbo de Athos Ronaldo Miralha da Cunha (Agosto 2015)

Contos de Chumbo

Sinopse

Nos últimos anos o Brasil foi tomado por grandes manifestações. Multidões nas ruas expressando seu descontentamento com os rumos da política e da economia. O que mais causou polêmica nos protestos foi a reivindicação, através de palavras de ordem e faixas, pela volta dos militares ao poder.
Como sabemos, a ditadura brasileira foi cruel para quem não concordava com o regime. Até hoje famílias amarguram o desaparecimento de seus entes queridos e rezam diante de sepulturas vazias. Um período de chumbo para a democracia, para a liberdade de expressão e para os brasileiros. E para sintetizar nosso anseio uma frase é significativa: ditadura nunca mais.
Esse “Contos de chumbo” retrata um pouco da história recente do país. Os percalços de quem era contra e a desumanização das forças de segurança. As contradições e utopias dos guerrilheiros, da imprensa cerceada no ato de informar e das atrocidades dos militares cumpridores do seu dever. Alguns dos contos remontam à época e o ápice da ditadura na sua fase mais implacável e outros são memórias de quem sobreviveu e resolveu contar suas sombrias reminiscências.
Aqui tudo é ficção, mas bem que poderia ser verdade. Leia desarmado.

Athos Ronaldo Miralha da Cunha nasceu em Santiago-RS, 30.10.1960, é graduado em Engenharia Civil pela UFSM e funcionário da Caixa.
Integrante de várias coletâneas, dentre elas os livros de contos: A frase do doutor Raimundo – ed. Movimento 2009 [Finalista do Prêmio Açorianos 2010]; Milongueiro – ed. Movimento 2011; O colecionador de cuias – ed. Movimento 2012; Bastardo – ed. Movimento 2013 e 4-3-3 e o porteiro do estádio – ed. Movimento 2014.
Um dos autores e organizador dos romances coletivos Os dez mandamentos – ed. Movimento 2008 e Arquimedes – ed. Movimento 2010.
Organizador da coletânea O bom cabrito berra edição do Sindicato dos Bancários 2008.
Autor do livro Os agachados – crônicas da Era Lula, edição 2012.
Presidente do Centro Cultural Cesma – Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria. (2005 – 2009).

Sem comentários:

Enviar um comentário