quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Efemérides 13 de agosto

Vladimir Odoievsky

O príncipe Vladimir Fyodorovich Odoievsky 
(em russoВладимир Федорович Одоевский), (13 de Agosto E.A. 1 de Agosto de 1803 - 11 de Março E.A. 27 de Fevereiro de 1869), foi um filósofo, escritor, crítico musical, filantropo e pedagogo russo. Chegou a ser conhecido como o Hoffmann russo devido ao seu enorme interesse por contos fantásticos e pelo jornalismo crítico.
Odoievsky publicou uma série de contos para crianças (por exemplo, A Vila da Caixinha de Surpresas), e historias fantásticas para adultos (por exemplo, CosmoramaSalamandra). Inspirou-se no conto de Alexander PushkinA Dama de Espadas, para escrever uma série de historias semelhantes, sobre a dissoluta vida da aristocracia da Rússia (por exemplo, A Princesa Mimi e A Princesa Zizi). A sua obra-prima foi uma colecção de ensaios e novelas intitulada As Noites Russas (1844), para a qual se inspirou na obra As Noites Áticas de Aulo Gélio.
Como crítico musical, Odoievsky propagou o estilo nacional de Mikhail Glinka e seus seguidores. Escreveu muitos artigos sobre temas musicais, e um tratado sobre antigos cantos na Igreja Russa. Johann Sebastian Bach e Beethoven aparecem como personagens em algumas das suas novelas. Odoievsky promoveu a fundação da Sociedade Musical Russa, do Conservatório de Moscovo e do Conservatório de São Petersburgo.

Gonçalves de Magalhães

Domingos José Gonçalves de Magalhães, primeiro e único barão e visconde do Araguaia, (Rio de Janeiro13 de agosto de 1811 – Roma10 de julho de1882) foi um médicoprofessor
tendo participado de missões diplomáticas na FrançaItáliaVaticano,ArgentinaUruguai e 
Paraguai, além de ter representado a província do Rio Grande do Sul na sexta Assembleia Geral.
Filho de Pedro Gonçalves de Magalhães Chaves.
Morreu em Roma, onde exercia cargos diplomáticos junto à Santa Sé, no ano de 1882.
Ingressou em 1828 no curso de medicina, diplomando-se em 1832. No mesmo ano estreou com "Poesias" e, no ano seguinte, parte para a Europa, com a intenção de se aperfeiçoar em medicina.
Em 1838, é nomeado professor de Filosofia do Colégio Pedro II, tendo lecionado por pouco tempo.
De 1838 a 1841 foi secretário de Caxias no Maranhão e de 1842 a 1846 no Rio Grande do Sul. Em 1847 entrou para a carreira diplomática brasileira. Foi Encarregado de Negócios nas Duas Sicílias, no Piemonte, na Rússia e na Espanha; ministro residente na Áustria; ministro dos Estados Unidos, Argentina e na Santa Sé, onde morreu.

Francisco Gomes de Amorim

Francisco Gomes de Amorim (A Ver-o-MarPóvoa de Varzim13 de agosto de 1827 - 

David Crane (Filadélfia13 de agosto de 1957), é um produtor e escritor de séries. Ele foi um dos criadores da famosa série Friends, para criar esta série, ao lado de sua amiga Marta Kauffman, baseou-se em suas experiências reais em Nova Iorque, após o término de seus estudos.
Sua parceria com Marta Kauffman gerou vários musicais, peças de teatro, e até mesmo outras séries. Além de Friends, os dois foram responsáveis por Dream On, transmitido pela HBOJesse eVeronica's Closet, estrelados por Christina Applegate e Kirstie Alley, respectivamente, e transmitidos pela NBC. Para completar a equipe, os dois uniram-se ao respeitado diretor Kevin S. Bright, e criaram a Bright, Kauffman, Crane Productions.
Em todos os episódios mais importantes de Friends, como finais de temporada, o 100º episódio, o término de Ross e Rachel, a trinca se unia e trabalhava junto. David e Marta escrevendo os episódios, enquanto Bright os dirigia.
Recentemente, David Crane mudou de emissora, e criou uma nova série, The Class, ao lado de seu companheiro Jeffrey Klarik. A série não se transformou em um grande hit da temporada, como os executivos da CBS esperavam, e foi cancelada ao término de sua reduzida 1ª temporada, ao todo apenas 19 episódios foram produzidos.

H. G. Wells

Herbert George Wells, conhecido como H. G. Wells (Bromley21 de Setembro de 1866 — 
Londres13 de Agosto de 1946), foi um escritor 
Nascido num distrito (borough) da Grande Londres, na juventude foi, sem sucesso, aprendiz de negociante de panos - a sua experiência nesta ocupação veio mais tarde a ser usada como material para o romance Kipps. Em 1883 tornou-se professor na Midhurst Grammar School, até ganhar uma bolsa na Escola Normal de Ciências em Londres, para estudar biologia comT. H. Huxley.
Nos seus primeiros romances, descritos, ao tempo, como "romances científicos", inventou uma série de temas que foram mais tarde aprofundados por outros escritores de ficção científica, e que entraram na cultura popular em trabalhos como A Máquina do TempoO Homem InvisívelA Guerra dos Mundos. Outros romances, de natureza não fantástica, foram bem recebidos, sendo exemplos a sátira à publicidade EdwardianaTono-Bungay e Kipps.
Visionário, chegou a discutir em obras do início do século XX questões ainda atuais, como a ameaça de guerra nuclear, o advento de Estado Mundial e aÉtica na manipulação de animais.
Desde muito cedo na sua carreira, Wells sentiu que devia haver uma maneira melhor de organizar a sociedade, e escreveu alguns romancesutópicos. Começavam em geral com o mundo a caminhar inexoravelmente em direcção de uma catástrofe, até que as pessoas se apercebiam da existência de uma maneira melhor para viver: ou através dos gases misteriosos de um cometa, que fariam com que as pessoas começassem subitamente a comportar-se racionalmente (Os Dias do Cometa), ou pela tomada do poder por um conselho mundial de cientistas, como em The Shape of Things to Come (1933), livro que o próprio Wells adaptou mais tarde para o filme de Alexander Korda Daqui a Cem Anos (1936). Aqui descrevia-se, com demasiada exactidão, a guerra que estava a chegar, com cidades a serem destruídas por bombardeamentos aéreos.
Ele analisa a dicotomia entre a natureza e a educação e questiona a humanidade em livros como A Ilha do Dr. Moreau. Nem todos os seus romances terminam em feliz Utopia, como mostra o distópico When the Sleeper AwakesA Ilha do Dr. Moreau ainda é mais sombria. O narrador, após ficar encurralado numa ilha cheia de animais vivissectados (sem sucesso) até se transformarem em seres humanos, acaba por regressar a Inglaterra e, tal como Gulliver no regresso do país dos Houyhnhms, vê-se incapaz de afastar a percepção dos membros da sua própria espécie como bestas só ligeiramente civilizadas, regressando a pouco e pouco à sua natureza animal.
Wells chamava às suas ideias políticas "socialistas", e com o seu gosto por utopias, olhou inicialmente com bastante simpatia para as tentativas de Lenin de reconstruir a destroçada economia russa, como mostra o seu relato de uma visita ao país (Russia in the Shadows 1920). No entanto, desiludiu-se com a crescente rigidez doutrinária dos Bolcheviques e, após um encontro com Stálin, convenceu-se de que a revolução correra terrivelmente mal. Nisto foi provavelmente mais clarividente do que muitos dos intelectuais do seu tempo.
À medida que envelhecia, Wells foi-se tornando cada vez mais pessimista acerca do futuro da humanidade, como é sugerido pelo título do seu último livro, Mind at the End of its Tether. Os seus últimos livros tendiam a pregar mais do que a contar uma história, e não tinham a energia e inventiva dos trabalhos iniciais. É conhecido como o pai da ficção científica.

Murilo Mendes

Murilo Monteiro Mendes (Juiz de Fora13 de maio de 1901
— Lisboa13 de agosto de 1975) foi um poeta e prosador
 brasileiroexpoente do surrealismo brasileiro.











Caridad Bravo Adams (VillahermosaTabascoMéxico14 de janeiro de1908 — Cidade do México13 de agosto de 1990) foi uma escritora mexicana.
Filha de atores cubanos, Caridad dedicou sua vida à criação de histórias dramáticas para radionovelas, telenovelas e filmes. Suas histórias têm sido trazidas para a televisão em toda a América Latina, sendo as duas mais famosas Corazón salvaje e La Mentira, que foram adaptados em vários países. Ela se destacou na criação de histórias para telenovelas no México.
Os últimos dias passou em La Casa del Actor na Cidade do México. Ela faleceu de causas naturais. Após a sua morte, a Editorial Diana publicou compilações de suas histórias de romances para a televisão. Ela escreveu mais de 30 livros, onde até hoje são retirados argumentos para telenovelas.

Herberto Sales

Herberto de Azevedo Sales (Andaraí21 de setembro de 1917 — Rio de Janeiro13 de agosto de 1999) foi um jornalista e escritor brasileiro.



Sem comentários:

Enviar um comentário