sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Efemérides 7 de agosto

Joachim Ringelnatz

Joachim Ringelnatzpseudônimo de Hans Bötticher 
(Wurzen7 de agosto de 1883— Berlim17 de novembro de 1934) foi um poeta e pintor alemão. Foi marinheiro em sua juventude, mais tarde seguindo outros rumos profissionais, inclusive como escritor.
A sua criação mais popular é a do marinheiro anárquico Kuddel Daddeldu (ver desenho ao lado).
Ringelnatz é reconhecido, em especial, por seus poemas irônicos e seus vários pseudônimos. Por exemplo, em sua versão de chapeuzinho vermelho, ele diz que a menina trazia dentro de sua cesta de delícias preparadas para a vovozinha por sua mãe, uma garrafa de uísque escocês - tudo para fazer a vovó ficar mais forte e mais faceira.
Em 1933 o regime nazista inseriu seu nome em sua lista de artistas degeneradosproibidos na Alemanha.

Políbio Gomes dos Santos

Políbio Gomes dos Santos (Ansião7 de Agosto de 1911 — Ansião, 3 de Agosto de 1939, foi um poeta português.
Políbio, frequentou o Instituto Militar dos Pupilos do Exército em Lisboa e terminou os seus estudos liceais em Coimbra, tendo aí ingressado naFaculdade de Letras e Direito.
Devido a ter adoecido em Setembro 1938 com tuberculose, esteve internado no Sanatório da Guarda.
Foi um dos colaboradores dos Cadernos da Juventude, da Presença, do Sol Nascente e do O Diabo, assim como fez parte do grupo Novo Cancioneiro de tendência neo-realista.
Actualmente, existe o prémio literário Políbio Gomes dos Santos em homenagem ao poeta.

Rabindranath Tagore

Rabindranath Tagore (em bengaliরবীন্দ্রনাথ ঠাকুর; 7 de maio de 1861 - 7 de agosto de 1941), alcunha Gurudev, foi um polímata bengali. Como poeta, romancista, músico e dramaturgo, reformulou a literatura e a música bengalino final do século XIX e início do século XX. Como autor de Gitânjali, que em português se chamou "Oferenda Lírica" e seus "versos profundamente sensíveis, frescos e belos", sendo o primeiro não-europeu a conquistar, em 1913, o Nobel de Literatura, Tagore foi talvez a figura literária mais importante da literatura bengali. Foi um destacado representante da cultura hindu, cuja influência e popularidade internacional talvez só poderia ser comparada com a de Gandhi, a quem Tagore chamou 'Mahatma' devido a sua profunda admiração por ele.
Um brâmane pirali de Calcutá, Tagore já escrevia poemas aos oito anos. Com a idade de dezesseis anos, publicou sua primeira poesia substancial sob o pseudônimo Bhanushingho ("Sun Lion") e escreveu seus primeiros contos e dramas em 1877. Tagore condenava a Índia britânica e apoiou sua independência. Seus esforços resistiram em seu vasto conjunto de regras e na instituição que ele fundou, Universidade Visva-Bharati.
Tagore modernizou a arte bengali desprezando as rígidas formas clássicas. Seus romances, histórias, canções, danças dramáticas e ensaios falavam sobre temas políticos e pessoais. Gitanjali (Ofertas de Música), Gora(Enfrentamento Justo) e Ghare-Baire (A Casa e o Mundo) são suas mais conhecidas obras. Seus versos, contos e romances foram aclamados por seu lirismo, coloquialismo, naturalismo e contemplação. Tagore era talvez o único literato que escreveu hinos dos dois países: Bangladesh e Índia: Hino nacional de Bangladesh e Jana Gana Mana.

Jáder Moreira de Carvalho

Jáder Moreira de Carvalho (Quixadá29 de dezembro de 1901 — Fortaleza7 de agosto de 1985) foi um jornalista,advogadoprofessor e escritor brasileiro.



Sem comentários:

Enviar um comentário