sábado, 8 de agosto de 2015

Efemérides 8 de agosto

Francis Hutcheson

Francis Hutcheson (DrumaligIrlanda do Norte8 de agosto de 1694 —Glasgow8 de agosto de 1746) foi um teólogo presbiteriano e filósofo irlandês (de raízes escocesas). Conhecido pelas suas teses sobre Ética e por ter sido professor e fonte de inspiração de Adam Smith, Francis Hutcheson é um exemplo paradigmático da transição do puritanismo Calvinista para uma teologia mais tolerante e pró-modernidade. Em grande contraste com as ideias de Hobbes, um premonitor do nihilismo o qual vê na luta política uma luta de "todos contra todos", Hutcheson preconiza uma filosofia do progresso comum, de indivíduos cooperantes. O bem-estar dos outros é também o meu bem-estar. A forma suprema da minha felicidade é a minha acção em prol do bem-estar dos outros. Hutcheson terá sido um dos primeiros liberais europeus, propondo a visão de uma sociedade livre, onde há a maximização possível das liberdades pessoais com o objectivo da felicidade comum. A sua frase "A melhor acção é aquela que produz a maior felicidade para o maior número" traduz a inspiração que Hutcheson prouduziria para gerações de filosofos da linha utilitarista tais como John Stuart Mill. Francis Hutcheson é também um dos principais responsáveis pelo triunfo do Iluminismo na Escócia.

Elina Júlia Chaves Pereira Guimarães OL (Lisboa8 de Agosto de 1904 — Lisboa, 26 de Junho de 1991), mais conhecida por Elina Guimarães, foi uma escritora e jurista portuguesa, directora do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas (CNMP). Foi filha do político republicano Vitorino Guimarães.

Alberto Granado Jiménez (Córdoba8 de agosto de 1922
Havana5 de março de 2011) foi fundador da Escola de Medicina de Santiago de Cuba e escritor, era filho de um imigrante espanhol que trabalhava como condutor de trem, foi o companheiro de Che Guevara (1928-1967) em uma viagem pela América Latina em 1952. Percorreram 10 mil quilômetros a bordo de uma antiga motocicleta inglesa de Alberto (Norton de 500 cc), batizada de "La Poderosa II" em homenagem a uma velha bicicleta da sua juventude, a "La Poderosa I".

Apparício Silva Rillo (Porto Alegre8 de agosto de 1931 - São Borja23 de junho de 1995) foi um poetafolclorista e escritor brasileiro.
Apesar de nascido em Porto Alegre, fixou residência em São Borja. Publicou artigos e ensaios na imprensa, livros de contos e de poesia e peças de teatro. Autor de Literatura de Latrina, sobre frases escritas nos sanitários das cidades gaúchas,Já se vieram 1978 e a série Rapa de Tacho. Ganhador do Prêmio Ilha de Laytano em 1980 e do Prêmio Nacional de Crônicas em 1978.
Foi membro da Academia Rio-grandense de Letras e da Academia da Estância da Poesia Crioula. 
Em 1962, fundou o Grupo Amador de Arte "Os Angüeras", o mais antigo em atividade no Rio Grande do Sul. Em 1979 junto à sede do Grupo organizou o Museu Ergológico da Estância, que na linha folclórica um dos únicos do Brasil. Foi um dos fundadores do Festival de Músicas para o Carnaval da cidade de São Borja em 1967. A partir de 1995, com sua morte, o festival passou a receber o seu nome em sua homenagem, passando a se chamar Festival de Músicas Para o Carnaval Apparício Silva Rillo que acontece anualmente e conta com competições de marchas e sambas para o carnaval da região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
São conhecidas de sua autoria, 40 obras, entre elas poesias, prosa, peças de teatro, novelas, teses, monografias, antologias, além de folclore e história. 
Escreveu diversas músicas em parceria com Luís Carlos Borges e Mario Barbará.
Em São Borja têm uma escola em sua homenagem, que se chama: Escola Estadual Aparício Silva Rillo.
É o autor dos Hinos de São Borja, Cerro Largo e Santa Rosa. 

Jostein Gaarder

Jostein Gaarder (Oslo8 de agosto de 1952) é um 
escritor filho de um casal de professores e intelectual
norueguês. É autor de romances filosóficos, contos, e histórias.
Tendo cursado o ensino primário na cidade de Ingierasen, enquanto que a formação secundária realizou na Escola da Catedral de Oslo. Na Universidade de Oslo Gaarder estudou línguas escandinavas e teologia. Antes de lançar sua carreira de escritor dava aulas de filosofia na Escola Secundária Pública Fana, na cidade de Bergen.
O seu trabalho mais conhecido é O Mundo de Sofia, publicado em 1991, o qual relata um romance acerca da história da filosofia, que cujo enredo gira em torno de uma menina instruída e amparada por um filósofo. Este livro foi traduzido para 53 línguas, existem 26 milhões de cópias impressas, sendo que três milhões delas foram vendidas só na Alemanha. Com isso passa a ter grande renome internacional, fazendo-o, a partir de 1993, a se dedicar integralmente à produção literária.


Efemérides/8 de agosto


Sem comentários:

Enviar um comentário