domingo, 9 de agosto de 2015

Efemérides 9 de agosto

Leonid Andreiev

Leonid Nicolaevitch Andreiev (em russoЛеонид Николаевич Андреев), nascido em 9 de agosto de 1871 na cidade de OrelRússia, foi um escritor do início do Século XX de origem muito humilde.
Até os 30 anos de idade, Andreiev teve uma vida muito pobre, passando dias e dias sem ter o que comer, chegando a tentar o suicídio, que não se consumou porque ele foi socorrido a tempo. Ainda no hospital, Andreiev se arrependeu do ato e começou a refletir sobre a incapacidade do homem de se sobrepor ao destino.
Apesar dos reveses, prosseguiu nos estudos e formou-se em Direito mas, não possuindo vocação para a carreira, dedicou-se inteiramente àliteratura e ao jornalismo. Suas primeiras novelas alcançam relativo sucesso. Tolstoi, em plena glória, o saudou com entusiasmo. Os editores mostram-se sempre interessados em seu livros, que ele publicou continuamente até morrer em condições misteriosas em 1919 na cidade de KaokkalaFinlândia, onde se exilara 5 anos antes.

Mário Cesariny

Mário Cesariny de Vasconcelos GCL (Lisboa9 de Agosto de 1923
Lisboa26 de Novembro de 2006) foi poeta e pintor, considerado o principal representante do surrealismo português. É de destacar também o seu trabalho de antologista, compilador e historiador (polémico) das actividades surrealistas em Portugal.


Samuel Ferguson (10 de Março de 1810 – 9 de Agosto de 1886) foi um poeta irlandêsadvogado e antiquário. É considerado por muitos como o mais importante poeta anglo-irlandês do século XIX, devido ao seu interesse pela mitologia irlandesa e pelos primórdios da história da Irlanda. É visto como um dos precursores de W. B. Yeats e dos outros poetas do Crepúsculo celta.









Prémio Nobel da Literatura 1946
Hermann Karl Hesse (Calw2 de julho de 1877 — 
Montagnola9 de agosto de 1962) foi um escritor alemão, que em 1923 se naturalizou suíço.
Nascido no seio de uma família muito religiosa, filho de pais missionários protestantes (pietistas, como é típico da Suábia) que pregaram o cristianismo na Índia. Estudou no seminário de Maulbronn, mas não seguiu a carreira de pastor como era da vontade de seus pais. Tendo recusado a religião, ainda adolescente, rompeu com a família e emigrou para a Suíça em 1912, trabalhando como livreiro e operário. Acumula, então, uma sólida cultura autodidacta e resolve dedicar-se à literatura.
Travou contacto com a espiritualidade oriental a partir de uma viagem à índia em 1911 e com a psicologia analítica por meio de um discípulo de Carl Gustav Jung, em decorrência de uma crise emocional causada pela eclosão da Primeira Guerra Mundial. Estas duas influências seriam decisivas no posterior desenvolvimento da obra de Hesse.
Procurou construir sua própria filosofia, a partir de sua revolta pessoal (Peter Camenzind, 1904) e da sua própria interpretação pessoal das correntes filosóficas do Oriente (Sidarta) e, em especial, em O Lobo da Estepe (1927), que é também uma crítica contra o militarismo e o revanchismo vigente na sua terra natal depois da Primeira Guerra Mundial. Esta postura corajosa tornou-o bastante popular na Alemanha do pós-guerra, no período pós-nazi.
Em 1946 recebeu o Prêmio Goethe e, passados alguns meses, o Nobel de Literatura.
O Jogo das Contas de Vidro foi o último romance de Hesse. Durante os últimos vinte anos de sua vida, Hesse escreveu muitos contos (principalmente lembranças de sua infância) e poemas (frequentemente tendo a natureza como tema). Hesse escreveu ensaios irónicos sobre sua alienação de escrever (por exemplo, as autobiografias simuladas: História da Vida Resumidamente Dita e Aus den Briefwechseln eines Dichters) e passou muito tempo perseguindo o seu interesse por aguarelas. Hesse também se ocupou com o fluxo constante de cartas que recebeu, como resultado do Prémio Nobel, e como uma nova geração de leitores alemães exploraram seu trabalho. Num ensaio, Hesse reflecte ironicamente sobre sua falha ao longo da vida para adquirir um talento para a ociosidade, especulando-se que sua correspondência média diária foi superior a 150 páginas. Faleceu em 09 de Agosto de 1962 e foi sepultado no cemitério de San Abbondio em Montagnola, perto de Lugano, onde Hugo Ball também foi enterrado.

Urbano Tavares Rodrigues

Urbano Augusto Tavares Rodrigues GCSE • GCIH (Lisboa6 de dezembro de 1923 — Lisboa, 9 de agosto de 2013) foi um escritor e jornalista português.



Sem comentários:

Enviar um comentário