segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Efemérides 10 de agosto

Gonçalves Dias

Antônio Gonçalves Dias (Caxias10 de agosto de 1823 
— Guimarães3 de novembro de 1864) foi um poeta,
advogadojornalistaetnógrafo e teatrólogo brasileiro. Um grande expoente do romantismo brasileiro e da tradição literária conhecida como "indianismo", é famoso por ter escrito o poema "Canção do Exílio" — um dos poemas mais conhecidos da literatura brasileira —, o curto poema épico I-Juca-Pirama e de muitos outros poemas nacionalistas e patrióticos que viria a dar-lhe o título de poeta nacional do Brasil. Foi um ávido pesquisador das línguas indígenas brasileiras e do folclore.
É o patrono da cadeira 15 da Academia Brasileira de Letras.

Fèlix Amat de Palou i Pont

Félix Amat Pont de Palou i Pont (Sabadell, 10 de Agosto de 1780 - Barcelona, 11 de Novembro de 1824) foi um escritor, filósofo afrancesado, lexicógrafo teólogo 

Reinaldo Ferreira, conhecido pelo pseudónimo de 
Repórter X, (Lisboa10 de Agosto de 1897 - Lisboa, 4 de Outubro de 1935), foi um repórterjornalista,
dramaturgo e realizador de cinema português. Era pai do poeta Reinaldo Ferreira (filho), que viveu em 
Iniciou a sua carreira jornalística aos doze anos de idade e foi, desde os vinte até à sua morte, considerado o maior repórter português. Em 1926, instalou residência permanente no Porto.


René Crevel

René Crevel (10 de agosto de 1900 – 18 de junho de 1935) foi um poeta, romancista e ensaísta francês, integrante, a partir de 1922, do principal grupo surrealista, baseado em Paris.

Sérgio Frusoni (Mindelo10 de Agosto de 1901 — Lisboa29 de Maio de 1975) foi um poeta italo-cabo-verdiano, filho de pais italianos.
Com 24 anos de idade, começou a trabalhar na Western Telegraph Company, tendo mais tarde mudado para a Italcable. Em 1947, passou a gerir o "Café Sport" no Mindelo, onde apresentava poemas e pequenos contos em crioulo.
Na década de 1960 liderou o grupo de teatro "Teatro do Castilho" no Mindelo. Durante anos, foi locutor na Rádio Barlavento, onde dirigia e apresentava o programa "Mosaico Mindelense", em crioulo.
Frusoni escreveu muitos contos e poemas em crioulo de São Vicente (Criol d' Soncente). É muito conhecido no arquipélago de Cabo Verde, mas é praticamente desconhecido no estrangeiro. No final da sua vida, Sérgio Frusoni foi também pintor.
Para Corsino Fortes (quinta-feira, 07 julho 2005), Sergio Frusoni "colocou a mulher no centro da sua poesia, apresentando-a como a fiel depositária da perpetuação da espécie e dona do condão de resolver todos os problemas, mas sempre com dignidade".

Jorge Amado

Jorge Leal Amado de Faria OMC • GOSE • GOIH• CBJM 
(Itabuna10 de agosto de 1912 — Salvador6 de agosto de 2001) foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Integrou os quadros da intelectualidade comunista brasileira desde o final da primeira metade do século XX - ideologia presente em várias obras, como a retratação dos moradores do trapiche baiano em Capitães da Areia, de 1937.
Jorge é o autor mais adaptado do cinema, do teatro e da televisão. Verdadeiros sucessos como Dona Flor e Seus Dois MaridosTenda dos MilagresTieta do AgresteGabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra foram criações suas. A obra literária de Jorge Amado – 49 livros, ao todo – também já foi tema de escolas de samba por todo o País. Seus livros foram traduzidos em 80 países, em 49 idiomas, bem como embraille e em fitas gravadas para cegos.
Jorge foi superado, em número de vendas, apenas por Paulo Coelho. Mas em seu estilo - o romance ficcional -, não há paralelo no Brasil. Em 1994, a sua obra foi reconhecida com o Prêmio Camões.

Lorenzo Varela

Xesús Lorenzo Varela Vázquez (Havana10 de agosto de 1916 – Madrid25 de novembro de 1978) foi um narrador e poeta galego que passou a maior parte da sua vida no exílio.
Militou no Partido Comunista da Espanha e durante a Guerra Civil espanhola teve um papel relevante nas Milícias da Cultura. Produziu a sua obra em galego e em castelhano e foi-lhe dedicado do Dia das Letras Galegas em 2005.

Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira (Belém do Pará10 de agosto de 1921 — Lisboa1 de julho de 1981) foi um escritor português.

Ion Negoiţescu (Cluj10 de agosto de 1921 — Munique6 de fevereiro de 1993) foi um escritor, poeta, crítico literário, memorialista e historiador literário romeno, membro fundador do Círculo Literário do Sibiu. Negoiţescu iniciou sua carreira como um adolescente e ficou conhecido como um ideólogo da literatura. Ele também foi um dentre poucos intelectuais na Romênia que professava sua homossexualidade abertamente antes de 1990.

Blanca Leonor Varela Gonzáles (LimaPeru10 de agosto de 1926 - 12 de março de 2009) foi uma poeta peruana que publicou obras inscritas no Movimento Surrealista e na chamada Geração de 50 da poesia peruana. Segundo várias fontes facilmente encontráveis, Blanca Varela pode ser considerada uma das vozes mais significativas da lírica hispano-americana no século XX.

Mark Doty (10 de Agosto de 1953 é um poeta americano. Estudou na Drake University 
em Des MoinesIowa e especializou-se em escrita criativa no Goddard College em Vermont. Em 1989, o seu parceiro Wally Roberts teve um teste positivo de SIDA, o que modificou radicalmente a escrita de Doty. A morte de Robert, em 1994, esteve na base da sua obra Atlantis. Em 1995 Doty ganhou o prémio de poesia T. S. Eliot, tornando-se o primeiro poeta americano a consegui-lo. Vive em Nova Iorque e HoustonTexas e é professor de escrita criativa na Universidade de Houston.

Andrew Sullivan (Surrey10 de Agosto de 1963) é um jornalista e escritor inglês radicado nos Estados Unidos, célebre por seu trabalho como editor do jornal The New Republic e em seu blog pessoal, onde manifesta sua identidade politico-pessoal heterodoxa (VIH-positivo, homossexualconservador e católico)



Anthony Munday (ou Monday) (1560? — 10 de agosto de 1633), foi um dramaturgo inglês. Seu principal interesse para o leitor moderno radica em sua colaboração com Shakespeare e outros na obra Sir Thomas More e seus escritos sobre Robin Hood.
É possível que atuasse como ator. Em 1578 esteve em Roma, segundo ele para ver outros países e aprender idiomas, mas é possível que tenha ido como um espião ou um jornalista. Voltou à Inglaterra em 1578-1579, e pode ter voltado a ser ator, com a companhia do conde de Oxford.

Allan Ramsay

Allan Ramsay (Edimburgo13 de outubro de 1713 
– Dover10 de Agostode 1784) foi um pintor e retratista 
escocês do século XVIII, fundador da Select Society e uma das principais figuras dos intelectuais de Edimburgo do seu tempo.
Estudou arte em Londres e em Roma. Após o regresso a Edimburgo tornou-se um artista estabelecido, com vários pedidos de retrato. Foi depois viver para Londres, onde teve muitos clientes proeminentes, incluindo o rei Jorge III do Reino UnidoDavid HumeEdward Gibbon e Rousseau - este último não gostou do resultado. Tornou-se muito rico. Viveu depois na Itália e regressou depois a Dover, onde morreu.

Carlos Eugênio Fontana

Carlos Eugênio Fontana (Pelotas4 de novembro de 1830 - Rio Grande, 10 de agosto de 1896) é um escritor brasileiro, autor de romances e jornalista. No convite para seu falecimento (constante no jornal O Artista, de 11 ago. 1896, p. 2) consta que era "empregado de mesas de rendas estaduais".

Emmy Hennings (Flensburg17 de janeiro de 1885 - Sorengo-Lugano10 de agosto de 1948) foi uma escritora (poeta e romancista) e performer alemã associada ao Movimento Dada em Zurique, participante do grupo original do Cabaret Voltaire.

Anderson Herzernome social de Sandra Mara Herzer (Rolândia, 1962 —São Paulo10 de agosto de 1982) foi um escritor e poeta transexual brasileiro. Ex-interno da FEBEM, teve a vida e versos publicados no livro "A queda para o alto" (Editora Vozes, com a aprovação explícita de Leonardo Boff, et al.). O conteúdo serviu de inspiração para o filme Vera.
Herzer tinha ainda quatro anos quando seu pai foi assassinado. Sua mãe, prostituída, não lhe serviu de referência positiva, deixando-o também órfão ainda na primeira infância. Em conflito com sua identidade de gênero, primeiramente se revelaria homossexual, mas depois se afirmaria como transexual. Logo cedo, segundo indicações de registros escolares, envolveu-se em brigas na escola e também passou a consumir álcool. Subseqüentemente, viciou-se em drogas recreativas, o que o fez entrar para a antiga Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (FEBEM) – onde adotou o nome social de masculino "Anderson Bigode Herzer", aos 14 anos. Lá ficou como interno até os 17, quando o deputado estadual Eduardo Suplicy sensibilizado com seus poemas e sua história, atuando como seu protégé, lhe deu uma oportunidade de trabalho em seu gabinete e uma vida livre, fora dos muros da instituição.
Entretanto, ainda sofrendo profundos traumas, apesar do auxílio recebido, Herzer se suicidaria, atirando-se do Viaduto 23 de Maio, localizado no centro da cidade de São Paulo, vindo a óbito em conseqüência de ferimentos graves, mesmo após ter recebido os primeiros socorros ainda em vida.


Efemérides/10 de agosto


Sem comentários:

Enviar um comentário