terça-feira, 11 de agosto de 2015

Efemérides 11 de agosto

Tomás Antônio Gonzaga

Tomás António Gonzaga (MiragaiaPorto11 de agosto de 1744 — Ilha de Moçambique1810), cujo nome arcádico é Dirceu, foi um juristapoeta e ativista político luso-brasileiro. Considerado o mais proeminente dos poetas árcades, é ainda hoje estudado em escolas e universidades por seu "Marília de Dirceu".







Enid Mary Blyton (11 de Agosto de 1897 – 28 de Novembro de 1968) foi uma escritora inglesa de livros de aventuras para crianças e adolescentes. Os seus livros encontram-se entre os mais vendidos do mundo desde a década de 1930, com mais de 600 milhões de cópias. Os livros de Blyton continuam a ser populares, e foram traduzidos em cerca de 90 línguas; o seu primeiro trabalho Child Whispers, um conjunto de poemas num livro de 24 páginas, foi publicado em 1922. Os seus trabalhos abrangem vários temas desde a educação, história natural, fantasia, histórias de mistério e narrativas bíblicas, mas os seus livros mais conhecidos incluêm o NoddyOs CincoOs Sete , a Rapariga Rebelde e as As gémeas. Ao longo da sua vida terá escrito mais de 800 obras.
No seguimento do sucesso comercial dos seus primeiros trabalhos como Adventures of the Wishing Chair (1937) e The Enchanted Wood (1939), Blyton continuou a construir o seu império literário, algumas vezes com 50 livros por ano, para além dos seus vários contributos em revistas e jornais. A sua escrita era espontânea e tinha origem na sua mente inconsciente; escrevia as suas histórias como se as estivesse a ver de fronte a si. O volume dos seus livros, e a velocidade à qual eram produzidos, criaram boatos sobre a utilização de escritores fantasmas, uma acusação que Blyton recusou veementemente.
O trabalho de Blyton foi tornando-se controverso no seu dos críticos literários, professores e família, a partir da década de 1950, por causa da natureza sem rival dos seus livros, em particular a série sobre Noddy. Algumas livrarias e escolas baniram os seus trabalhos, os quais a BBC se tinha negado a transmitir desde os anos 1930 até 1950, pois entendiam que não tinham qualquer mérito literário. Os seus livros têm sido criticados como sendo elitistas, sexistas, xenófobos e, pontualmente, com o ambiente liberal que emergia no pós-guerra no Reino Unido, mas, ainda assim, continuam a ser grandes sucessos de venda desde a sua morte em 1968.
Blyton sentiu a responsabilidade de fornecer aos seus leitores uma forte mensagem moral, e incutiu-lhes a ideia de apoiarem causas nobres. Em particular, através de associações que ela criou, ou que apoiava, motivou-os a organizarem e a juntarem os meios financeiros suficientes para ajudar os animais e as crianças.


Fernando Arrabal

Fernando Arrabal Terán (Melilha11 de agosto de 1932) é um escritor,dramaturgo e cineasta espanhol. Vive na França desde 1955, segundo sua definição é um 
desterrado.
Aprendeu a ler e escrever em Cidade Rodrigo (Castela e Leão), onde vence o prêmio nacional de «superdotado» aos dez anos. Realizou seus estudos universitários em Madrid.
Ainda criança sofreu o misterioso desaparecimento de seu pai, condenado à morte e depois fugado. A causa deste trauma, como escreveu o prêmio Nobel Vicente Aleixandre, "El conocimiento que aporta Arrabal está teñido de una luz moral que está en la materia misma de su arte" (em português: "O conhecimento que carrega Arrabal está preso a uma luz moral que está na própria matéria de sua arte").
Arrabal foi julgado e preso pelo regime franquista em 1967 devido ao engajamento político de sua obra. Durante seu encarceramento recebeu o apoio de inúmeros escritores da época, de François Mauriac à Arthur Miller, e uma declaração deSamuel Beckett ao tribunal pedindo sua absolvição: Se existe culpa, que ela seja analisada à luz do grande mérito de ontem e da grande promessa de amanhã e, portanto, perdoada. Que Fernando Arrabal seja entregue à sua própria pena.
Após a morte de Francisco Franco, ele foi incluído - ao lado de Santiago Carrillo, la Pasionaria, Líster e El Campesino - no grupo dos cinco espanhóis mais perigosos e impedido de retornar ao país. Anos mais tarde terá reconhecimento na Espanha com uma centena de distinções, dentre elas dois prêmios nacionais de teatro. Algumas peças obtiveram grande sucesso como é o caso de Carta de Amor, com María Jesús Valdés.
Dirigiu sete longas-metragens. Publicou quatorze novelas, sete centenas de livros de poesía,vários textos para teatro, vários ensaios e a sua famosa Carta al General Franco em vida do ditador. Seu teatro completo editado nas principais línguas tem sido publicado, em dois volmes de mais de duas mil páginas, na Colección Clásicos Castellanos de Espasa.
Com Alejandro Jodorowsky e Roland Topor fundou em 1963 o Grupo Pánico. ÉTrascendent Satrape (Pataphysique) do Collège de 'Pataphysique desde 1990. Nos últimos 50 anos, quarenta personaldades receberam essa distinção, dentre elas:Marcel DuchampEugène IonescoMan RayBoris VianDario FoUmberto Eco eJean Baudrillard. Amigo de Andy Warhol e de Tristan Tzara, participou do grupo surrealista de André BretonMel Gussow o considerou o único sobrevivente dos "três avatares da modernidade".

Paulo Fernando Craveiro

Paulo Fernando Craveiro (Monteiro11 de agosto de 1934) é escritorjornalista
cronista e crítico de arte brasileiro.

Tabajara Ruas

Tabajara Ruas (Uruguaiana11 de agosto de 1942) é escritorjornalista e cineasta brasileiro, ex-jornalista do Jornal do Almoço, do Grupo RBS.





Lydia Koidula

Lydia Koidula, (Vana-Vändra24 de Dezembro 1843 - 
Kronstadt11 de Agosto1886), pseudónimo de Lydia Emilie Florentine Jannsen, foi uma poetisa estoniana.
Era filha de Johann Voldemar Jannsen.







Efemérides/11 de agosto


Sem comentários:

Enviar um comentário