quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Efemérides 5 de agosto

Ilya Yefimovich Repin

Ilya Yefímovich Repin (5 de agosto de 1844 na Ucrânia 
(calendário juliano24 de julho) – 29 de setembro de 1930 em Kuokkala, Finlândia) foi um pintor e escultor russo e Ucraniano do movimento artístico Peredvizhniki.
Suas obras, que eram pintadas dos modos do realismo, continham uma grande profundidade psicológica e exibiam as tensões da ordem social existente. No final da década de 1920 começaram a publicar-se na URSS detalhados trabalhos sobre sua obra e ao redor de dez anos depois foi posto como exemplo para ser imitado pelos artistas do realismo socialista.

Guy de Maupassant

Henri René Albert Guy de Maupassant, ou simplesmente Guy de MaupassantTourville-sur-Arques5 de Agosto de 1850, - Passy6 de Julho de 1893 , foi um escritor e poeta francês com predileção para situações psicológicas e de crítica social com técnica realista. Foi amigo do célebre escritor francês Gustave Flaubert, a quem se referia como "mestre".
Além de romances e peças de teatro, Maupassant deixou 300 contos, todos obras de grande valor. Merecem destaque, entre os mais famosos, Mademoiselle Fifi e Bola de sebo. "A Pensão Tellier" e "O Horla" podem ser considerados seus contos mais significativos.
Faleceu no manicômio pouco antes de completar 43 anos, após tentativa de suicídio originada de perturbações causadas pela sífilis, que o atormentou por mais de uma década. Foi enterrado no cemitério de Montparnasse.

Cyro Martins

Cyro dos Santos Martins (Quaraí5 de agosto de 1908 — Porto Alegre15 de dezembro de 1995) foi um escritor e psicanalista brasileiro
Integrou o grupo dos romancistas da chamada "Geração de 30", relacionado aoneorealismo, tanto pela temática quanto pela linguagem. Foi responsável pela introdução, na literatura regional de seu estado, do tipo gaúcho já influenciado por novos costumes. Seu livro de estréia, Campo Fora (1934), já trazia a temática que o autor desenvolveria posteriormente. Suas três obras básicas, Sem rumo(1937), Porteira fechada (1944) e Estrada nova (1954), compõem a Trilogia do gaúcho a pé, retratam o homem dos pampas, marginalizado pela nova ordem econômica, social e cultural gerada pelo processo de industrialização e concentração urbana.

José Cândido de Carvalho

José Cândido de Carvalho (Campos dos Goytacazes5 de agosto de 1914— Niterói1 de agosto de 1989) foi um advogadojornalista e escritor brasileiro, mais conhecido como o autor da obra O coronel e o lobisomem.

Efemérides/5 de agosto



Sem comentários:

Enviar um comentário