quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Efemérides 13 de janeiro

James Joyce

James Joyce (Dublin2 de fevereiro de 1882 — Zurique13 de janeiro de1941) foi um romancistacontista e poeta irlandês 
expatriado. É amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX. Suas obras mais conhecidas são o volume de contos Dublinenses/Gente de Dublin(1914) e os romances 
Retrato do Artista Quando Jovem (1916), Ulisses(1922) e Finnegans Wake (1939) - o que se poderia considerar um "cânone joyceano". Também participou dos primórdios do modernismo poético em língua inglesa, sendo considerado por Ezra Pound um dos mais eminentes poetas do imagismo.
Embora Joyce tenha vivido fora de seu país natal pela maior parte da vida adulta, suas experiências irlandesas são essenciais para sua obra e fornecem-lhe toda a ambientação e muito da temática. Seu universo ficcional enraíza-se fortemente em Dublin e reflete sua vida familiar e eventos, amizades e inimizades dos tempos de escola e faculdade. Desta forma, ele é ao mesmo tempo um dos mais cosmopolitas e um dos mais particularistas dos autores modernistas de língua inglesa.





Franklin Távora

João Franklin da Silveira Távora (Baturité13 de janeiro de 1842
 — Rio de Janeiro18 de agosto de 1888) foi um advogado
Em 1844 transferiu-se com os pais para Pernambuco. Fez preparatórios emGoiana e Recife, em cuja Faculdade de Direito matriculou-se em 1859, formando-se em 1863. Lá viveu até 1874, tendo sido funcionário público,deputado provincial e advogado, com breve intervalo em 1873 no Pará, como secretário de governo. Em 1874, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi funcionário da Secretaria do Império.
Iniciou o romantismo de caráter regionalista no Nordeste. Uma de suas obras mais marcantes é O Cabeleiraromance passado em Pernambuco doséculo XVIII. Foi crítico ferrenho de outros grandes autores brasileiros, comoJosé de Alencar.Foi de grande contribuição para os contos literários brasileiros,pois em suas obras abordava lendas e tradições populares ,em oposição a uma literatura do sul ,considerada cheia de estrangeirismos e antinacionalismos.Possuia dois Pseudônimos:Semprônio e Farisvest.
Homenageado pela Academia Brasileira de Letras, é o patrono da cadeira 14, escolhido por Clóvis Beviláqua.







Nelson Werneck Sodré

Nelson Werneck Sodré (Rio de Janeiro27 de abril de 1911 - Itu13 de janeiro de 1999) foi um escritor, político historiador brasileiro










Efemérides/13 de janeiro


Sem comentários:

Enviar um comentário