quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Efemérides 7 de janeiro

Josué Guimarães

Josué Marques Guimarães (São Jerônimo7 de janeiro de 1921 — Porto Alegre23 de março de 1986) é um escritor brasileiro.
Josué Guimarães tornou-se famoso nacionalmente pelos seus romances, mas iniciou sua vida como jornalista muito cedo. Já no jornal do colégio, escrevia cerca de seis artigos por edição e apresentava, nos finais de ano, peças teatrais de sua autoria. Antes de completar vinte anos de idade, mudou-se para São Paulo, à procura de um emprego. Começou como ilustrador e redator, simultaneamente.
A longo de sua vida, desempenhou mais de dez profissões, como repórter, redator, redator-chefe, cronista, comentarista, diagramador e ilustrador.
Em 1951, foi eleito o vereador mais votado do município de Porto Alegre, onde atuava com mais freqüência nas obras públicas, que beneficiavam o povo.
Trabalhou em periódicos nacionais como Folha de São PauloJornal do Brasil, e em jornais gaúchos como Zero Hora e Correio do Povo. Cobriu a Revolução dos Cravos, em Portugal, e as conseqüentes independências, na África. Consagrou-se com suas crônicas de cunho político, sempre muito críticas e irônicas.
Josué Guimarães faleceu vítima de câncer intestinal.








René Guénon

René Guénon (Blois15 de novembro de 1886 — Cairo7 de janeiro de1951) foi um metafísico, esoterista e crítico social francês.












William Peter Blatty (Nova Iorque7 de janeiro de 1928 ) é um conhecido escritor 
roteirista estadunidense, cuja obra mais conhecida é o livro O Exorcista e roteiro do filme homônimo. Formou-se na universidade de Georgetown. Teve inúmeras profissões, desde vendedor de aspiradores Electrolux a condutor de camiões de transporte de cerveja. Ingressou na força aérea norte-americana, onde encabeçou a vertente política da divisão de guerra psicológica. Mais tarde esteve estacionado no Líbano como elemento da US Information Agency. 
De regresso aos Estados Unidos, em 1960 publica o seu primeiro livro "Which Way to Mecca, Jack?", um relato humorístico dos seus tempos no Líbano. Depois de uma década dedicada à escrita de guiões e de comédias, Blatty volta a enveredar pela escrita de livros. 
Reza a lenda que se retirou para um chalé, na região remota de Lake Tahoe, onde escreveu O Exorcista. Esta obra marcou a sua carreira, tendo permanecido 57 semanas no top de vendas do The New York Times, 17 das quais em número 1. Mais tarde, Blatty transformou O Exorcista num guião que veio a resultar num dos mais famosos filmes de terror de sempre.





Dia do Leitor



Efemérides/7 de janeiro


Sem comentários:

Enviar um comentário