sexta-feira, 11 de março de 2016

Efemérides 11 de Março

Torquato Tasso

Torquato Tasso (Sorrento11 de março de 1544 —
Roma25 de abril de 1595) foi um poeta italiano, contemporâneo de Ariosto, do século XVI, conhecido pelo poema La Gerusalemme Liberata (A Jerusalém libertada), de 1580, no qual descreve os combates imaginários entre 
cristãos e muçulmanos, no fim da Primeira Cruzada, durante o cerco de Jerusalém. Ele sofria de uma doença mental e morreu poucos dias antes de ser prevista sua coroação como o rei dos poetas pelo Papa. Até o início do século XIX, Tasso continua sendo um dos poetas mais lidos na Europa. José Agostinho de Macedo considerava Tasso superior a Homero e a Virgílio, e afirmava Jerusalém como o mais perfeito dos 

Carmen Dolorespseudônimo de Emília Moncorvo Bandeira de Melo, (Rio de Janeiro11 de março de 1852 — 16 de agosto de 1910), foi uma escritora brasileira.

Edward Rydz-Śmigły (11 de março de 1886 — 2 de dezembro de 1941) foi umpolíticopintorpoeta e militar
polonês. Após o bem sucedido comando do exército durante a Guerra polaco-soviética, Rydz sucedeu Józef Piłsudski como marechal da Polônia (11 de novembro de 1936) e comandante-em-chefe das forças armadas. Serviu neste posto durante a invasão da Polônia na Segunda Guerra Mundial.








Deolindo Augusto de Nunes Couto mais conhecido como Deolindo Couto (Teresina11 de março de 1902 — Rio de Janeiro29 de maio de 1992), foi um médico neurologista e escritor brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras.

Paulo Hobold (Orleans11 de março de 1918), é um religioso e escritor brasileiro.
Filho de Antônio Hobold e Emília Rohden Hobold.

Sebastião Alba

Dinis Albano Carneiro Gonçalves, cujo pseudónimo é Sebastião Alba (Braga11 de Março de 1940 - 14 de Outubro de 2000 (60 anos)), foi um escritor naturalizado 
moçambicano. Pertenceu à jovem vaga de autores moçambicanos que vingam na literatura lusófona.
Nasceu em Braga, onde viveu durante anos. Radicou-se, juntamente com a sua família, em 1950, em terras moçambicanas e só voltou a Portugal em 1984, trasladando-se novamente para a «Cidade dos Arcebispos», Braga. Mas foi em Moçambique que se formou em jornalismo, e leccionou em várias escolas, e contraiu matrimónio com uma nativa.
Publicou, em 1965Poesias, inspirado na sua própria biografia. Um dos seus primeiros poemas foi Eu, a canção. Os seus três livros colocaram-no numa posição cimeira no ambiente cultural bracarense.
Faleceu com 60 anos, atropelado numa rodovia. Deixa um bilhete dirigido ao irmão: «Se um dia encontrarem o teu irmão Dinis, o espólio será fácil de verificar: dois sapatos, a roupa do corpo e alguns papéis que a polícia não entenderá».

Douglas Noël Adams (Cambridge11 de março de 1952
— Santa Bárbara,11 de maio de 2001) foi um escritor e comediante britânico, famoso por ter escrito esquetes para a série televisiva Monty Python's Flying Circus, junto com os integrantes desse grupo de humor nonsense, e pela série de rádio, jogos e livros The Hitchhiker's Guide to the Galaxy.
Os fãs e amigos de Adams o descreveram também como um ativista ambiental, um assumido ateísta radical e amante dos automóveis possantes, câmeras, computadores Macintosh e outros 'apetrechos tecnológicos'. O biólogoRichard Dawkins dedicou-lhe seu livro The God Delusion e nele descreve como Adams compreendeu a teoria da evolução e, tornou-se um ateísta. Adams era um entusiasta de novas tecnologias, tendo escrito sobre email eusenet antes de tornarem-se amplamente conhecidos. Até o fim de sua vida, Adams foi um requisitado professor de tópicos que incluíam ambiente e tecnologia.
Em 11 de março de 2013, dia em que Adams completaria 61 anos, o Googlecriou um Doodle especial para comemorar pelo seu aniversário.

José Rocha é um poeta e cronista brasileiro. Nasceu em FortalezaCE, no dia 11 de março de 1960, filho de Manoel Monteiro de Sousa 1932 - 2003 e Maria Letícia Rocha de Sousa 1926 - 2004.
Começou a escrever ainda na infância, em Fortaleza. Transferiu-se com a família para o Estado de São Paulo em 1975. Foi em São Paulo que venceu muitos concursos literários, e o primeiro deles lhe possibilitou a publicação de seu primeiro poema em livro, "Iluminação", numa antologia.
Em 1983, publicou seu primeiro livro de poemas, "Espelho quebrado", de tiragem pequena e do qual o autor confessa não gostar. Irônicamente, é em "Espelho quebrado", cujos exemplares são raríssimos, que está um de seus poemas mais elogiados, o "Terceto erótico", que o artista plástico Adelmo Almeida dos Santos chamou de "pequena obra-prima".
Em 1990, José Rocha dirigiu e produziu um espetáculo musical chamado "Sonhos Guaranis", com o músico Zé Terra fazendo a trilha sonora. Ele voltaria ao mundo da música em 1997, com o espetáculo "Pincel, Viola & Poesia", que uniu músicos como Juá de Casa Forte a artistas plásticos como José Vieira Madalena.
Depois de participar de várias antologias, um livro inédito do poeta só saiu dez anos depois do primeiro, em 1993. Foi "Batatas fritas ao sol", reeditado em 1997, com novos poemas. No ano 2000, publicou "O verbo por quem sofre de verborragia", também de poesia, pela Editora Komedi.
Três anos depois (em 2003), lançou seu primeiro livro de crônicas, "Coração de Leão", sua obra mais elogiada e conhecida, que ainda pode ser encontrada. Este livro - o primeiro sobre a história do Fortaleza Esporte Clube -foi lançado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, sua terra-natal, com apoio da Lei Rouanet e patrocínio da Santana Têxtil do Brasil.
Em 2008, o poeta e cronista cearense lançou mais um novo livro em 2008, "A lua do meio-dia" (de poemas), com texto de apresentação de Rodolfo Tokimatsu e prefácio da professora de Literatura Iraci Nogueira Santana. A obra está sendo distribuida pelas Livrarias Curitiba e Livrarias Porto.
O escritor prepara um novo livro de poemas para o ano de 2009.

Christopher Rice

Christopher Travis Rice (Berkeley11 de março de 
1978é um escritor norte-americano. Rice escreveu 
três best-sellersA Density of SoulsThe Snow Garden, and Light Before Day.
Christopher Rice vem de uma família de escritores. Seus pais são Anne Rice e opoeta Stan Rice; sua tia, Alice Borchardt, também é escritora. Ele também é amigo do escritor Clive Barker. Ao contrário de sua famosa mãe, ele não escreve romances de horror, mas consirera seus livros do gênero thriller
Rice morou em Nova OrleãesLouisiana, e se formou em 1996 na prestigiosa Isidore Newman School. Mudou-se para Los Angeles para explorar enredos de escritoras.
Rice vive agora em Los AngelesCalifórnia.
Rice é gay e costuma defender muito um movimento que ele mesmo diz participar, o LGBT.

Manuel José Quintana

Manuel José Quintana (Madrid11 de Abril de 1772 - Madrid11 de Março de 1857), poeta, biógrafo, político e homem de letras espanhol.







O príncipe Vladimir Fyodorovich Odoievsky (13 de Agosto E.A. 1 de Agosto de 1803 - 11 de Março E.A. 27 de Fevereiro de 1869), foi um filósofo, escritor, crítico musical, filantropo e pedagogo russo. Chegou a ser conhecido como o Hoffmann russo devido ao seu enorme interesse por contos fantásticos e pelo jornalismo crítico.
Odoievsky publicou uma série de contos para crianças (por exemplo, A Vila da Caixinha de Surpresas), e historias fantásticas para adultos (por exemplo, CosmoramaSalamandra). Inspirou-se no conto de Alexander PushkinA Dama de Espadas, para escrever uma série de historias semelhantes, sobre a dissoluta vida da aristocracia da Rússia (por exemplo, A Princesa Mimi e A Princesa Zizi). A sua obra-prima foi uma colecção de ensaios e novelas intitulada As Noites Russas (1844), para a qual se inspirou na obra As Noites Áticas de Aulo Gélio.
Como crítico musical, Odoievsky propagou o estilo nacional de Mikhail Glinka e seus seguidores. Escreveu muitos artigos sobre temas musicais, e um tratado sobre antigos cantos na Igreja Russa. Johann Sebastian Bach e Beethoven aparecem como personagens em algumas das suas novelas. Odoievsky promoveu a fundação da Sociedade Musical Russa, do Conservatório de Moscovo e do Conservatório de São Petersburgo.

Edmundo De Amicis

Edmundo De Amicis (Oneglia21 de outubro de 1846 — 
italiano. Sua obra de maior destaque é "Coração" (em italiano "Cuore"). Este livro tinha o objetivo de criar uma identidade nacional e cultural para a Itália recém unificada. A história narra a vida de uma turma de alunos na escola pública e o professor conta um conto por mês, exaltando em cada conto atos de heroísmo de um menino de cada uma das províncias italianas. Foi adotado como livro de leitura em quase todas as escolas da Itália durante muitos anos.
Cursou a escola militar de Módena, deixando-a em 1865 como oficial. Em 1866 tomou parte da batalha de Custozza. Em 1867, dirigiu o diário La Itália Militare, de Florença. Sua obras, hoje traduzidas em muitas línguas, gozam de um prestígio todo especial em seu país natal. Fez sua estréia literária em 1866, com o livro La Vita Militare1 .
Encontra-se conteudo literário da sua autoria nas revistas A Leitura (1894-1896) e Branco e Negro (1896-1898).

Júlia da Silva Bruhns

Júlia da Silva Bruhns (Parati14 de agosto de 1851 
— Weßling11 de março de1923) foi uma escritora teuto-brasileira, e esposa do senadorcônsul e comercianteJ ohann Heinrich Mann, mãe de Thomas Mann, ganhador do Prêmio Nobel da Literatura, e do também escritor
Era filha de Johann Ludwig Herrman Bruhns, fazendeiro que possuía plantações deaçúcar entre Santos e o Rio de Janeiro, e de Maria Luísa da Silva, brasileira com sangue português e indígena, morta quando Júlia tinha cinco anos. Tinha três irmãos e uma irmã.
Diz a Brasiliana, abaixo citada, página 106: "A infância tropical na cidade colonial de Parati, cercada pela pujança da mata, as amas negras e as frutas tropicais, seria depois trocada pelas ruelas sombrias da antiga Lübeck no norte da Alemanha."

Zé Dantas

José de Sousa Dantas Filho (Carnaíba27 de fevereiro de 1921 — Rio de Janeiro11 de março de 1962), mais conhecido como Zé Dantas, foi compositorpoeta e folclorista
Foi parceiro de Luiz Gonzaga em vários sucessos, incluindo "O Xote das Meninas", gravado por Ivon Cury e Marisa Monte, entre outros. É avô da cantora Marina Elali.

Erle Stanley Gardner

Erle Stanley Gardner (Malden,Massachusetts17 de julho de 1887 —TemeculaCalifórnia11 de março 
de 1970) , foi um advogado criminalista norte-americano e escritor de histórias de detetives que também publicou sob os pseudônimosA.A. FairKyle CorningCharles M. GreenCarleton KendrakeCharles J. KennyLes Tillray, e Robert Parr. Foi o criador do detetive Perry Mason, de Della Street, confidente de Mason e de Paul Drake, um velho amigo de Mason que é chefe da Agência Detetive Drake.
Erle Stanley criou sob o pseudônimo de A.A. Fair os detetives Donald Lam e Bertha Cool, que apareceram pela primeira vez na história Divórcio Sangrento.

Anísio Teixeira

Anísio Spínola Teixeira (Caetité12 de julho de 1900 — Rio de Janeiro11 de março de 1971) foi um jurista, intelectual, educador 
escritor brasileiro. Personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferência à memorização. Reformou o sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos. Foi um dos mais destacados signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório, divulgado em 1932. Fundou a Universidade do Distrito Federal, em 1935, depois transformada em Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.
Na ideia de educação para todos, expressa por Anísio Teixeira, está a base de sua atuação como educador e sua contribuição para a educação no Brasil, importante até hoje!

Edmund Cooper

Edmund Cooper (30 de abril de 1926CheshireInglaterra — 11 de março de 1982) foi um poeta e prolífico escritor de romances de ficção científica e histórias policiais, publicadas com seu próprio nome e sob vários pseudônimos.

Manuel da Fonseca

Manuel Lopes Fonseca, mais conhecido como Manuel da Fonseca (Santiago do Cacém15 de outubro de 
1911 Lisboa, 11 de Março de 1993) foi um escritor
Após ter terminado o ensino básico, Manuel da Fonseca prosseguiu os seus estudos em Lisboa. Estudou no Colégio Vasco da Gama, Liceu Camões, Escola Lusitânia e Escola de Belas-Artes. Apesar de não ter sobressaído na área das Belas-Artes, deixou alguns registos do seu traço sobretudo nos retratos que fazia de alguns dos seus companheiros de tertúlias lisboetas como é o caso do de José Cardoso Pires. Durante os períodos de interregno escolar, aproveitava para regressar ao seu Alentejo de origem. Daí que o espaço de eleição dos seus primeiros textos seja o Alentejo. Só mais tarde e a partir de Um Anjo no Trapézio é que o espaço das suas obras passa a ser a cidade de Lisboa.
Membro do Partido Comunista Português (PCP), Manuel da Fonseca fez parte do grupo do Novo Cancioneiro e é considerado por muitos como um dos melhores escritores do neo-realismo português. Nas suas obras, carregadas de intervenção social e política, relata como poucos a vida dura do Alentejo e dos alentejanos.
A sua vida profissional foi muito díspar tendo exercido nos mais diferentes sectores: comércioindústriarevistasagências publicitárias, entre outras.
Era presidente da Sociedade Portuguesa de Escritores quando esta atribuiu o Grande Prémio da Novelística a José Luandino Vieira pela sua obra Luuanda, o que levou ao encerramento desta instituição.
Em sua homenagem, a escola secundária de Santiago do Cacém, denomina-se Escola Secundária Manuel da Fonseca e a biblioteca municipal de Castro VerdeBiblioteca Municipal Manuel da Fonseca.

Barbosa Lessa

Luiz Carlos Barbosa Lessa (Piratini13 de dezembro de 1929 — Camaquã11 de março de 2002) foi um folclorista,escritormúsicoadvogado e historiador brasileiro.
Escreveu cerca de 61 obras, entre contosmúsicas e romances. Participou intensivamente do processo de construção do Movimento que registrou e difundiu a cultura gaúcha do homem do campo. Em 1948, ele com 19 anos de idade junto com um grupo de colegas do ensino secundário criaram o Movimento Tradicionalista Gaúcho e o primeiro CTG (Centro de Tradições Gaúchas) da História, definindo as características do que hoje é considerado o tipo "Gaúcho".
Dentre suas obras mais conhecidas destacam-se Rodeio dos ventos, um épico sobre como seria vida do povo gaúcho, eOs guaxos, pelo qual recebeu prêmio em 1959 da Academia Brasileira de Letras.
Ao mesmo tempo em que se dedicava à implantação do tradicionalismo, Lessa passou a pesquisar a música regional. Em1957, criou a popular toada Negrinho do Pastoreio, canção é baseada na lenda do jovem escravo que, ao perder a tropilha de cavalos do patrão, é agrilhoado a um formigueiro para ser devorado pelos insetos. A canção de Barbosa Lessa foi cantada por dezenas de intérpretes, entre eles Inezita BarrosoLeopoldo Rassier e a dupla Kleiton & Kledir.

Efemérides/11 de março

Sem comentários:

Enviar um comentário