terça-feira, 22 de março de 2016

Lua de Papel | Os Jiadistas Portugueses de Raquel Moleiro, Hugo Franco

Os Jiadistas Portugueses

 
Edição/reimpressão:2015
Páginas: 192
Editor: Lua de Papel
ISBN: 9789892330679
Idioma: Português
Dimensões: 153 x 234 x 19 mm
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: 
Livros em Português
Ciências Sociais e Humanas > Sociologia


Sinopse

Fábio era um adolescente de Mem Martins. Se perguntassem aos vizinhos, eles diriam que era bom moço, pacato, não se metia em confusões. Mas o Fábio, esse Fábio da linha de Sintra já não existe. Agora só responde pelo nome de Abdurahman, tem 22 anos que parecem muito mais. E as mãos, antes tão talentosas para o desenho, trocaram os lápis pelas armas. E não as ostenta apenas para se exibir no Facebook. Ele aperta mesmo o gatilho, dispara balas reais. E mata pessoas.
Fábio é um dos vinte portugueses que algures na Síria e no Iraque combatem pelo Estado Islâmico até à morte. Alguns têm estudos, andaram em engenharia, vêm de famílias funcionais. Mas um dia largaram a bola ou o hip-hop e começaram a radicalizar-se.
Os jornalistas Hugo Franco e Raquel Moleiro descobriram-nos quase todos. Durante quase um ano andaram como eles, à procura. A falar com os amigos, conhecidos, secretas. Os Jiadistas Portugueses é a história deles, e dos seus amigos e das suas famílias - que não compreendem como foram amputados de um filho ou irmão para os reencontrar meses mais tarde, no facebook ou nas páginas dos jornais. Já não o Fábio, o Celso ou a Ângela; mas antes Abdurahman, Abu Issa e Umm. A pregar a guerra santa. De armas em punho e o ódio no olhar.

Raquel Moleiro nasceu em 1974. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, é jornalista do Expresso desde 1999, onde coordena a secção de Sociedade. Antes trabalhou no Diário de Notícias e nas rádios Central Fm e Mais. Escreve principalmente sobre imigração e temas sociais.

Hugo Franco, nascido em 1973, é jornalista do Expresso há nove anos. Antes disso, trabalhou no Correio da Manhã e foi colaborador nas revistas Sábado eEvasões.
Escreve sobre segurança, crime e terrorismo. Foi galardoado com dois prémios de jornalismo por reportagens publicadas no Expresso. Em 2014, ganhou o Prémio Prestígio, da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, por vários artigos sobre incêndios florestais, e em 2006 foi o vencedor do Prémio do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), com a Reportagem Comunidade brasileira em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário