quinta-feira, 3 de março de 2016

Efemérides 3 de Março

Hergé

Georges Prosper Remi (Etterbeek22 de maio de 1907 — Woluwe-Saint-Lambert3 de março de 1983), conhecido pelo nome Hergé, foi um escritorartista, e desenhista de banda desenhada ou história em quadrinhos belga francófono. Tornou-se famoso como criador do consagrado e mundialmente conhecido personagem e herói Tintim, em As Aventuras de Tintim, que ele escreveu e ilustrou a partir de 1929 até à sua morte em 1983.


William Godwin (Cambridgeshire3 de março de 
1756 — 7 de abril de 1836) foi um jornalista inglês
filósofo político e novelista. Ele é considerado um dos primeiros expoentes do utilitarismo, e um dos primeiros proponentes modernos do anarquismo. Godwin é mais conhecido por dois livros que ele publicou no intervalo de um ano: Inquérito acerca da justiça política, um ataque às instituições políticas, e As coisas como elas são ou As Aventuras de Caleb Williams, que ataca os privilégios da aristocracia, mas também é virtualmente o primeiro romance de mistério. Baseado no sucesso de ambos, Godwin tornou-se uma figura proeminente entre os círculos radicais de Londres na década de 1790. Na reação conservadora subsequente ao radicalismo britânico, Godwin foi atacado, em parte por causa de seu casamento com a escritora feminista pioneira Mary Wollstonecraft em 1797 e sua cândida biografia sobre ela após sua morte; sua filha Mary Godwin (conhecida posteriormente como Mary Shelley) seria autora de Frankenstein e se casaria com o poeta Percy Bysshe Shelley. Godwin foi autor de uma extensa obra, do romance ao texto histórico e demográfico. Com sua segunda esposa, Mary Jane Clairmont, ele escreveu o livro infantil Primer, baseado na história clássica e bíblica, que publicou junto com o escrito Tales from Shakespeare de Charles e Mary Lamb's. Utilizando o pseudônimo de Edward Baldwin, ele escreveu uma grande variedade de livros para crianças, incluindo uma versão de Jack e o Feijão Falante. Ele também teve uma considerável influência na literatura britânica e na cultura literária européia.

Raimundo António de Bulhão Pato (Bilbau3 de Março 
de 1828 — Monte da Caparica24 de Agosto de 1912), conhecido como Bulhão Pato, foi um poetaensaísta 
memorialista português, sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa. As suas Memórias, escritas em tom íntimo e nostálgico, são interessantes pelas informações biográficas e históricas que fornecem, retratando o ambiente intelectual português da última metade do século XIX.
Arthur Machen (3 de março de 1863 - 30 de março de 
1947) foi um escritor e jornalista galês, famoso pelos seus contos e novelas de terror e fantasia, além de ter sido ator durante um certo tempo.
Nasceu em 1863 no país de Gales, em Caerlson-Usk. Instalou-se em Londres, ainda jovem, onde foi caixeiro de livraria durante alguns meses, passando a ser preceptor. Posteriormente, começou a escrever em total penúria material e cansaço. Durante um longo período viveu de traduções. Ainda sem reconhecimento, continuou a sua obra com um sentimento crescente de que "um imenso golfo espiritual o separava dos outros homens" e que vivia como um "Robinson Crusoé da alma".
As suas primeiras narrativas fantásticas foram publicadas em 1895 (The Great God Pan e The Immost Light).
Um fato curioso era que ele, junto com W. B. Yeats e Aleister Crowley, era membro da "Ordem Hermética da Aurora Dourada", a malfada sociedade de magia do século 20.

Émile-Auguste Chartier

Émile-Auguste Chartier (Mortagne-au-Perche3 de março de 1868 — Le Vésinet2 de junho de 1951), cujo pseudônimo literário era Alain, foi um jornalistaensaísta e filósofo francês.
Ao longo de sua vida utilizará também outros pseudônimos, entre 1893 et 1914, tais como Criton (1893)Quart d'œil ou ainda Philibert, para assinar suas crônicas publicadas em La Dépêche de Lorient (até 1903) e La Dépêche de Rouen et de Normandie, bem como seus panfletos, em La Démocratie rouennaise.

Émile Henriot

Émile Henriot (Paris3 de março de 1889 — Paris, 14 de abril de 1961) foi um escritor francês.













Roger Caillois (Reims3 de março de 1913 — Paris21 de dezembro de 1978) foi um sociólogocrítico literário e ensaísta francês.













Peter Abrahams (VredorpJoanesburgo3 de março de 1919) é um escritor sul-africano de etnia banto. Depois de emigrar para Inglaterra
 escreveu romances como Mine Boy (1946), Path of Thunder (1948),
 Wild Conquest (1951) e AWreath for Udomo (1956), que descrevem a vida africana e os seus problemas. Escreveu a autobiografia: Tell Freedom.





Maria Manuela Couto Viana (Viana do Castelo3 de Março de 1919 —Lisboa4 de Janeiro de 1983), foi uma actriz












James Ingram Merrill (3 de Março de 1926 – 6 de Fevereiro de 1995) foi um poeta norte-americano, vencedor do Prémio Pulitzer. A sua poesia tem duas fase distintas: a poesia lírica do início da sua carreira, muito polida e formal (mas fortemente emocional), e a narrativa épica da comunicação espiritual com almas, anjos e outros seres do oculto, intituladaThe Changing Light at Sandover, que dominou a parte final da sua carreira.







Josef Winkler (PaternionCaríntia3 de março de 1953) é um escritor austríaco. Em 2008 recebeu o mais importante prêmio literário da literatura alemã, o Prêmio Georg Büchner.












Daniel Pellizzari (Manaus1974) é um escritortradutor e editor brasileiro 
radicado em Porto Alegre desde 1984.
Seu último livro é Digam a Satã que o recado foi entendido, romance que faz parte do projeto Amores Expressos, realizado pela RT Features e pela Companhia das Letras e que o levou a Dublin, na Irlanda, em 2007. Satã foi eleito o melhor livro de 2013 pelos leitores do jornal gaúcho Zero Hora.
Como tradutor, já verteu para o português brasileiro obras de William S. BurroughsIrvine WelshHunter S. ThompsonNeil GaimanDavid Foster Wallace, entre outros.
Também escreve sobre games no caderno Tec da Folha de São Paulo, além de assinar uma coluna sobre temas variados no blog do Instituto Moreira Salles.
Atualmente encontra-se em fase de produção uma série em quadrinhos intitulada Furry Water, produzida em conjunto com o premiado quadrinista gaúcho Rafael Grampá, para a editora norte-americana Dark Horse Comics.

Vitor Paiva

Vitor Paiva (3 de Março de 1983) é escritorpoeta
músico, comentarista de TV, cronista e produtor cultural 













Ettore Malagutti, conhecido como Heitor Malagutti, (Ostiglia13 de julho de 1871 — Rio de Janeiro3 de março de1925) foi um pintordesenhistapoeta e pianista ítalo-brasileiro.

Autor de ArquipélagoOs Sítios Sem Resposta e O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas, entre outros, Joel Neto publica diariamente no jornal Diário de Notícias a coluna A Vida No Campo, série de relatos sobre o seu próprio regresso à Terra Chã, freguesia rural da ilha Terceira (Açores).
O seu primeiro romance, O Terceiro Servo, integra o Plano Regional de Leitura dos Açores e fez parte da área de Estudos Açorianos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no Brasil. O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas, que publicou a seguir, foi adoptado como leitura obrigatória pelaUniversidade dos AçoresJosé Mourinho, o Vencedor, biografia do treinador de futebol homónimo, foi traduzido em Inglaterra e na Polónia.
Arquipélago, o seu mais recente romance (ed. Marcador, Maio de 2015), mereceu rápido aplauso da crítica e do público, esgotando a primeira edição ao fim de duas semanas apenas. Em menos de três meses, estava na quarta edição.
Para além dos livros e dos contos dispersos, que o representam em antologias em Portugal, Espanha, Itália ou Brasil, mantém, enquanto cronista, colaboração activa com diferentes jornais portugueses, açorianos e da diáspora portuguesa nos Estados Unidos e no Canadá.
Estudou Relações Internacionais e, como jornalista, trabalhou na imprensa, na televisão e na rádio, nas qualidades de repórter, editor, chefe de redacção, comentador, autor de conteúdos e apresentador[2] . Grande ReportagemVolta ao MundoNS' , FocusJornal de Notícias e O Jogo são apenas algumas das publicações a que ligou o seu nome.
Na estação pública açoriana de televisão, RTP/Açores, os seus programas Choque de Gerações (2004-2005) e História da Minha Vida (2005-2007) atingiram alguma notoriedade. Foi colaborador da TSF-Rádio Jornal, integrou o painel de comentadores de golfe da estação SportTV e ganhou os prémios Gazeta de Reportagem, José Roquette e Jornal da Praia.
Vive entre o lugar dos Dois Caminhos, na freguesia da Terra Chã (Angra do Heroísmo), onde nasceu, e a cidade de Lisboa.

Georges Perec (7 de Março de 1936 — 3 de Março de 1982) foi um romancista, poeta, argumentista e ensaísta francês do século 20. Foi membro da OuLiPo (Ouvroir de Littérature Potentielle). Suas obras são escritas segundo regras baseadas tanto na literatura quanto na matemática. É um dos mais importantes romancistas franceses do pós-Segunda Guerra Mundial.



Marguerite Duraspseudônimo de Marguerite Donnadieu (Saigon atualCidade de Ho Chi Minh4 de abril de 1914  — Paris3 de março de 1996) foi uma romancistanovelistaroteiristapoetisadiretora de cinema e dramaturga francesa, sendo considerada uma das principais vozes femininas da literatura do Século XX na Europa.









Sem comentários:

Enviar um comentário