quarta-feira, 2 de março de 2016

Efemérides 2 de Março

Sousa Caldas


António Pereira Sousa Caldas (Rio de Janeiro24 de novembro de 1762 — Rio de Janeiro, 2 de março de 1814) foi um sacerdote católicopoeta e orador sacro brasileiro, além de autor de diversas obras líricas de carácter filosófico.






George Sandys (2 de março de 1577 - março 1644) foi um Inglês viajante, colono e poeta .









Yevgeny Baratynsky

Yevgeny Abramovich Baratynsky (2 Março [OS 19 de fevereiro] 1800 - 11 julho de 1844) foi elogiado por Alexander Pushkin como o melhor da Rússia elegíaco poeta. Depois de um longo período em que sua reputação estava em declínio, Baratynsky foi redescoberto por Anna Akhmatova e Joseph Brodsky como um poeta supremo do pensamento.



Multatuli

Multatuli foi o pseudónimo literário de Eduard Douwes Dekker (Amesterdão2 de março de 1820 — Nieder-Ingelheim19 de fevereiro de 1887) foi um escritor e 
Eduard Douwes Dekker trabalhou como funcionário nas Índias Orientais Neerlandesas, actual Indonésia, onde foi testemunha de muitas injustiças. A sua obra mais famosa é Max Havelaar, em que o autor critica a exploração da população local pelas autoridades coloniais holandesas. O seu pseudónimo literário é formado pelas palavras latinas «multa» e «tuli» e que significa literalmente «sofri muito» e faz referência a uma famosa passagem da obraTristia de Ovídio.
Multatuli morreu em Nieder-Ingelheim (Alemanha), e foi o primeiro neerlandês a sercremado.
Multatuli Genootschap (Sociedade Multatuli) tem como objetivo dar a conhecer este autor e ressaltar a sua vigência actual. Administra o Museu Multatuli, localizado na casa natal do escritor.

Friedebert Tuglas

Friedebert Tuglas (Ahja2 de março de 1886 – Tallinn15 de abril de 1971) foi um escritorcrítico e tradutor estoniano. Até 1923 ele usou o nome de Friedebert Mihkelson.
Friedebert Tuglas era filho de um carpinteiro e freqüentou a escola em Tartu. Ele participou em 1905, como social-democrata, da Revolução Russa. De 1906 até 1917 ele viveu no exílio, principalmente na FinlândiaAlemanha e Paris, antes de retornar para a Estônia.
Tuglas tornou-se um dos principais líderes da Literatura estoniana. Ele pertenceu ao grupo de movimento literário estoniano "Jovem Estônia" (Noor-Eesti, fundado em 1905). A partir de 1917 ele fez parte do Grupo Artístico Siuru. Tuglas empregou em seus dois romances (Felix Ormusson, 1915 e Väike Illimar, 1937) e em numerososcontos uma mistura de Realismo e neo-romantismo. Além disso, ele escreveu extensos relatos de viagens (EspanhaNorte da ÁfricaNoruega), críticas e pesquisas literárias bem como memórias.
Seu mais famoso conto é Popi ja Huhuu. Tuglas foi editor de inúmeras revistas de literatura estoniana como Odamees, Ilo e Tarapita. Ele foi um dos fundadores da União dos Escritores da Estônia e serviu como seu presidente em 1922 e 1925–1927.
Friedebert Tuglas foi casado com Elo Tuglas, cujos diários publicados dão uma profunda visão dos pensamentos de seu marido. Em 1970 Friedebert Tuglas instituiu um prêmio para contos, que anualmente é entregue na Estôniano, no dia 2 de março. Em Tallinn localiza-se o Museu Friedebert Tuglas (um Centro Literário).

Theodor Seuss Geisel

Theodor Seuss Geisel (Springfield2 de março de 1904 
— San Diego24 de setembro de 1991) foi um escritor 
cartunista norte-americano, mais conhecido por seu pseudónimo, Dr. Seuss.
Publicou mais de 60 livros infantis, dentre eles "Horton e o Mundo dos Quem", The Lorax, "Como Grinch Roubou o Natal" e O Gato da Cartola. Foi o guionista do filmeDesign to Death", vencedor do Oscar de melhor documentário de 1947, escrito enquanto servia ao Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial.
Durante as décadas de 1970 e 1980 trabalhou com a DePatie-Freleng Enterprisesem seis especiais animados, que incluíram as produções originais The Hoober-Bloob Highway e Pontoffel Pock, Where Are You?.

Morioka Hiroyuki

Hiroyuki Morioka (森岡浩之, Morioka Hiroyuki) (2 de março de 1962) é um novelista e escritor japonês.






Horace Walpole (24 de setembro de 1717 — 2 de março de 1797) foi um aristocrata e romancista inglês. Inaugurou um novo gênero literário, o romance gótico, com a publicação da obra O Castelo de Otranto (The Castle of Otranto ,1764).
Walpole, conde de Orford, filho caçula do primeiro ministro britânico Robert Walpole, formou-se no King´s College, de Cambridge, onde estudou matemática, música e anatomia. Em 1741, ingressou no Parlamento inglês, onde permaneceu como deputado após o falecimento de seu pai, em 1745.
Leal ao rei Rei George II e à rainha Carolina, Walpole toma o partido deles, contra o filhoFrederick, príncipe de Galles, a quem ele se refere com amargura em suas memórias. A residência de Walpole, Strawberry Hill, perto de Twickenham, é um conjunto fantasioso de estilo neogótico, que cria uma nova tendência arquitetônica.
Em 1757, Walpole passa a imprimir suas obras em Strawberry Hill. As publicações são inúmeras, mas são as suas memórias, registradas nas correspondências com seus amigos, que acabaram por tornar-se para os historiadores, uma fonte detalhada de informações sobre o cenário político e social daquele período.
Em uma destas cartas, escrita em 28 de janeiro de 1754, Walpole cria o termo serendipty, fazendo referência à história persa Os Três Príncipes de Serendip e à capacidade dos protagonistas de realizar descobertas acidentalmente.

Sousa Caldas


António Pereira Sousa Caldas (Rio de Janeiro24 de novembro de 1762 — Rio de Janeiro, 2 de março de 1814) foi um sacerdote católicopoeta e orador sacro brasileiro, além de autor de diversas obras líricas de carácter filosófico.






D. H. Lawrence

David Herbert Lawrence ou D. H. Lawrence 
(Nottingham11 de Setembro de 1885— Vence2 de Março de 1930) foi um controverso e prolífico escritor inglês, conhecido pelos seus romances, poemas e livros de viagens. Pertence à escola modernista.
A sua obra aborda temas considerados controversos no início do século XX, como a sexualidade e as relações humanas por vezes com características destrutivas e estende-se a praticamente todos os géneros literários, tendo publicado novelas, contos, poemas, peças de teatro, livros de viagens, traduções, livros sobre arte, crítica literária e cartas pessoais.
Em conjunto, a obra expõe uma alargada reflexão sobre os efeitos desumanizantes damodernidade e da industrialização. Os temas que Lawrence abordou tornaram a obra importantíssima para a compreensão de uma época influenciada por Freud e por Nietzsche.
"O Amante de Lady Chatterley" foi proibido na época e passou a circular clandestinamente. "O Arco Íris" foi considerado obsceno. E "Mulheres Apaixonadas" foi recusado pelos editores de Londres, só foi publicado cinco anos depois em Nova Iorque.
Além de escritor, Lawrence também era pintor e produziu muitas obras expressionistas.

Xosé María Álvarez Blázquez

Xosé María Álvarez Blázquez (Tui5 de Fevereiro de 1915
 - Vigo2 de Março de 1985) foi um escritor (poesia
narrativaensaio), arqueólogo, investigador, e editor 
galeguista. É um dos representantes da poesia 
neotrobadoresca. Foi-lhe dedicado o Dia das Letras Galegas em 2008.

João Alfacinha da Silva, que escrevia sob o pseudónimo Alface, (Montemor-o-Novo1949 - Lisboa2 de Março de 2007) foi um escritorjornalistaguionista para televisãopublicitário



Henri Troyat, nascido com o nome Levon Aslani Thorosian (Լևոն Ասլանի Թորոսյան) ou Lev Aslanovich Tarasov, (Moscovo1 de Novembro de 1911 — Paris2 de Março de 2007) foi um escritorensaístanovelista e historiador francês de ascendência armênia.
A sua família fugiu da Rússia com receio da chegada da Revolução Russa de 1917 quando ele tinha 6 anos de idade. Depois de um longo exílio, a família estabeleceu-se em Paris em 1920, onde o jovem obteve a nacionalidade, fez a sua escolaridade e mais tarde se formou emDireito.
Ganhou o seu primeiro prémio literário aos 24 anos de idade, o "prémio do romance popular". Em 1938, aos 27 anos, recebeu o prestigiado Prémio Goncourt, pelo romance "L'Araignée".
Apesar de nunca mais ter voltado à Rússia, o seu país foi tema recorrente da sua literatura, estando presente em muitos dos mais de 100 livros, novelas e biografias que publicou, de que se destacam as biografias de Anton ChekhovCatarina, a GrandeRasputinIvan IV, o Terrível e Leo Tolstoy.
Era o decano da Academia francesa, para a qual foi nomeado em 1959, e onde ocupou a cadeira #28 até à data da sua morte.
O seu trabalho mais conhecido é La neige en deuil, o qual foi adaptado para o filme de 1956 em língua inglesa sob o títuloThe Mountain.
Faleceu aos 95 anos de idade.

Efemérides/2 de março

Sem comentários:

Enviar um comentário