sexta-feira, 11 de março de 2016

Os dilemas da eutanásia: o brilhante novo romance de Jodi Picoult "Lobo Solitário"

O que faria eu nesta situação? 
Esta é a dúvida que dá origem a todas as suas obras. Jodi Picoult, uma das mais populares escritoras da atualidade, está de volta com um romance que aborda os complexos dilemas médicos, morais e emocionais da eutanásia. 

Quando a vida está perto do fim: é correto esperar um milagre? 
Luke Warren, Georgie, Edward e Cara são os personagens que se debatem com difíceis questões morais. Luke Warren é um cientista, que dedicou a sua vida a estudar lobos, e que está em estado grave na sequência de um acidente automóvel com a filha, Cara. Ela e o irmão, Edward, debatem-se sobre o destino do pai. Valerá a pena viver a qualquer custo?

Com uma escrita intensa e envolvente, a autora encontrou a metáfora perfeita, estabelecendo um paralelismo entre uma alcateia e o sentido de família, tendo como pano de fundo a dicotomia vida-morte e a complexidade dos seres humanos.

Lobo Solitário 
Edição/reimpressão:2016
Páginas: 408
Editor: Bertrand Editora
ISBN: 9789722531566
Idioma: Português
Dimensões: 148 x 233 x 24 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: 
Livros em Português
Literatura > Romance
€15,93


Sinopse

Quando um lobo sabe que o seu tempo está a terminar e que já não é útil à sua alcateia, muitas vezes escolhe afastar-se. Morre assim afastado da sua família, do seu grupo, mantendo até ao fim todo o orgulho que lhe é próprio e mantendo-se fiel à sua natureza. Luke Warren passou a vida inteira a estudar lobos. Chegou inclusivamente a viver com lobos durante longos períodos. Em muitos sentidos, Luke compreende melhor as dinâmicas da alcateia do que as da sua própria família. A mulher, Georgie, desistiu finalmente da solidão em que viviam e deixou-o. O filho, Edward, de vinte e quatro anos, fugiu há seis, deixando para trás uma relação destroçada com o pai. Recebe então um telefonema alarmante: Luke ficou gravemente ferido num acidente de automóvel com Cara, a irmã mais nova de Edward. De repente, tudo muda: Edward tem de regressar a casa e enfrentar o pai que deixou aos dezoito anos. Ele e Cara têm de decidir juntos o destino do pai. Não há respostas fáceis, e as perguntas são muitas: que segredos esconderam Edward e Cara um do outro? Haverá razões ocultas para deixarem o pai morrer… ou viver? Qual seria a vontade de Luke? Como podem os filhos tomar uma decisão destas num contexto de culpa, sofrimento, ou ambos? E, sobretudo, terão esquecido aquilo que todo e qualquer lobo sabe e nunca esquece: cada membro da alcateia precisa dos outros, e às vezes a sobrevivência implica sacrifício. Lobo Solitário descreve de forma brilhante a dinâmica familiar: o amor, a proteção, a força que podem dar, mas também o preço a pagar por ela.

Jodi Picoult nasceu e cresceu em Long Island. Estudou Inglês e escrita criativa na Universidade de Princeton e publicou dois contos na revista Seventeen enquanto ainda era estudante. O seu espírito realista e a necessidade de pagar a renda levaram Jodi Picoult a ter uma série de empregos diferentes depois de se formar: trabalhou numa correctora, foi copywriter numa agência de publicidade, trabalhou numa editora e foi professora de inglês. Aos 38 anos é autora de onze best sellers e em 2003 foi galardoada com o New England Bookseller Award for Fiction.





Sem comentários:

Enviar um comentário