sexta-feira, 4 de março de 2016

Efemérides 4 de Março

Eugénio de Castro

Eugénio de Castro e Almeida (Coimbra4 de março de 1869 — 17 de agosto de 1944) foi um poeta português.













Nikolai Vasilievich Gogol (em ucranianoМикола Васильович Гоголь; em russoНиколай Васильевич Гогольtransliteração: Mykola Vassyliovytch Hohol, PoltavaUcrânia20 de Março de 1809 - Moscovo21 de Fevereiro de 1852), foi um proeminente escritor russo de origem ucraniana.
Apesar de muitos de seus trabalhos terem sido influenciados pela tradição ucraniana, Gogol escreveu em russo e sua obra é considerada herança da literatura russa. Toda a sua obra é fundada no realismo, mas um realismo muito próprio com rasgos do que viria a ser um surrealismo. Apesar da crítica fulminante, a obra é hoje apontada como absolutamente russa.

Jean-François Champollion

Jean-François Champollion (Figeac23 de Dezembro de 1790 — Paris4 de Março de 1832) foi um linguista e egiptólogo francês. Considerado o pai da egiptologia, a ele se deve a decifração dos hieróglifos egípcios.







Fernando Pio dos Santos (Recife4 de março de 1906 - 27 de junho de 1987), foi um banqueiro, historiador e escritor brasileiro.









Giorgio Bassani (Bolonha4 de Março de 
916 - 13 de Abril de 2000) foi um romancista,
poeta e editor italiano. Nas suas obras faz uma análise lírica e amarga da burguesia 







Márcio Gonçalves Bentes de Souza (Manaus4 de março 1946) é um escritor brasileiro.
Ele estudou Ciências Sociais na USP (Universidade de São Paulo) e começou a vida profissional no cinema, como crítico, roteirista e diretor. Na dramaturgia, escreveu peças como "As folias do látex" e "Tem piranha no pirarucu".
Com a obra "Galvez Imperador do Acre", ele iniciou sua carreira literária, em 1976. Escreveu ainda diversas obras inseridas no ambiente sociocultural da Amazônia, tais como Mad MariaPlácido de Castro contra o Bolivian SyndicateZona Franca, meu amorSilvino Santos: o cineasta do ciclo da borracha, entre outras.
Destacou-se também como cineasta e ensaísta (A selvaA expressão amazonense do neolítico à sociedade de consumo). Mais recentemente, tem-se dedicado a uma tetralogia sobre os anos em que a antiga Província do Grão-Pará, que fora durante todo o período colonial um Estado separado do Estado do Brasil, atravessou a séria crise de sua anexação ao Brasil e de revoltas contra o poder do Rio de Janeiro e/ou contra a desigualdade social, de que padeciam sobretudo os negros e os indígenas.
Foi também presidente da Funarte entre 1995 e 2003, no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Khaled Hosseini

Khaled Hosseini (em persaخالد حسینی/ˈhɑːlɛd hˈsni/Cabul4 de março de 1965) é um romancista e médico afegão, com naturalizaçãoestadunidense. É o autor do romance best-sellerThe Kite Runner ("O Caçador de Pipas").
Hosseini nasceu em Cabul, no Afeganistão. Seu pai trabalhava como diplomata, e quando ele tinha 11 anos, a família se mudou para a França, quatro anos mais tarde, pediu asilo nos Estados Unidos. Ele frequentou a escola na América com pouco conhecimento da língua inglesa, no momento e mais tarde tornou-se um cidadão. Hosseini não retornou ao Afeganistão até 2003 com 38 anos de idade, onde "me senti como um turista em [meu] próprio país." Em entrevistas sobre a experiência, ele admitiu que às vezes sentiu culpa por ter sobrevivido por ter sido capaz de deixar o país antes da invasão soviética e das guerras subsequentes.
Todos os três de seus romances se tornaram best-sellers, com The Kite Runner que passou 101 semanas na lista de bestsellers (número um para quatro dessas semanas), como livro de bolso. Em 2007, The Kite Runnerfoi seguido por A Thousand Splendid Suns, que passou 21 semanas na lista do New York Times Best Seller de ficção e 49 semanas na lista do New York Times Best Seller de livros de capa dura (número um para 15 dessas semanas). Os dois romances já venderam mais de 38 milhões de cópias internacionalmente.

Leandro Gomes de Barros

Leandro Gomes de Barros (Pombal19 de novembro de 1865 — Recife4 de março de 1918) foi um poeta de literatura de cordel brasileiro.







Genolino Amado

Genolino Amado (Itaporanga3 de agosto de 1902
 — Rio de Janeiro4 de março de 1989) foi um 












Lindanor Celina ou Lindanor Celina Coelho Casha (Castanhal21 de outubro de 1917 — Paris4 de março de 2003), escritora brasileira. Lindanor nasceu em Castanhal, mas, como ela mesmo afirmava, abriu os olhos para o mundo no município de Bragança, aos 11 anos de idade mudou-se para Belém e foi interna do Colégio Santo Antônio. Retornou para Bragança como professora, foi aprovada no concurso público federal e nomeada para a cidade de São Luis, casando-se antes de 18 anos de idade na capital maranhense. Ao ser transferida para Belém, obteve a primeira colocação no concurso nacional promovido pela Aliança Francesa, instituição da qual era aluna o " Tema do teste foi sobre a estação de sua preferência. Eu não conhecia o outono, mas tinha uma paixão por essa estação porque havia lido o Verlaine, eu já cronicava desde 1954 , no jornal Folha do Norte, e este concurso foi em 1957 " o prêmio é uma viagem a Paris, onde mais tarde viveria, com os três filhos para criar e separada. Na folha, escreveu muitos anos na coluna "minarete", conviveu com vários jornalistas, poetas e escritores da cidade, mas quem acreditou no trabalho dela foi Machado Coelho em seguidaDalcídio Jurandir e depois Benedito Nunes. No ano de 1963, publicou seu primeiro livro o romance Menina que vem de Itaiara. É citada como romancista de costumes pelo crítico Afrânio Coutinho, em virtude das " cenas e situações do livro que mostram a boa observação da autora. O Estado de São Paulo escolhe o romance como "o livro do semestre" marco inicial de uma fecunda trajetória literária, este romance abre caminho para Estrada de tempo-foi, Breve sempre, Pranto por Dalcídio Jurandir, A viajante e seus Espantos, Diário da Ilha e Eram assinalados, adicionando inéditas Crônicas Intemporais e para Além dos Anjos (romance).Lindanor Celina foi tema da Gincana Literária, realizada na IX Feira Pan-Amazônica do Livro no dia 21 de Setembro de 2005, onde os alunos do Ensino Fundamental e Médio das Escolas do Pólo 4 -SEDUC (Secretaria Executiva de Educação)estudaram e responderam sobre a vida e obras da autora, comandada pelo escritor Carlos Correia Santos. Os familiares da escritora estiveram presentes no evento e colaboraram com os alunos levando pertences de Lindanor que foram apresentados ao público como: roupas, chapéu, jóias, livros e fotografias.Lindanor Celina enriquece a Literatura Regional da Amazônia e é considerada como romancista moderna, mais precisamente pós-moderna por causa da fusão do cotidiano com o ficcionismo mostrado em suas obras.

Sébastien Japrisot (Marselha4 de Julho de 1931
– Vichy4 de Março de 2003) foi um escritor francês, argumentista e realizador. O seu pseudónimo é um anagrama de Jean-Baptiste Rossi, o seu nome real.












Ernest Gary Gygax (ChicagoIllinois27 de Julho de 1938
 — Lake Geneva,Wisconsin4 de Março de 2008) foi um escritor estadunidense e um game designer, notório por ter sido o principal criador do primeiro jogo de RPG do mundo no ano de1974: o Dungeons and Dragons.










Sem comentários:

Enviar um comentário