quarta-feira, 16 de março de 2016

Efemérides 16 de Março

Camilo Castelo Branco

Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco 
Foi ainda o 1.º Visconde de Correia Botelhotítulo 
concedido pelo rei D. Luís.
Camilo Castelo Branco foi um dos escritores mais prolíferos e marcantes da literatura portuguesa.

Augusto Boal

Augusto Pinto Boal (Rio de Janeiro16 de março de 
1931 — Rio de Janeiro,2 de maio de 2009) foi diretor de teatrodramaturgo e ensaísta brasileiro, uma das grandes figuras do teatro contemporâneo internacional. Fundador do Teatro do Oprimido, que alia o teatro à ação social, suas técnicas e práticas difundiram-se pelo mundo, notadamente nas três últimas décadas do século XX, sendo largamente empregadas não só por aqueles que entendem o teatro como instrumento de emancipação política mas também nas áreas deeducaçãosaúde mental e no sistema prisional.
Nas palavras de Boal:
O Teatro do Oprimido é o teatro no sentido mais arcaico do termo. Todos os seres humanos são atores - porque atuam - e espectadores - porque observam. Somos todos 'espectadores'. 1

O dramaturgo é conhecido não só por sua participação no Teatro de Arena da cidade de São Paulo (1956 a 1970), mas sobretudo por suas teses do Teatro do oprimido, inspiradas nas propostas do educador Paulo Freire.
Sua obra escrita é expressiva. Com 22 livros publicados e traduzidos em mais de vinte línguas, suas concepções são estudadas nas principais escolas de teatro do mundo. O livro Jogos Para Atores e Não Atores trata de um sistema de exercícios ("monólogos corporais"), jogos (diálogos corporais) e técnicas teatrais além de técnicas do teatro-imagem, que, segundo o autor, podem ser utilizadas não só por atores mas por todas as pessoas.
Apesar de existirem milhares grupos e centros de estudos sobre o Teatro do Oprimido no mundo(mais de 50 países nos cinco continentes), apenas o Centro de Teatro do Oprimido (CTO) do Rio de Janeiro é reconhecido como o ponto de referência mundial da metodologia. Localizado na Avenida Mem de Sá nº 31, bairro da Lapa, Rio de Janeiro - RJ- Brasil, o CTO foi fundado em 1986 e dirigido por Boal até o seu falecimento, em maio de 2009.

Tobias Smollett

Tobias Smollett (Dalquhurnc16 de Março de 1721 
— Livorno17 de Setembro de 1771) foi um escritor 
britânico, nascido na Escócia.
É autor do livro The expedition of Humphry Clinker, novela que fala sobre a expedição da família Clinker nas Ilhas Britânicas. Consagrou-se como autor denovelas picarescas , entre elas: The Adventures of Roderick Random ePeregrine Pickle. Fez seus estudos na Universidade de Glasgow, pretendendo tornar-se médico cirurgião. Depois de uma fracassada tentativa como autor teatral, viaja como cirurgião do navio HMS Chichester. Casa-se, em 1747, com a jamaicana Anne Lascelles.
Em 1753, depois de uma viagem à França, publica as The Adventures of Ferdinand Count Fathom. Seu interesse pela literatura de seu tempo levou-o a traduzir, para o inglês, o Dom Quixote (1755). No ano seguinte é o editor deThe Critical Review.

Sully Prudhomme

Prémio Nobel da literatura 1901
René Armand François Prudhomme, mais conhecido como Sully Prudhomme (Paris16 de março de 1839 — Châtenay-Malabry6 de setembro de 1907), foi um poeta francês.
Filho de Sully Prudhomme, comerciante, e de Clotilde Caillat, ingressou num instituto politécnico para estudar na área científica. No entanto, devido a uma doença oftalmológica, teve que desistir desse objectivo. Trabalhou numa fábrica, como escriturário, mas, descontente, decidiu estudar direito, em 1860.
Em 1865, publica a sua primeira obra poética, Stances et Poèmes.
Pertence ao grupo de poetas parnasianos, responsáveis pela publicação da revista Parnasse contemporain.
Foi eleito para a Academia Francesa em 1881, ocupando a cadeira 24.
Foi o primeiro autor a receber o Nobel de Literatura, no dia 10 de dezembrode 1901.
Sully Prudhomme morreu em Châtenay-Malabry, França, em 6 de setembrode 1907, e foi sepultado no Cemitério do Père-Lachaise, em Paris.

César Vallejo

César Abraham Vallejo Mendoza (Santiago de Chuco
1892 - Paris1938) foi um poeta de tendência vanguardista, unanimamente considerado pela crítica especializada como um dos maiores poetas hispano-americanos do século XX e o maior poeta peruano, tendo sido também contista, romancista, dramaturgo e ensaísta. Conforme o escritor uruguaio Mario Benedetti, é o mais influente poeta das letras hispano-americanas na atualidade, juntamente com Pablo Neruda, poeta que costumava se referir ao peruano como melhor poeta do que ele próprio.





Francisco Ayala García-Duarte (GranadaEspanha16 de março de 1906— Madrid3 de novembro de 2009) foi um 
escritor espanhol.







Samael Aun Weorpseudônimo de Victor Manuel Gómez Rodríguez 
(GirardotCundinamarca6 de março de 1917 —Cidade do México24 de dezembro de 1977), foi um escritor colombiano de ocultismo, além de fundador do gnosticismo samaelino.

Tonino Guerra (Santarcangelo di Romagna16 de Março de 1920 - Santarcangelo di Romagna, 21 de Março de 2012) foi um poetaescritor e roteirista italiano que tem colaborado com alguns dos mais importantesrealizadores do mundo.

Lupe Cotrim Garaude, de nome completo Maria José Cotrim Garaude Gianotti, (16 de março de 1933 — 18 de fevereiro de 1970) foi uma poetisa e tradutora brasileira, professora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

            Prémio Nobel da literatura 1909
Selma Ottilia Lovisa Lagerlöf, (MårbackaÖstra Ämtervik20 de Novembrode 1858 — Mårbacka, 16 de Março de 1940) foi uma escritora sueca, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 1909
Selma Lagerlöf foi a primeira mulher a ser membro da Academia Sueca, em 1914.







António Tomás Botto (ConcavadaAbrantes17 de Agosto de 1897 — Rio de Janeiro16 de Março de 1959) foi um poeta, contista e dramaturgo português - um dos mais originais e polémicos do seu tempo. A sua obra mais popular,Canções, compreende um conjunto de poemas líricos que expressam o drama do sentir homoerótico, de modo subtil mas explícito, e foi um marco na lírica portuguesa pela sua novidade e ousadia, causando grande escândalo e ultraje entre os meios reaccionários da época. Amigo de Fernando Pessoa, que foi seu editor, defensor crítico e tradutor, conheceu igualmente outras figuras cimeiras da literatura portuguesa. Ostracizado em Portugal, em 1947 viajou para o Brasil, onde viveu os últimos anos em grande atribulação e penúria. Morreu em 1959, no Rio de Janeiro.

Bengt Gunnar Ekelöf (Estocolmo15 de Setembro
de 1903 - Sigtuna16 de Março de 1968) foi um escritor sueco. Depois de uma fase surrealista, sofreu a influência da filosofia oriental.



José Gorostiza (VillahermosaTabasco 10 de novembro de 1901 — 16 de março de 1973) foi um poeta mexicano.

Natália de Oliveira Correia GOSE • GOL (Fajã de BaixoSão Miguel13 de Setembro de 1923 — Lisboa16 de Março de 1993) foi uma intelectual, poeta (a própria recusava ser classificada como poetisa por entender que a poesia era assexuada) e activista social açoriana, autora de extensa e variada obra publicada, com predominância para a poesiaDeputada à Assembleia da República (1980-1991), interveio politicamente ao nível da cultura e do património, na defesa dos direitos humanos e dos direitos das mulheres. Autora da letra do Hino dos Açores. Juntamente com José Saramago (Prémio Nobel de Literatura, 1998), Armindo MagalhãesManuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues foi, em 1992, um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC).
A obra de Natália Correia estende-se por géneros variados, desde a poesia ao romance, teatro e ensaio. Colaborou com frequência em diversas publicações portuguesas e estrangeiras. Foi uma figura central das tertúlias que reuniam em Lisboa nomes centrais da cultura e da literatura portuguesas nas décadas de 1950 e 1960. Ficou conhecida pela sua personalidade livre de convenções sociais, vigorosa e polémica, que se reflecte na sua escrita. A sua obra está traduzida em várias línguas.

Efemérides/16 de março

Sem comentários:

Enviar um comentário