segunda-feira, 14 de março de 2016

Efemérides 14 de Março

José Maria do Amaral

José Maria do Amaral Filho (Rio de Janeiro14 de março de 1812 — Niterói23 de setembro de 1885) foi um poeta brasileiro.
Foi conselheiro do Império, estudou Medicina e Direito em Paris. Começou a publicar suas primeiras obras no Rio de Janeiro, desde 1830, no ano seguinte escreveu no jornal O Nacional. Ao deixar a diplomacia fundou o periódico O Espectador da América do Sul.
Militou na imprensa a favor da República. Segundo José Veríssimo, comentado a obra desse poeta: "Os seus sonetos, nunca reunidos em volume, são talvez como tais, e como poesia subjetiva, o que melhor deixou essa geração".

Théodore de Banville

Théodore de Banville (Moulins14 de março de 1823
Paris13 de março de 1891) foi um poeta e escritor 
Discípulo de Vitor Hugo, publicou em 1842 sua primeira coletânea de versos: Les Cariatides, pela qual passou a ser especialmente considerado entre os homens de letras. Dois anos depois, publicou um segundo livro de versos: Les Stalactites, cujo sucesso foi ainda maior.
Tornou-se realmente conhecido após a publicação, em 1857, de suas famosas Odes Funambulesques. Publicou em 1867 Éxilés, que é considerada sua melhor obra. Escreveu ainda várias peças para teatro, entre elas Cousin du Roi (1857 eSocrate et Sa Femme (1885). Também escreveu Petit Traité de Poésie Française(1872). Banville foi um dos últimos poetas românticos da França.

Alexandre Braga

Alexandre José da Silva Braga (Porto14 de Março de 1829 — Porto, 9 de Maio de 1895) foi um poeta e jornalista português.
Irmão do poeta Guilherme Braga, casado com Margarida Rafael e pai do escritor e tribuno republicano Alexandre Braga (filho), Alexandre Braga (pai) foi advogado, orador e filiado no Partido Republicano Português. Fez parte da geração romântica da década de 1850, juntamente com Camilo Castelo Branco.
Cursou Direito na Universidade de Coimbra, onde conviveu com Soares de Passos, tendo sido um dos fundadores da revista O Novo Trovador. Em 1849, foi um dos fundadores da revista portuense Lira da Mocidade e publicou a colectânea de poesias Vozes de Alma, representativa do ideário poético da sua geração, revelando influências de Alexandre HerculanoLamartine e Victor Hugo, e perpassada dos lugares-comuns da escola literária romântica: o medievismo, o populismo, os ideais da pátria e da liberdade e as queixas do amor ardente.
Em 1856, foi um dos fundadores do jornal político O Clamor Público. Na década de 1850, colaborou ainda em O Bardo e A Grinalda, afastando-se depois da vida literária, para se dedicar às suas funções de advogado e orador.

Castro Alves

Antônio Frederico de Castro Alves (Curralinho14 de março de 1847 —Salvador6 de julho de 1871) foi um 
Nasceu na fazenda Cabaceiras,a sete léguas (42 km) da vila de Nossa Senhora da Conceição de "Curralinho", hoje Castro Alves, no estado da Bahia.
Suas poesias mais conhecidas são marcadas pelo combate à escravidão, motivo pelo qual é conhecido como "Poeta dos Escravos". Foi o nosso mais inspirado poeta condoreiro.

Alexandru Macedonski

Alexandru Macedonski (Bucareste14 de Março de 1854 - 
Bucareste24 de Novembro de 1929) foi um escritor romeno.
Entre 1884 e 1913 viveu em Paris. Dirigiu várias revistas literárias e contribuiu para a difusão do simbolismo no seu país. A sua produção poética (em romeno e francês versa principalmente temas esotéricos.






André Pieyre de Mandiargues

André Pieyre de Mandiargues (14 de março de 1909 - 13 de dezembro de 1991, ambos em Paris, França) foi um escritor francês, ligado ao Surrealismo e nomeado um maldito moderno.

Carlos Heitor Cony (Rio de Janeiro14 de março de 1926) é um jornalista e escritor brasileiro. É editorialista da Folha de São Paulo e membro daAcademia Brasileira de Letras (ABL) desde 2000.













Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, mais conhecido apenas como Manoel Carlos ou simplesmente Maneco 
(São Paulo14 de março de 1933) é um escritor e autor de telenovelas brasileiro. Seus trabalhos são conhecidos por retratar a sociedade carioca contemporânea, principalmente no bairro do Leblon. É pai da atriz Júlia Almeida.







Robert Paul "Tad" Williams (São JoséCalifórnia14 de março de 1957) é um autor estadunidense de vários 
romances de fantasia e ficção científica, incluindo 
Williams está neste momento a escrever a série 
Shadowmarch, cujo primeiro volume foi publicado em novembro de 2004. O segundo volume, Shadowplay, foi publicado em março de 2007. O volume final actualmente intitulado Shadowrise está a ser escrito.

Ignacy Krasicki

Ignacy Krasicki (Galícia3 de fevereiro de 1735 — 
Berlim14 de março de 1801) foi um príncipe polonês 
escritor e poeta do Iluminismo da Polônia, saudado por seus contemporâneos como "o Príncipe dos Poetas."








Friedrich Gottlieb Klopstock foi um poeta alemão 









Darcy Pereira de Azambuja (Encruzilhada do Sul26 de agosto de 1903 — Porto Alegre14 de março de 1970) foi um escritorprofessor universitário e jurista brasileiro.

Cláudio Pacheco Brasil (Campo Maior 11 de maio de 1909 - Teresina14 de março de 1993) foi um professor, escritor e jurista brasileiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário