terça-feira, 8 de março de 2016

Efemérides 8 de Março

Hachiko

Hachiko (em japonêsハチ公), conhecido em japonês como cão fiel Hachikō (忠犬ハチ公, chūken Hachikō?)" foi um cão da raça akita nascido em 10 de novembro de 1923 na cidade de Ōdate, na Prefeitura de Akita
8 de março de1934 (10 anos)
ShibuyaTóquio
 Japão
É lembrado por sua lealdade a seu dono, que perdurou mesmo após a morte deste.








William Roscoe (Liverpool8 de março de 1753 — Liverpool, 30 de junho de 1831) foi um escritor












Jan Nepomucen Potocki (Pikowie, 8 de Março de 1761 
— Uładówka, 2 de Dezembro de 1815) foi um nobre
Sua obra mais famosa é "The Manuscript Found in Saragossa" (O Manuscrito encontrado em Saragoça), romance formado por uma sequência de histórias curtas interligadas, publicado integralmente apenas em 1958, sendo reconhecido como um dos primeiros escritos da chamada literatura fantástica.


Jules Barbier

Paul Jules Barbier (8 de março de 1825 - 16 de janeiro de 1901) foi um poetafrancês, escritor e libretista de ópera escreveu em colaboração com Michel Carré. Destaque dos seus librettos:
(*) em colaboração com Michel Carré.
Escreveu o libreto para La Guzla de l'Emir, ópera de Georges Bizet.
Escreveu o cenário de Léo Delibes, ballet Sylvia.

Wilhelm Heinrich Immanuel Bleek

Wilhelm Heinrich Immanuel Bleek (8 de março de 1827Berlim
 - 17 de agosto de 1875,Cidade do Cabo) foi um lingüista alemão. Seu grande trabalho foi Gramática Comparativa de Línguas Sul-africanas.
Wilhelm Bleek nasceu em Berlim (Reino da Prússia).
De 1845 a 1848 ele estudou teologia em Bonn e foi para Berlim para estudar hebraico, onde foi estudante de Carl R. Lepsius. Sua tese de doutorado (1851) tratou da classe dossubstantivos. Em 1853 ele foi para a África para estudar Khoisan e línguas bantu e começou por escrever uma gramática de isiZulu. Em sua grande obra, Gramática Comparativa, ele estudou os prefixos de substantivos das línguas bantu e introduziu um sistema numeral de classes que não é mais usado hoje.

João de Deus de Nogueira Ramos

João de Deus de Nogueira Ramos (São Bartolomeu de Messines8 de Março de 1830 — Lisboa11 de Janeiro de 1896), mais conhecido por João de Deus, foi um eminente poeta lírico e pedagogo, considerado à época o primeiro do seu tempo, e o proponente de um método de ensino da leitura, assente numa Cartilha Maternal por ele escrita, que teve grande aceitação popular, sendo ainda utilizado. Gozou de extraordinária popularidade, foi quase um culto, sendo ainda em vida objecto das mais variadas homenagens. Foi considerado o poeta do amor e encontra-se sepultado no Panteão Nacional da Igreja de Santa Engrácia, em Lisboa.

Manuel dos Santos Lostada (Enseada de Brito8 de março de 1860 —Florianópolis20 de outubro de 1923) foi um políticojornalista e poeta brasileiro.






Juana de Ibarbourou (Melo8 de março de 1892 — 










Danton Pinheiro Jobim, ou Danton Jobim (Avaré8 de março de 1906 —Rio de Janeiro26 de fevereiro de 1978) foi um advogadojornalistaescritor,políticosenador e 
Era filho de Francisco Antenor Jobim (era juiz de direito da comarca de Avaré) e Joaquina Pinheiro Jobim. Fixou-se no Rio de Janeiro na década de 1920 onde estreia como repórter no jornal "A Noite". Secretariou periódicos como: "A Crítica", "A Manhã", "A Esquerda" e "A Batalha".
Foi diretor-geral do Departamento de Propaganda e Turismo, senador pelo Rio de Janeiro (mandato de 1971 a 1978), serventuário da justiça e professor.
Foi diretor-presidente do jornal Diário Carioca, e trouxe, na época, uma inovação para a imprensa brasileira, que foi o Lead. Considerado o primeiro "scholar" (especialista) no campo da comunicação no Brasil.
Criou no Brasil a primeira escola de jornalismo no Rio de Janeiro. Formou toda uma geração de jornalistas e comunicadores. Professor da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (hoje UFRJ). Foi professor visitante na Universidade do Texas e deu aulas de Didática do Jornalismo em Quito. Promove seminários no Instituto de Altos Estudos sobre a América Latina e no Instituto de Estudos Políticos da Universidade de Paris (Sorbonne).
Como jornalista trabalhou, como diretor, também no jornal Última Hora (Rio de Janeiro). Saiu do jornal e elege-se senador pelo MDB, neste período preside a Associação Brasileira de Imprensa (ABI). No Congresso, muitos são os pronunciamentos sobre ética jornalística, liberdade de imprensa e direitos humanos.
Em setembro de 1977 recebeu da Câmara de Avaré o título de "Cidadão Emérito" e uma rua do município recebeu o seu nome.

Ruy Cinatti

Ruy Cinatti Vaz Monteiro Gomes GCIH (Londres8 de Março de 1915 — Lisboa12 de Outubro de 1986) foi um poeta,antropólogo e agrónomo português.










Sebastião Augusto de Sousa Nery (Jaguaquara8 de março de 1932) é um jornalista e político brasileiro.







João de Deus Barbosa de Jesus (Bahia8 de março de 1932 - Rio de Janeiro16 de Agosto de 2002) foi um comerciantejornalistaescritor e político brasileiro.

Kurt Mahrpseudônimo de Klaus Mahn, (Frankfurt8 de Março de 1934 — Flórida27 de Junho de 1993) foi um escritor de ficção científica alemão e consultor de física da NASA.
Ele participou da série Perry Rhodan desde o começo em 1961 como autor e consultor em física.
Após se diplomar de física, ele mudou-se para os E.U.A., onde chegou em 1972 e ele morou ali até a sua morte. Com um pequeno intervalo na Alemanha em 1977.
Além de novelas para Perry Rhodan, Kurt Mahr compôs também inúmeras novelas para a série Romances Planetários (edições de bolso).
Ele também escreveu as seguintes séries "Guerra na Via Láctea" com 6 novelas, e "O longo caminho para a Terra" com 5 novelas.
Após a morte de William Voltz e a demissão de Thomas Ziegler Kurt Mahr escreveu de 1985 até 1993 1250 resumos juntamente com Enerst Vlcek. Após a sua surpreendente morte Robert Feldhoff tomou seu lugar.

Satoru Akahori

Satoru Akahori (あかほり さとる ou 赤堀 悟, Akahori Satoru, nascido em 8 de Março de 1965) é um escritor japonês 
demangá.
Ele é o criador de Saber MarionetteSakura Wars e Sorcerer Hunters, roteirista e responsável pela criação de novela,mangá e anime.





José Inácio de Abreu e Lima (Recife6 de abril de 1794 — Recife, 8 de março de1869) foi um militarpolítico,
jornalista e escritor. Mesmo sendo brasileiro de nascimento, participou com destaque das guerras de independência da América espanhola. Devido a isso, é conhecido com maior notoriedade como General Abreu e Lima por ter sido um dos generais de Simón Bolívar, um dos principais líderes pela libertação da América hispânica.






Rafael Obligado (Buenos Aires27 de janeiro de 1851 — 8 de março de 1920) foi um poeta argentino.












Krišjānis Barons (Strutele31 de outubro de 1835 - Riga8 de março de 1923) foi um escritor e folclorista letão.
Barons é mais conhecido como o autor de dainas ("Dainu tēvs", canções tradicionais da Letônia), que foi reunindo, entre1894 e 1915, em seis volumes que incluíam 217 996 canções tradicionais. Seu retrato aparece nas notas de 100 lats. Voltou-se para a publicação de textos em letão por parte das gerações jovens e, além do mais, foi um importante editor.




Adolfo Bioy Casares

Adolfo Bioy Casares (Buenos Aires15 de setembro de 1914 — Buenos Aires, 8 de março de 1999) foi um escritor argentino. Sua obra mais conhecida é La invención de Morel. A narrativa de Adolfo Bioy Casares criou um mundo de ambientes fantásticos regidos por uma lógica peculiar e marcados por um realismo de grande verossimilhança.




Ahmos Zu-Bolton II 
(PoplarvilleMississipi21 de outubro de 1935 -Washington, D.C.8 de março de 2005) foi um ativistapoeta e roteirista estadunidense, também conhecido por seu empenho em publicar e editar em nome da cultura afro-americana.
Zu-Bolton cresceu na cidade próxima do Estado do TexasDeRidder, no Estado da Louisiana. Em 1965, ele era um dos vários estudantes negros que integrou a Louisiana State University em Baton Rouge. Após servir nas forças armadas no Vietnam, Zu-Bolton fundou a revista Hoo-Doo, a qual se dedicava às artes e ao ativismo afro-americano, publicou A Niggered Amen: Poems and coedited Synergy D.C. Anthology em 1975. Ele inaugurou, ainda, a Copestetic Bookstore in New Orleans, Louisiana. Zu-Bolton faleceu em 8 de março de 2005, no Howard University Medical Center, em Washington, D.C., aos 69 anos de idade.

Efemérides/8 de março

Sem comentários:

Enviar um comentário