quarta-feira, 9 de março de 2016

Efemérides 9 de Março

Juan de Castellanos

Juan de Castellanos (AlanísSevilla9 de março de













Jacques Vanière (Causses9 de março de 1664 — Toulouse 2 de agosto de 1739) ou Jacobi Vanierii, como assinava em latim, foi um padre jesuíta e poeta francês.
Após tornar-se jesuíta, lecionou humanidades e retórica em algumas instituições. Em 1710, Vanière publicou o Dictionarium poeticum que foi reeditada várias vezes. Publicou ainda diversos poemas menores como Stagna (Lagoas), Columbae(Pombas), Vitis (Uvas) e Ollus (Jardim), que foram reunidos posteriormente em um volume único, onde retrata sua vida pastorial, intitulado Praedium rusticum. A primeira edição foi publicada em 1707 e era dividida em dez livros, que foram reorganizados em dezesseis livros na edição de 1739.

Honoré Gabriel Riqueti de Mirabeau

Honoré Gabriel Riqueti, conde de Mirabeau, (Bignon-MirabeauLoiret9 de Março de 1749
— Paris2 de Abril de 1791) foi um 
parlamentar francês.
Foi um destacado activista e teórico da Revolução Francesa, fez parte doClube dos Trinta e destacando-se pela sua retórica apaixonada e convincente, tanto oral como escrita, o que lhe mereceu o epíteto de L'orateur du peuple, ou seja O orador do povo. Teve uma vida aventurosa, que incluiu uma curta passagem pela diplomacia, em parte como agente secreto, múltiplas passagens pela prisão e pelo exílio, e uma vida amorosa complexa e apaixonada. Fez parte da Maçonaria e teve um papel relevante na Revolução Francesa, durante a fase inicial da qual foi um dos moderados que pretendia a transição para uma monarquia constitucional. A sua morte foi um dos factores que precipitou a queda da monarquia francesa.

Taras Shevchenko

Taras Shevtchenko, em ucraniano Тарáс Григóрович Шевчéнко, transl.Tarás Hryhórovych Shevtchénko (Moryntsi, 25 de fevereiro 9 de março de 1814 — São Petersburgo, 26 de fevereiro / 10 de março de 1861), foi um poeta, pintor, desenhador, artista e humanista ucraniano. Foi fundador da literatura moderna ucraniana e visionário da Ucrânia moderna. Sua maior obra foi a colectânea poética Kobzar.






João Simões Lopes Neto (Pelotas9 de março de 1865 — Pelotas, 14 de junho de 1916) foi um escritor e empresário 
brasileiro. Segundo estudiosos e críticos de literatura, foi o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul, pois procurou em sua produção literária valorizar a história do gaúcho e suas tradições.
Simões Lopes Neto só alcançou a glória literária postumamente, em especial após o lançamento da edição crítica de Contos Gauchescos e Lendas do Sul, em 1949, organizada para a Editora Globo, por Augusto Meyer e com o decisivo apoio do editor Henrique Bertaso e de Érico Veríssimo.

David Garnett

David Garnett (Brighton9 de março 1892 – MontcuqFrança
17 de fevereiro 1981) foi um escritor e editor britânico. Destacado membro do Grupo de Bloomsbury, obteve reconhecimento literário quando seu romance Lady into Fox foi agraciado em 1922 com o prêmio James Tait Black Memorial de ficção.







Victoria Mary Sackville-WestCH (9 de Março de 1892 – 2 de Junho de 1962), mais conhecida por Vita Sackville-West, foi uma poetisaromancista e paisagista inglesa. O seu longo poema narrativo, The Land, valeu-lhe o prémio Hawthornden Prize em 1927. Voltaria a vencê-lo em 1933 com os seus Collected Poems, tornando-se o único autor galardoado duas vezes com este prémio. Dedicou-se à criação do seu jardim em SissinghurstKent, que esteve na origem do celebradoJardim do Castelo de Sissinghurst. Foi famosa pela sua exuberante vida aristocrática, o seu forte casamento e as suas apaixonadas relações lésbicas com mulheres como Virginia Woolf.



José Bezerra Gomes (Currais Novos,9 de março de 1911 — 25 de maio de 1982) foi um escritor norte-riograndense cuja obra obra aborda temática regionalista nordestina.
Suas principais obras são: Os Brutos (romance, 1938), Por Que Não se Casa, Doutor? (romance, 1944), A Porta e o Vento(romance, 1974), Antologia Poética (poesia, 1975).
Em sua homenagem foi criada uma fundação de apoio à cultura, a Fundação Cultural José Bezerra Gomes, na sua cidade natal, Currais Novos, no Rio Grande do Norte.

José Hermógenes de Andrade Filho

José Hermógenes de Andrade Filho (NatalBrasil9 de março de 1921), mais conhecido como Prof. Hermógenes, é um escritorprofessor e divulgador brasileiro de hatha ioga. É doutorado em Yogaterapia pelo World Development Parliament da Índia e é Doutor Honoris Causa pela Open University for Complementary Medicine. O professor Hermógenes recebeu a Medalha de Integração Nacional de Ciências da Saúde e o Diploma d'Onore no IX Congresso Internacional de Parapsicologia, Psicotrónica e Psiquiatria (Milão, 1977). Escolhido o Cidadão da Paz do Rio de Janeiro, em 1988, o Professor Hermógenes recebeu a Medalha Tiradente em 8 de maio de 2000. A premiação foi conferida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, pelo bem-estar e benefícios à saúde que as obras de José Hermógenes de Andrade Filho levaram para os brasileiros. É fundador da Academia Hermógenes de Yoga.

Pedro Bandeira (Santos9 de março de 1942) é um escritor brasileiro de livros infanto-juvenis. Recebeu vários prêmios, como o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, entre outros.
Pedro Bandeira é o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil (vinte e três milhões de exemplares até 2012) e, como especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o país. É autor da série Os Karas, de O Fantástico Mistério de Feiurinha e de A marca de uma lágrima, entre mais de 80 títulos publicados e ainda à venda até 2012.


António de Oliveira Marreca

António de Oliveira Marreca (Santarém26 de Março 
de 1805 — Lisboa9 de Março de 1889), emigrado liberal, economista de renome, escritorprofessor e 
político português. Fez parte do primeiro directório republicano. Foi deputado às Cortes e administrador do Distrito de Angra do Heroísmo (1851). Pode ser considerado como um dos últimos e mais significativos representantes das correntes doutrinais que em matéria económica se desenvolveram no princípio do século XIX em Portugal, tendo associado o seu pensamento económico a uma actividade intelectual diversificada e a uma intervenção social e política relevante. Foi simultaneamente romancista, economista, político da ala esquerda do regime monárquico constitucional português e precursor do republicanismo. Pertenceu à Maçonaria.

Matias Lima (Porto20 de Agosto de 1885 - Porto, 9 de Março de 1970) foi um poeta e bibliófilo que deixou quase dúzia e meia de livros de poemas e alguns em prosa.
Começou a publicar poesia em 1904 e editou a sua última obra poética em 1958. Residia habitualmente no Porto, mas passava largas temporadas na sua bela Casa da Capela, em Viatodos, no concelho de Barcelos.
Apesar de demonstradamente culto, não tinha alma de grande poeta criador. Precisando muitas vezes dum referente espacial, os seus textos têm não raro um interesse bairrista ou então falam-nos dos espectáculos ou reflexões que as suas viagens lhe proporcionavam.
Assim evoca Lemenhe, terra dos seus pais e certamente da sua infância, ViatodosVila Nova de FamalicãoBarcelos,Monte de Fralães, o Porto, o GerêsParis, recantos da Itália, etc. Noutros poemas contudo há menos descritivismo e a sugestão exterior é apenas motivo para voos mais intensamente líricos.

Herculano Pires

José Herculano Pires (AvaréSP25 de setembro de 1914, — São Paulo, SP, 9 de março de 1979) foi um jornalista,filósofoeducadorescritor e tradutor brasileiro.
Destacou-se como um dos mais ativos divulgadores do espiritismo no país. Traduziu os escritos de Allan Kardec e escreveu tanto estudos filosóficos quanto obras literárias inspiradas na Doutrina Espírita.

Yvonne do Amaral Pereira

Yvonne do Amaral Pereira (Valença24 de dezembro de
1900 — Rio de Janeiro9 de março de 1984) foi uma 
costureira e médium brasileira, autora de diversos livros 







Henry Charles Bukowski Jr (nascido Heinrich Karl BukowskiAndernach16 de agosto de 1920 — Los Angeles9 de março de 1994) foi um poetacontista 
romancista estadunidense nascido na Alemanha. Sua obra de caráter (inicialmente) obsceno e estilo totalmente coloquial, com descrições de trabalhos braçais, portes
 e relacionamentos baratos, fascinaram gerações que buscavam uma obra com a qual pudessem se identificar.







Gerardo Majella Mello Mourão (Ipueiras8 de janeiro de 1917 — Rio de Janeiro9 de março de 2007) foi um poeta, ficcionista, jornalista, tradutor, ensaísta e biógrafo. Era membro da Academia Brasileira de Filosofia, da Academia Brasileira de Hagiologia e do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura do Brasil. Cofundador da Associação Nacional de Escritores. Era um dos mais respeitados escritores brasileiros no exterior.

Juan Carlos Portantiero (Buenos Aires1934 - Buenos Aires9 de Março de 2007) foi um sociólogo e escritor argentino.
Portantiero militou desde jovem no partido comunista durante doze anos, mas acabou por seu expulso em 1963 devido a divergências intelectuais.Formou-se em sociologia pela Facultade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires.
Foi um dos introdutores da obra do pensador marxista italiano Antonio Gramsci, na Argentina, a quem dedicou um dos seus livros.
As suas contribuições tiveram impacto em várias gerações de politólogossociólogos e intelectuais latino-americanos que o adotaram como seu mestre. Juan Carlos Portantiero foi um dos autores do bestseller académico Estudios sobre los orígenes del peronismo.

Efemérides/9 de março


Sem comentários:

Enviar um comentário