terça-feira, 12 de maio de 2015

O Longo Inverno de Ruta Sepetys

Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 272
ISBN: 9789896660857
Dimensões: 148 x 235 x 29 mm

Encadernação: Capa mole
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
Literatura > Romance



Sinopse
Em 1941, Lina, de quinze anos, prepara-se para ingressar na escola de artes e para tudo o que aquele verão lhe pode proporcionar. No entanto, uma noite, a polícia secreta soviética invade a sua casa, levando-a juntamente com a sua mãe e o irmão mais novo. São enviados para a Sibéria. O pai de Lina é separado da família e conduzido a um campo de concentração. Lina decide arriscar tudo e usa a sua arte como forma de enviar mensagens, na esperança de que estas cheguem ao campo prisional onde o seu pai se encontra e lhe transmitam que a sua família ainda está viva. É uma longa e comovente viagem. Apenas a força, o amor e a esperança fazem com que Lina e a família resistam a cada dia. Mas será isso suficiente para os manter vivos?
Críticas de imprensa
«Este belíssimo romance de Ruta Sepetys revela uma mestria narrativa ímpar. Um livro de uma força emocional impressionante.» 
The New York Times

«A prosa fluida de Sepetys conduz o leitor pela devastadora tragédia de um momento histórico que é urgente revelar.»
Kirkus Reviews

«Arrebatador… O Longo Inverno é ao mesmo tempo uma história de sofrimento e de triunfo do espírito humano, a narrativa tão trágica quanto reveladora, elaborada com elegância e sentimento.»
Los Angeles Times


Um livro que mexeu com os meus sentimentos, uma história delicada de dor, desespero, medos, tragédia, doença, tristeza, emoção, esperança, amor e alegria.
Uma escrita clara, simples, directa, elegante e melodiosa.
A leitura é envolvente, delirante, fluida, encantadora, cativante, comovente e carregada de sentimentos.
A vida de uma família que se destrói ao serem levados violentamente para um campo de concentração, a existência desta família vai transformar-se numa verdadeira tortura e dureza, vai ser um longo e extenso tormento. A violência física e emocional porque vão passar é desumana.
Lina narra-nos a sua passagem pelo campo de concentração e o que eram obrigados a fazer, com alguns flashbacks pelo meio. Lina nunca deixou de acreditar no futuro.
Ruta Sepetys revelou-se uma verdadeira contadora de histórias, embora esta narrativa seja baseada em factos verídicos no regime/ditadura de Estaline ou Stalinismo, as suas ppersonagens são credíveis e as descrições espectaculares faz com que nos sintamos dentro da própria história. Dei por mim vezes sem conta a sentir as barbaridades porque estavam a passar. Uma história que toca o coração de qualquer pessoa, ninguém consegue ficar indiferente aos horrores da guerra.
Recomendo sem reservas a autora.
Muito Bom ♥♥



Sobre a autora

Ruta Sepetys

Ruta Sepetys, nascida e criada em Michigan, é filha de refugiados lituanos. As nações da Lituânia, Letónia e Estónia desapareceram do mapa em 1941 e não reapareceram até 1990. Como esta é uma história raramente contada, Ruta quis dar voz a centenas de milhares de pessoas que perderam a vida durante as purgas estalinistas na região báltica. Ruta vive com a família no Tennessee.


Sem comentários:

Enviar um comentário