terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Efemérides 12 de janeiro

Agatha Christie

Dame Agatha Mary Clarissa Christie DBE (nascida Agatha Mary Clarissa MillerTorquayDevonInglaterraReino Unido15 de setembro de 1890 —WallingfordOxfordshire, Inglaterra, Reino Unido, 12 de janeiro de 1976), popularmente conhecida como Agatha Christie, foi uma escritora britânica
nascida na Inglaterra que atuou como romancistacontista
dramaturga epoetista. Se destacou no subgênero romance policial, tendo ganho popularmente, em vida, a alcunha de 
"Rainha/Dama do Crime" ("Queen/Lady of Crime", no original em inglês). Durante sua carreira, publicou mais de oitenta livros, alguns sobre o pseudônimo de Mary Westmacott.
Agatha Christie nasceu Agatha May Clarissa Miller, em Torquay, na Grã-Bretanha, em 1890. Durante a I Guerra Mundial, prestou serviço voluntário num hospital, primeiro como enfermeira e depois como funcionária da farmácia e do dispensário. Esta experiência revelar-se-ia fundamental, não só para o conhecimento dos venenos e preparados que figurariam em muitos dos seus livros, mas também para a própria concepção da sua carreira na escrita. Com o seu segundo marido, o arqueólogo Max Mallowan, Agatha viajaria um pouco por todo o mundo, participando activamente nas suas escavações arqueológicas, nunca abandonando contudo a escrita, nem deixando passar em claro a magnífica fonte de conhecimentos e inspiração que estas representavam.
Autora de cerca de 300 obras (entre romances de mistério, poesia, peças para rádio e teatro, contos, documentários, uma autobiografia e seis romances publicados sob o pseudónimo de Mary Westmacott), viu o seu talento e o seu papel na literatura e nas artes oficialmente reconhecidos em 1956, ano em que foi distinguida com o título de Commander of the British Empire. Em 1971, a Rainha Isabel II consagrou-a com o título de Dame of the British Empire. Deixando para trás um legado universal celebrado em mais de cem línguas, a Rainha do Crime, ou Duquesa da Morte (como ela preferia ser apelidada), morreu em 12 de Janeiro de 1976. Em 2000, a 31st Bouchercon World Mistery Convention galardoou Agatha Christie com dois prémios: ela foi considerada a Melhor Autora de Livros Policiais do Século XX e os livros protagonizados por Hercule Poirot a Melhor Série Policial do mesmo século.









Petrus Scriverius

Petrus Scriverius, a forma latinizada de Peter Schrijver ou Schryver (Amsterdã12 de janeiro de 1576 - Oudewater30 de abril de 1660), foi um escritor neerlandês e acadêmico em história nos Países Baixos e na Bélgica.
Ele nasceu em Amsterdã e se formou na Universidade de Leiden, onde se tornou muito próximo de Daniel Heinsius. De 1611 até 1613 ele foi o diretor da Escola Latina em Duisburgo, hoje conhecida como Landfermann-Gymnasium. Ele pertenceu ao grupo de Johan van Oldenbarnevelt e Hugo Grócio, além de provocar o governo da época com a tradução dos versos latinos em homenagem ao seu amigo Hoogerbeets. Grande parte da sua vida ele viveu em Leiden, mas em1650sua visão ficou comprometida e seus últimos anos de vida ele passou na casa de seus filhos em Oudewater, onde veio a falecer em 1660.
Ele é conhecido pelos seus diversos trabalhos, entre eles os seus estudos realizados sobre MarcialAusonius, o Pervigilium Veneris, edições dos poemas deJoseph Justus Scaliger, do De re militari de Flávio Vegécio, as tragédias de Séneca(P. Scriverii collectanea veterum tragicorum, 1621). Seus trabalhos póstumos Opera anecdota, philologica, et poetica (Utrecht, 1738) foi editado por A. H. Westerhovius e Nederduitsche Gedichten (1738) por S. Dockes.
Suas principais contribuições para a história dos Países Baixos são Batavia Illustrata (4 partes, Leiden, 1609); Corte historische Beschryvinghe der Nederlandscher Oorlogen (1612); Inferioris Germaniae . . . historia (1611, 4 partes);Beschryvinghe van Out Batavien (Arnheim, 1612); Het oude Goutsche chronycxken van Hollandt, como editor e impresso em Amsterdã em 1663; e Principes Hollandiae Zelandiae et Frisiae (Haarlem, 1650), traduzido (1678) para o neerlandês por Pieter Brugman.

Charles Perrault

XVII, que estabeleceu bases para um novo gênero literário, o conto de fadas, além de ter sido o primeiro a dar acabamento literário a esse tipo de literatura, feito que lhe conferiu o título de "Pai da Literatura Infantil". Suas histórias mais conhecidas são Le Petit Chaperon rouge (Chapeuzinho Vermelho), La Belle au bois dormant (A Bela Adormecida),
 Le Maître chat ou le Chat botté (O Gato de Botas), Cendrillon ou la petite pantoufle de verre (Cinderella), La Barbe bleue 
(Barba Azul) e Le Petit Poucet (O Pequeno Polegar).
Contemporâneo de Jean de La Fontaine, Perrault também foi advogado e exerceu algumas atividades como superintendente do Rei Luís XIV de França. A maioria de suas histórias ainda hoje são editadas, traduzidas e distribuídas em diversos meios de comunicação, e adaptadas para várias formas de expressões, como o teatro, ocinema e a televisão, tanto em formato de animação como de ação viva.
Escritor francês (1628­ -1703) nasceu em Paris a 13 de Janeiro de 1628 e morreu, também em Paris, a 15 de Maio de 1703. Filho de um advogado, é no meio de uma burguesia culta que o autor é educado. Fez estudos universitários e iniciou a sua carreira profissional como advogado. Em 1654, a convite de um dos seus irmãos, é nomeado «colector de finanças» e mais tarde, em 1661, por indicação do ministro Colbert, ministro das Finanças de Luís XIV, é nomeado «inspector das Obras do Rei». Paralelamente à sua actividade profissional, escreve poesia, frequenta salões literários e escreve obras de circunstância.








Silvério Gomes Pimenta

Silvério Gomes Pimenta (Congonhas do Campo12 de janeiro de 1840 —Mariana30 de agosto de 1922) foi um professor, orador sacro, poeta,biógrafo, prelado e arcebispo de Mariana, foi o primeiro prelado eleito membro da Academia Brasileira de Letras, para a cadeira 19.





Foi o pseudônimo de John Griffith Chaney (São Francisco12 de janeiro de1876 - Califórnia22 de novembro de 1916), autor, jornalista e ativista social norte-americano, pioneiro no que era, então, o novo mundo das revistas comerciais de ficção, tendo sido um dos primeiros romancistas a obter celebridade mundial somente com as suas histórias, além de uma grande fortuna. Dentre as suas obras mais conhecidas, estão The Call of the Wild("Chamado selvagem"), Before Adam ("Antes de Adão"), White Fang("Caninos Brancos") e The Sea Wolf ("O lobo do mar").
O escritor norte-americano John Griffith London nasceu em 1876, em San Francisco, e faleceu em 1916. Depois de uma infância marcadamente negativa, exerceu todo o tipo de profissões, interessando-se, no entanto, pela leitura e pela escrita desde muito cedo. Publicou novelas em diversas revistas. Da sua vasta obra, destacam-se The Son of the Wolf (1900), The Call of the Wild (O Apelo da Selva, de 1903, obra diversas vezes adaptada para cinema), Martin Eden (1903),Love of Life (1907) e John Baleycorn (1913).




Celso Vieira de Matos Melo Pereira, mais conhecido como Celso Vieira (Recife12 de janeiro de 1878 — 19 de dezembro de 1954), foi um historiador escritor 
Publicou as seguintes obras:
"Endimião", 1919. "O Semeador", 1919. "Defesa social", 1920. "Varnhagen", 1923. "Anchieta", 1929. "Para as lindas mãos", 1932. "Tobias Barreto", 1939. "Estudos e orações"(Ensaios), 1941. "Joaquim Nabuco". "Discursos".







Sandro Penna

Nasceu em Perugia em 1906, cidade onde frequentou a escola comercial. Em 1929 partiu para Roma onde passou quase toda a sua vida. Por decisão própria teve sempre ocupações transitórias e de pouca importância, tendo vivido modestamente. Pobre e só, morreu em Roma em janeiro de 1977. 
Publicou livros de poesia com uma certa regularidade, ao mesmo tempo que revia e antologiava as suas obras anteriores. Em 1939, publica em Florença o seu primeiro livro de poemas, "Poesie", e colabora com algumas revistas da época, como "Letteratura" e "Il Frontispizio". Em 1950 edita-se o seu segundo livro, "Appunti" e, em 1956, "Una strana gioia di vivere". No ano seguinte aparece a primeira compilação dos seus livros anteriores em "Poesie", de que aparecerá uma segunda edição anos mais tarde. Em 1973 publica também um livro de contos "Un po' di febbre" e, no final da vida, edita "L'ombra e la luce" (1975) e "Il viaggiatore insonne" (1977).


Rubem Braga (Cachoeiro de Itapemirim12 de janeiro de 1913 — Rio de Janeiro19 de dezembro de 1990) foi um escritor lembrado como um dos melhores cronistas brasileiros. Era irmão do poeta e jornalista Newton Braga.













Adésio Alves Machado, mais conhecido como Adésio 
de 2009), foi um  escritor espírita e ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante e divulgador da doutrina espírita 
Filho de Agenor Alves Machado e Leontina Rego Machado, fez os seus estudos até ao segundo ano do Científico (atual Ensino Médio).



Arnold Ulitz

Arnold Ulitz (Breslau11 de Abril de 1888
— 12 de Janeiro de 1971) foi um escritor 
Seus romances estão impregnados com as impressões de sua participação na Primeira Guerra Mundial. No romance Ararat(1920) descreve o futuro desaparecimento de um mundo ateu, assim como o ressurgimento de uma nova era. O romance Das Testament (1924) mostra o mundo drasticamente corrompido dos anos de após-guerra. Escreveu também novelas e poesias.

Vasco Pratolini

Vasco Pratolini (Florença19 de outubro de 1913 – Roma12 de janeiro de 1991) foi um escritor italiano. Sua principal inspiração era o cotidiano na região da Toscana na primeira metade do século XX. A obra de Pratolini é identificada com oneo-realismo.







Bento Prado Júnior

Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior, conhecido como Bento Prado, ou Prado Jr. (Jaú21 de agosto de 1937 —São Carlos12 de janeiro de 2007), foi professor de Filosofia na Universidade de São Paulo, posteriormente, na Universidade Federal de São Carlosfilósofo







Efemérides/12 de janeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário