sábado, 2 de maio de 2015

Efemérides 2 de maio

Georg Philipp Friedrich von Hardenberg

Novalis

Georg Philipp Friedrich von Hardenberg (Schloss OberwiederstedtWiederstedtHarz2 de Maio de 1772 — 
Weißenfels25 de Março de 1801), Freiherr (barão) von Hardenberg, mais conhecido pelo pseudónimo Novalis, foi um dos mais importantes representantes do primeiro romantismo alemão de finais do século XVIII e o criador da flor azul, um dos símbolos mais duráveis do movimento romântico.

Zoé Valdés (Havana1959) é uma escritora cubana.
Estudou no Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona, mas abandonou os estudos antes de terminar. Depois estudou na Faculdade de Teologia da Universidade de Havana até ao segundo ano, mas também não o terminou. De 1984 a 1988 fez parte da Delegação de Cuba na UNESCO em Paris, e Oficina Cultural da Missão de Cuba em Paris. Mais tarde trabalhou como subdirectora da revista Cine Cubano de 1990 até 1995, ano em que abandonou a sua ilha natal para se radicar em Paris, onde vive a(c)tualmente com o seu terceiro esposo e filha.

Alfred de Musset

Alfred Louis Charles de Musset (Paris11 de Dezembro de 1810 — Paris, 2 de Maio de 1857) foi um poetanovelista e dramaturgo francês do século XIX, um dos expoentes mais conhecidos do período literário conhecido como o Romantismo. Diz-se que ele foi "o mais clássico dos românticos e o mais romântico dos clássicos". O seu estilo influenciou profundamente a literatura europeia, tendo surgido múltiplos seguidores, entre os quais se conta o poeta português Fausto Guedes Teixeira, o expoente máximo do neo-romantismo na poesia lusófona.



Adelino Fontoura Chaves (Axixá30 de março de 1859 — Lisboa2 de maio de 1884) foi um jornalistaator e poeta brasileiro do romantismo






Sem comentários:

Enviar um comentário