terça-feira, 1 de março de 2016

Efemérides 1 de Março

Ruy Barbosa

Ruy Barbosa de Oliveira (Salvador5 de novembro de 1849
 —Petrópolis1 de março de 1923) foi um polímata brasileiro, tendo se destacado principalmente como juristapolítico
Um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo, foi um dos organizadores da República e coautor da constituição da Primeira República juntamente com Prudente de Morais. Ruy Barbosa atuou na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais. Primeiro Ministro da Fazenda do regime instaurado em novembro de 1889, sua breve e discutida gestão foi marcada pela crise do encilhamento sob a proposição de reformas modernizadoras da economia. Destacou-se, também, como jornalista e advogado.
Foi deputadosenadorministro. Em duas ocasiões, foi candidato à Presidência da República. Empreendeu a Campanha Civilista contra o candidato militar Hermes da Fonseca. Notável orador e estudioso da língua portuguesa, foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, sendo presidente entre 1908 e 1919.
Como delegado do Brasil na II Conferência da Paz, em Haia (1907), notabilizou-se pela defesa do princípio da igualdade dos estados. Sua atuação nessa conferência lhe rendeu o apelido de "O Águia de Haia". Teve papel decisivo na entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial. Já no final de sua vida, foi indicado para ser juiz da Corte Internacional de Haia, um cargo de enorme prestígio, que recusou.

Gabriele d’Annunzio

Gabriele d’Annunzio (Pescara12 de março de 
foi um poeta e dramaturgo italiano, símbolo do decadentismo e herói de guerra. Além de sua carreira literária, teve também uma excêntrica carreira política.








Vergílio António Ferreira (Melo28 de janeiro de 1916
— Lisboa1 de março de 1996) foi um escritor português.
Embora formado como professor (veja-se a referência aos professores de Manhã Submersa e Aparição), foi como escritor que mais se distinguiu. O seu nome continua actualmente associado à literatura através da atribuição do Prémio Vergílio Ferreira. Em 1992, foi galardoado com o Prémio Camões.
A sua vasta obra, geralmente dividida em ficção 
(romanceconto), ensaio e diário, costuma ser agrupada em dois períodos literários: o Neorrealismo e o Existencialismo. Considera-se que Mudança é a obra que marca a transição entre os dois períodos férteis.

Marcial

Marco Valério Marcial (em latim Marcus Valerius Martialis; 38-40 d.C., Bilbilis Augusta, atual CalatayudEspanha - 102, Espanha) foi um epigramatista latino.





Georg Ebers

Georg Moritz Ebers (Berlim1 de março de 1837
 — TutzingBaviera7 de agosto de 1898) foi um 
egiptólogo e romancista alemão, conhecido pela apresentação do Papiro Ebers, o qual está entre os mais importantes e antigos documentos médicos do Antigo Egito e do mundo.







Alberto Osório de Castro (Coimbra1 de Março de 
1868 - Lisboa1 de Janeiro de 1946) foi um juiz e










Giles Lytton Strachey (pron. ˈdʒaɪlz ˈlɪtən ˈstreɪtʃɪLondres1 de março de 1880— perto de Hungerford, 21 de janeiro de 1932) foi um biógrafo, crítico literário e escritor britânico.







Oskar Kokoschka (Pöchlarn (Áustria), 1 de Março de 1886 — Villeneuve (Suíça),22 de Fevereiro de 1980) foi um pintor 









Mário de Ascenção Palmério (Monte Carmelo1 de março de 1916 —Uberaba24 de setembro de 1996) foi um professoreducadorpolítico e romancista brasileiro.







Robert Traill Spence Lowell IV (Boston1 de março de 1917 
— Nova Iorque12 de setembro de 1977) foi um poeta norte-americano, considerado o fundador da poesia confessional.




Benedicto Wilfred Monteiro (Alenquer,1 de março de 1924 — Belém15 de junho de 2008) foi um escritorjornalista,advogado e político brasileiro.








Joaquim José Vermelho (Estremoz1 de Março de 1927 - 21 de Setembro de 2002) foi um jornalista e poeta português.













Steven Emory Barnes (Los Angeles1 de Março de 1952) é um escritor norte-americano.
Estudou na Escola Secundária de Los Angeles antes de ingressar na Universidade de Pepperdine, onde estudou Artes e Comunicação. Aficionado das Artes Marciais, que desempenharam uma parte importante nos seus romances, chegando a escrever tratados sobre o assunto, ficou em segundo lugar no Campeonato Nacional de Karaté Coreano no seu país. Mais tarde, para além de vir a ser cinturão negro em Karaté e Judo, dedicou-se também ao jogo do pau filipino, luta com facas e tiro de pistola, entre outras artes marciais. Estudou Hatha Ioga e Ashtanga Ioga. Tirou também um curso de hipnotismo.
Começou por escrever contos de ficção científica, publicando em 1979 o conto The Locusts numa revista, obtendo assim uma nomeação para o Prémio Hugo. Juntando-se a uma associação de Berkeley, a Science Fiction and Fantasy Society, conheceu o escritor Larry Niven, com quem passou a colaborar. Desse convívio resultou o seu primeiro romance em co-autoria, com o título Dream Park de 1981. Muitos outros se seguiram, tal como The Descent Of Anansi de 1982The Legacy Of Heorot de 1987Achilles Choice de 1991The California Voodoo Game e Beowulf's Children de 1995.
Barnes passou então a laborar como argumentista para as indústrias do cinema e da televisão, escrevendo para séries com Baywatch (Marés Vivas), Outer Limits e The Twilight Zone (A Quinta Dimensão). No género do romance publicou obras como Streetlethal de 1983The Kundalini Equation de 1986Fire Dance de 1993Blood Brothers de 1996 e Saturn Racede 2000. Em Charisma de 2000, Steven Barnes analisava o modo como a sociedade programa os indivíduos, prenunciando a sua estigmatização através dos meios tecnológicos.
No ano de 2002 publicou uma obra bastante controversa, Lion's Blood, já que propunha uma alternativa fictícia à Históriada Humanidade. Barnes imagina que, fugindo de Atenas para o EgiptoSócrates despoleta a vitória de Cartago sobreRoma. Séculos mais tarde, os negros africanos colonizam o continente americano, repartindo-o com os vikings e com osaztecas. Os celtas e os francos foram reduzidos ao papel de escravos ao serviço dos negros. Cerca de mil anos após a derrota de Roma, estala uma guerra, análoga à Guerra de Secessão norte-americana, e que envolve Astecas, Zulos e Árabes. Steven Barnes publicou uma continuação deste mundo imaginário com o título Zulu Heart de 2003.

George Herbert

George Herbert (MontgomeryPaís de Gales3 de abril de 1593 – Bemerton,Wiltshire1 de março de 1633) foi um poetaorador e sacerdote anglo-galês.
Membro de uma família aristocrática, estudou na Westminster School e no Trinity College, em Cambridge. Em 1618 foi considerado Fellow da Universidade de Cambridge, instituição onde foi orador entre 1620 e 1628.
Toda a sua obra foi publicada a título póstumo, da qual se destacam: The Temple: Sacred Poems and Private Ejaculations (1633), Herbert compilou o livro Outlandish Proverbs (1640), A Priest to the Temple (ou The Country Parson) (1652).

Camilo Pessanha

Camilo de Almeida Pessanha (Coimbra7 de Setembro de 1867 — Macau1 de Março de 1926) foi um poeta português.
É considerado o expoente máximo do simbolismo em língua portuguesa, além de antecipador do princípio modernista da fragmentação.




Anton Hansen Tammsaare

Anton Hansen Tammsaare (nome correto Anton HansenAlbuJärvamaa30 de janeiro de 1878 
– Tallinn1 de março de 1940), foi um escritor 
estonianocujo volumoso romance Tõde ja õigus
 (Verdade e Justiça; 1926-1933) é considerado uma das principais obras da Literatura estoniana e "O Romance Estoniano".







Mariano Azuela (1 de Janeiro de 1873Lagos de Moreno, estado de Jalisco – 1 de Março de 1952) foi um escritor rmexicano da época da Revolução. O seu trabalho mais célebre foi a obra Los de abajo (traduzida para inglês como "The Underdogs") em 1915. Os seus últimos trabalhos foram Las moscasEl camarada Pantoja, and La luciernaga.



Howard Barry Hannah (23 de abril de 1942 - 1 de março de 2010) foi um escritor e contista norte-americano. Autor de oito romances e cinco coletâneas de contos, Hannah trabalhou com notáveis editores americanos como Gordon Lish, Seymour Lawrence, e Morgan Entrekin. Seu trabalho foi publicado na revista Esquire, New Yorker, The Oxford American, Southern Review, e uma série de revistas americanas quinzenais.




Sem comentários:

Enviar um comentário