terça-feira, 19 de abril de 2016

Chiado Editora | A Senhora da Tapada - Crónicas do Avô Chico de Pedro Jardim

A Senhora da Tapada 
Crónicas do Avô Chico

As Crónicas do Avô Chico - A Senhora da Tapada são crónicas auto-biográficas do autor alicerçadas em memórias familiares, vivências da infância que se desenrolam em terras Alentejanas. Do texto sobressaem valores que traduzem um forte espírito de família, cumplicidades e afectos, ao mesmo tempo, histórias e conhecimentos, transmitidos por uma figura central: o Chico das Maravilhas.

São simples episódios da vida quotidiana, desenhados nas crónicas de Pedro Jardim, que ganham identidade social para todos aqueles que habitam ou possuem raízes nas terras alentejanas.
O texto está hermeticamente estruturado em relatos de memórias de infância - nostalgias da infância do autor no Alentejo - e relatos que apelam ao imaginário, ao sonho de menino, e a histórias de encantar.
Do imaginário decorre a certeza que o sonho comanda a vida.


Os livros de Pedro Jardim não são só conjugações de palavras, emoções, sentimentos e memórias. São chaves para o imaginário, sobre um passado que é comum a muitos de nós, onde os laços afetivos assumem um papel preponderante. Os cenários, as personagens, as cores e os sons, representam, na perfeição, o que há de mais puro e genuíno, na essência e na identidade do Alentejo.

Tiago Salgueiro
Escritor e Investigador na Fundação da Casa de Bragança

Na mágica terra alentejana de Vila Viçosa, desenrolam-se as mais belas manifestações de afetos e vivências familiares. As crónicas do Avô Chico - Senhora da Tapada é dos registos autobiográficos mais bonitos que alguma vez li. Pedro Jardim fá-lo de uma forma que se sente o imenso amor que teve pelo seu avô materno e que nutre por toda a sua família. Simplesmente, encantador!

Liliana Martins
Fadista

Vestindo a pele de várias personagens, Pedro Jardim conjuga memórias pessoais com viagens de fazer inveja a qualquer filme de ficção científica. Para além de ser um retrato fiel de uma época, leva-nos numa viagem pelo passado, presente e futuro. É com esta verdadeira ode à família que retrata factos históricos, educativos e culturais, e em cada linha sente-se o amor e carinho que unem os seus membros.

Mariana Oliveira e Roberta Frontini
Críticas literárias FLAMESmr

"São simples episódios da vida quotidiana, desenhados nas crónicas de Pedro Jardim, que ganham identidade social para todos aqueles que habitam ou possuem raízes nas terras alentejanas. Do imaginário decorre a certeza que o sonho comanda a vida."

Ana Paula Gil
Investigadora do CESNOVA


A Senhora da Tapada

Crónicas do Avô Chico
Pedro Jardim
Edição/reimpressão:2012
Páginas: 200
Editor: Chiado Editora
ISBN: 9789896977054
Coleção: Viagens na Ficção
Idioma: Português
Dimensões: 141 x 214 x 17 mm
Encadernação: Capa 
Coleção: Viagens na Ficção

Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática:
1.ª edição
2.ª edição



Pedro Jardim nasceu em Lisboa, em 1976, e foi no Alentejo, em Vila Viçosa, onde viveu desde muito novo, que descobriu o prazer pelas artes e pela literatura. Fez o liceu na Princesa do Alentejo, berço da poetisa Florbela Espanca, e licenciou-se em Sociologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É chefe de Polícia desde 2006, depois do ingresso na PSP em 1998. Além das funções que exerce, detém também experiência em investigação criminal, com curso de especialização em 2003. A paixão pela literatura fez com que aprofundasse os seus conhecimentos e levou-o a estudar escrita criativa com João Tordo. Vencedor do prémio Mais Literatura 2013, pela revista Mais Alentejo, publicou a sua primeira obra, As Crónicas do Avô Chico, em 2011 e A Senhora da Tapada, no ano seguinte. Conta com inúmeras participações em antologias de poesia e livros de contos. Ser pai levou-o a apaixonar-se pela literatura infanto-juvenil, área que tem já dois títulos editados: O Dragão Rouxinol e Gigante Gigantão, de 2013 e 2014. Com um e outro, tem visitado livrarias, bibliotecas e escolas por todo o país. O Monstro de Monsanto é o seu primeiro romance.


Sem comentários:

Enviar um comentário