quinta-feira, 28 de abril de 2016

Efemérides 28 de Abril

Karl Kraus

Karl Kraus (Jičín28 de abril de 1874 - Viena12 de junho de 1936) foi um dramaturgo,ensaístaaforista e 
Foi também - e sobretudo - satirista e panfletário. Denunciava com grande virulência nas páginas do Die Fackel ("A Tocha") - revista que fundou e da qual foi praticamente o único redator durante quase quarenta anos - os compromissos, as injustiças e a corrupção, notadamente a corrupção da língua, na qual via a fonte dos maiores males de sua época, responsabilizando principalmente a imprensa. É considerado como um dos maiores escritores satíricos em língua alemã do século XX.

Antônio Mariano de Oliveira

Antônio Mariano de Oliveira (Saquarema28 de abril de 1857 
— Niterói19 de Janeiro de 1937), mais conhecido pelo 
pseudônimo Alberto de Oliveira, foi um poeta, professor e farmacêutico brasileiro. Figura como líder do Parnasianismo 
brasileiro, na famosa tríade Alberto de Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac.
Foi secretário estadual de educação, membro honorário da Academia de Ciências de Lisboa e imortal fundador da Academia Brasileira de Letras. Adotou o nome literário Alberto de Oliveira no livro de estreia, após várias modificações dispersas nos jornais.

Harper Lee

Nelle Harper Lee (Monroeville, Alabama28 de abril de 1926) é uma escritora norte-americana, ganhadora do Prêmio Pulitzer em 1961 pela sua obra de ficção To Kill a Mockingbird (O Sol é Para Todos no BrasilPor Favor, Não Matem a Cotovia ou Mataram a cotovia em Portugal).
Em 2007 foi premiada com a "Medalha Presidencial da Liberdade dos Estados Unidos" por suas contribuições à literatura.
Harper Lee foi interpretada por Catherine Keener no filme Capote (2005), porSandra Bullock no filme Infamous (2006), e por Tracey Hoyt no filme para TV Scandalous Me: The Jacqueline Susann Story(1998). Na adaptação de outras vozes de Capote, Other Rooms (1995), a personagem de Idabell Thompkins, que foi inspirado em memórias de Truman Capote de Harper Lee como uma criança, foi interpretado por Aubrey Dollar.

Terry Pratchett

Sir Terence David John Pratchett
OBE (Beaconsfield, Buckinghamshire28 de abril de 1948 — Broad Chalke, Wiltshire12 de março de 2015) foi um escritor inglês, mais conhecido pelos seus livros da série Discworld.
Terry Pratchett começou o interesse por literatura de fantasia lendo as obras deJ.R.R. Tolkien aos treze anos, mesma época em vendeu sua primeira história. Pratchett explica em seu site que com o dinheiro recebido, comprou uma máquina de escrever em segunda mão. A sua primeira novela humorística é "The Carpet people", e o editor Colin Smythe publicou-a em 1971. Após trabalhar em jornalismo e assessoria de imprensa por anos, escrevendo nas horas vagas, ele publicou "A Cor da Magia" em 1983, e o grande sucesso do livro, inaugurando a série Discworld, acabou por levar o autor a uma carreira literária em tempo integral.
Através de um humor cáustico e irónico ele usa histórias ambientadas num mundo de fantasia para trazer à tona incoerências e idiossincrasias bem reais. No entanto, consegue fazer isso sem prejudicar as características mais marcantes das suas obras: o bom humor e o entretenimento inteligente. O seu sucesso há muito que ultrapassou as fronteiras da Inglaterra, tendo os seus livros publicados em 36 idiomas.
O autor sofria de Alzheimer e narrou em 2010 o documentário Terry Pratchett - Choosing To Die, sobre o processo de morte assistida. O documentário estreou em 2011. Faleceu em 12 de março de 2015, com 66 anos.

Matilde Camus

Matilde Camus (SantanderCantabria26 de Setembro de 1919 — Santander, 28 de abril de 2012) foi uma poeta e escritora espanhola.

Sem comentários:

Enviar um comentário