terça-feira, 20 de outubro de 2015

"As primeiras coisas" de Bruno Vieira Amaral vence Prémio José Saramago 2015



O escritor português Bruno Vieira Amaral é o vencedor do Prémio José Saramago pelo seu romance de estreia, As Primeiras Coisas. Esta é a nona edição do prémio que distingue jovens autores com obra editada em língua portuguesa, foi hoje anunciado na Casa dos Bicos, em Lisboa.




As Primeiras Coisas

 
Prémio PEN 2013 / Narrativa
Edição/reimpressão:2013
Páginas: 312
Editor: Quetzal Editores
ISBN: 9789897221217
Dimensões: 150 x 235 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: 
Livros em Português
Literatura > Romance
Poderão ler as primeiras páginas aqui


Sinopse
Prémio Time Out Livro do Ano 2013

Quem matou Joãozinho Treme-Treme no terreno perto do depósito da água? O que aconteceu à virginal Vera, desaparecida de casa dos pais a dois meses de completar os dezasseis anos? Quem foi o homem que, a exemplo do velho Abel, encontrou a paz sob o céu pacífico de Port of Spain? Porque é que os habitantes do Bairro Amélia nunca esquecerão o Carnaval de 1989? Quem é que poderá saber o nome das três crianças mortas por asfixia no interior de uma arca? Onde teria chegado Beto com o seu maravilhoso pé esquerdo se não fosse aquela noite aziaga de setembro? Quantos anos irá durar o enguiço de Laura? De que mundo vêm as sombras de Ernesto, fabuloso empregado de mesa, Fernando T., assassinado a 26 de dezembro de 1999, Jaime Lopes, fumador de SG Ventil, Hortênsia, que viveu e morreu com medo de tudo? Quando é que Roberto, anjo exterminador, chegará ao bairro para consumar a sua vingança?
Memórias, embustes, traições, homicídios, sermões de pastores evangélicos, crónicas de futebol, gastronomia, um inventário de sons, uma viagem de autocarro, as manhãs de Domingo, meteorologia, o Apocalipse, a Grande Pintura de 1990, o inferno, os pretos, os ciganos, os brancos das barracas, os retornados: a Humanidade inteira arde no Bairro Amélia.

Críticas de imprensa
«Surpreendente, de rara e comovente beleza.»
J. Rentes de Carvalho

«A destreza e o domínio de quem pratica a literatura como uma arte de alta competição.»
Visão

«A entrada no romance português de uma voz brutal, incómoda e invulgarmente culta.»
Diário de Notícias

«O romance de estreia de Bruno Vieira Amaral confirma uma grande solidez. E traz uma personagem colectiva, o Bairro Amélia, que talvez tenha vindo para ficar no imaginário literário português.»
Isabel Lucas, Público

Bruno Vieira Amaral

Bruno Vieira Amaral nasceu em 1978. Formado em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE, é crítico literário, tradutor, e autor do Guia Para 50 Personagens da Ficção Portuguesa e do blogue Circo da Lama. Em 2002, uma temerária incursão pela poesia valeu-lhe ser selecionado para a Mostra Nacional de Jovens Criadores. Colaborou no DN Jovem, revista Atlântico e jornal i. Atualmente colabora com a revista Ler e é assessor de comunicação das editoras do Grupo Bertrand Círculo. As Primeiras Coisas é o seu primeiro romance. Foi considerado livro do ano em 2013 para a Revista Time Out (ano em que o autor recebeu o Prémio Novos por se destacar na literatura). Mais recentemente, As Primeiras Coisas, foi distinguido com o Prémio PEN CLUBE Narrativa e o Prémio Literário Fernando Namora.


Sem comentários:

Enviar um comentário