Georg Büchner
Karl Georg Büchner (Goddelau, Hesse-Darmstadt, 17 de outubro de 1813 — Zurique, 19 de fevereiro de 1837) foi um escritor e dramaturgo alemão.
Seguindo a tradição da família, começou a estudar medicina em 1831. Seu espírito revolucionário logo encontraria um meio de expressão na literatura. Sua intenção de promover uma insurreição no Hesse sob o lema: Paz às cabanas! Guerra aos palácios!, foi motivo de uma ordem de prisão, e ele refugiou-se na casa do pai. Ali escreveu A morte de Danton (1835), uma análise ao mesmo tempo exaltada e pessimista das causas do fracasso da Revolução Francesa, e que foi o primeiro drama realista alemão.
Entre as obras que vieram a seguir, todas publicadas depois de sua morte, destacam-se a comédia Leôncio e Lena, sátira às ideias românticas, e a novela Lenz, homenagem a Jakob Michael Reinhold Lenz, membro, como Büchner, de um movimento literário conhecido como A Jovem Alemanha. Com Woyzeck (1836), sua última peça, que em 1921inspirou uma ópera ao austríaco Alban Berg, Büchner influenciou o drama social que veio com os naturalistas e expressionistas. Com um argumento baseado em fatos reais, o autor denuncia cruamente a opressão dos humildes. Perseguido pela polícia, Büchner fugiu para a Suíça e morreu em Zurique em 19 de fevereiro de 1837, com apenas 23 anos de idade.
Nathanael West
Nathanael West, pseudônimo de Nathan Wallenstein Weinstein (17 de outubro de 1903 - 22 de dezembro de 1940) escritor estadunidense.
António Vítor Ramos Rosa GOSE • GCIH (Faro, 17 de Outubro de 1924 –Lisboa, 23 de Setembro de 2013), foi um poeta, tradutor e desenhador português.
Li Yaotang (Chinês: 李尧棠, Zi: 芾甘, Feigan) (Chengdu, 25 de novembro de 1904 -17 de outubro de 2005) é considerado um dos mais importantes e lidos escritores chineses do século XX. Simpático a filosofia anarquista escreveu sob o pseudônimo Ba Jin (巴金, também Pa Chin) inspirado nos anarquistas russos, Bakunin e Kropotkin. Suas primeiras obras datam de meados de 1920.
Sem comentários:
Enviar um comentário