sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Efemérides 23 de outubro

Fabrício Carpinejar



Poeta brasileiro nascido em Caxias do Sul, a 23 de Outubro de 1972. Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, exerce funções de jornalista e professor. Recebeu os Prémios: Olavo Bilac (Acad. Bras. de Letras); Cecília Meireles (União Bras. de Escritores - UBE); Marengo D’Oro (Itália); Açorianos da Literatura (por duas vezes); destaque literário - Júri Oficial como melhor livro de poesia da 46ª Feira do Livro de Porto Alegre; e Fernando Pessoa (UBE). Foi traduzido para alemão por Curt Meyer-Clason e assinou contrato com Terre de Mezzo (Itália) e Éditions Eulina Carvalho (França). Participou em antologias no México, na Colômbia, na Índia e em Espanha.

Poeta e jornalista, mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS. Nasceu em Caxias do Sul (RS).
Obras:
 “Caixa de Sapatos” – antologia (2003), 
“Cinco Marias” (2004), “Como no céu- Livro de visitas” (2005), “Porto Alegre e o dia em que a cidade fugiu de casa” (2004), “O amor esquece de começar”, “Filhote de cruz credo” (2006), “Meu filho, minha filha” (2007), "Canalha!”, “Diário de um apaixonado- sintomas de um bem incurável” (2008), www.twitter.com/carpinejar, O amor esquece de começar, entre outros.
 Últimos Prêmios:
Prêmio Jabuti/2009, edição 51ª, da Câmara Brasileira do Livro, na categoria Contos e Crônicas, com Canalha!
Prêmio O Sul, Nacional e os Livros com Meu Filho, Minha Filha, escolhido como o melhor livro de poesia de 2007, edição 53ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Prêmio AGEs Livro do Ano 2008, da Associação Gaúcha de Escritores, com Meu Filho, Minha Filha, escolhido o melhor livro de poesia de 2007.

Théophile Gautier

Pierre Jules Théophile Gautier (Francês: [pjɛʁ ʒyl teofil ɡotje]Tarbes31 de agosto de 1811 — Paris23 de outubro de 1872) foi um escritorpoetajornalista e crítico literário francês.
Enquanto Gautier foi um ardente defensor do Romantismo, sua obra é difícil de classificar e continua a ser um ponto de referência para muitas tradições literárias posteriores, como ParnasianismoSimbolismo,Modernismo e Decadentismo. Ele foi amplamente valorizado por escritores tão diversos como BalzacBaudelaire, os irmãos GoncourtFlaubertProustOscar Wilde.

O Romance da Múmia

John Michael Crichton (Chicago23 de outubro de 1942 — Los Angeles4 de novembro de 2008) foi um escritorprodutor 
de filmes e de televisão estadunidense. Seus trabalhos mais conhecidos são novelas de ficção científica, dentre os quais, sua obra mais conhecida, Parque dos Dinossauros, adaptado para o cinema por Steven Spielberg com o título Jurassic Park, e a série de televisão ER.
Michael Crichton também dirigiu e/ou produziu vários filmes e programas de televisão. Entre outros, Crichton dirigiu o filme Coma, adaptado de uma novela de Robin Cook.
Seu gênero literário pode ser descrito como Thriller tecnológico, que é, geralmente, a união de ação e de detalhes técnicos. Muitas das suas novelas têm termos médicos ou científicos, refletindo seu treino médico e científico — Crichton era formado em medicina pela Harvard Medical School.
Crichton morreu em 4 de novembro de 2008, aos 66 anos, em conseqüência de um câncer.

Efemérides/23 de outubro


Sem comentários:

Enviar um comentário