quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Cem Traças!



Cem Traças!



O projecto Cem Traças é um projecto de ilustração científica desenvolvido com base em borboletas nocturnas, traças, da colecção de insectos do Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Os autores desenvolveram este projecto no âmbito do Mestrado em Desenho pela Faculdade de Belas-Artes. O livro "Cem Traças" consiste num catálogo das ilustrações realizadas ao longo deste projecto.
Este projecto é baseado numa série de ilustrações de borboletas nocturnas (traças) desenvolvidas a partir de espécimes da colecção de insectos do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, no âmbito do Mestrado em Desenho da Faculdade de Belas-Artes. Será publicado um catálogo das ilustrações científicas realizadas e serão ainda produzidos outro tipo de materiais de divulgação (tal como postais, t-shirts, etc). O objectivo principal deste projecto é divulgar a colecção de insectos e a importância das colecções científicas, assim como a importância da ilustração científica enquanto meio de comunicação visual.
Nas 100 ilustrações realizadas, estão representadas 16 Famílias de borboletas nocturnas. As ilustrações são o ponto central do catálogo, sendo acompanhadas por um mapa assinalando o local de colheita e também, uma escala de cada exemplar. As ilustrações são ainda acompanhadas pelo número de catálogo de cada exemplar, usado como base para cada ilustração. 
 
O livro será bilingue, apresentado texto em Português e Inglês.

SOBRE O PROMOTOR

Pedro Araújo
Nasceu em Lisboa (Portugal), a 8 de Abril de 1992. Frequenta o 2º ano de Mestrado em Desenho na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Licenciado em Design no IADE. Frequentou o curso de Especialização em Audiovisuais na Escola Secundária António Arroio entre 2008 e 2010.
Nasceu em Zaporojje (Ucrânia), a 1 de Maio de 1990. Frequenta o 2º ano de Mestrado em Desenho na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Frequentou o curso de Produção Artística - Ourivesaria, na Escola Secundária Artística António Arroio entre 2006 e 2009, e uma escola artística, quando ainda vivia na Ucrânia, entre 2000 e 2003.
Luís Filipe Lopes
Luís Filipe Lopes, é formado em Biologia e bolseiro investigador no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, onde é curador da colecção de insectos. Uma parte da sua actividade é dedicada à divulgação de ciência, como é o caso da recente publicação em BD sobre alterações climáticas Portugal 2055
 Associação Tentáculo
 A Associação Tentáculo é uma associação cultural que foi criada no seguimento da publicação de BD Zona, providenciando suporte para esta e outras publicações. Além das publicações próprias da Associação Tentáculo, esta tem colaborado com outras publicações e realizado pontualmente outras actividades, tais como exposições e workshops. A Associação será responsável pela gestão do apoio obtido e pela publicação deste livro.

Para financiar a impressão do livro temos uma campanha de crowdfunding a decorrer a partir de agora! Aqui podem apoiar este projecto e como contrapartida receber recompensas por valores bastante interessantes, incluindo o livro a preço mais baixo, postais, posters, t-shirts, etc!




Sem comentários:

Enviar um comentário