sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Efemérides 30 de outubro

Paul Valéry


Paul Valéry - Ambroise-Paul-Toussaint-Jules Valéry, foi um filósofo, escritor e poeta francês da escola simbolista cujos escritos incluem interesses em matemática, filosofia e música. Wikipédia
Nascimento: 30 de outubro de 1871,Sète, França
Falecimento: 20 de julho de 1945, Paris, França
Indicações: Nobel de Literatura
Autor de "A Jovem Parca" e "A Dança".

Ambroise-Paul-Toussaint-Jules Valéry (Sète30 de outubro de 1871 —Paris20 de julho de 1945) foi um filósofoescritor e poeta francês da escola simbolista cujos escritos incluem interesses em matemáticafilosofia emúsica.
Valéry nasceu em Sète,[ filho de um pai corso e uma mãe genovesa-Ístria, em uma cidade na costa mediterrânea do Hérault, mas ele foi criado emMontpellier, maior centro urbano da região. Após a educação católica romana tradicional, ele estudou direito na universidade, então residia em Paris a maior parte do resto de sua vida, onde estava, por um tempo, parte do círculo de Stéphane Mallarmé.
Realizou os estudos secundários em Montpellier e iniciou sua carreira emDireito em 1889. Na mesma época publicou seus primeiros versos, fortemente influenciados pela estética da literatura simbolista dominante na época. Em 1894 se instalou em Paris, onde trabalhou como redator no Ministério de Guerra. Depois da Primeira Guerra Mundial se dedicou inteiramente à literatura e foi aceito pela Academia Francesa em 1925.
Sua obra poética foi influenciada por Stéphane Mallarmé, que consequentemente influenciou outro francês, Jean-Paul Sartre.


Fiódor Dostoiévski




Fiódor Dostoiévski ( Moscovo, 30.10.1821/11.11.1821 - S.Petersburgo, 28.01.1881) foi um dos grandes percursores, como Emily Brontë, da mais moderna forma do romance, exemplificada em Marcel Proust, James Joyce, Virgina Woolf entre outros. Filho de um médico militar, aos 15 anos é enviado para a Escola Militar de Engenharia. de S. Petersburgo. Aí lhe desperta a vocação literária, ao entrar em contacto com outros escritores russos e com a obra de Byron, Vítor Hugo e Shakespeare. Terminado o curso de engenharia, dedica-se a fazer traduções para ganhar a vida e estreia-se em 1846 com o seu primeiro romance, Gente Pobre. Após mais umas tentavivas literárias, foi condenado à morte em 1849, por implicação numa suspeita conjura revolucionária. No entanto, a pena foi-lhe comutada para trabalhos forçados na Sibéria. Durante os seus anos de degredo teve uma vida interior de carácter místico, por ter sido forçado a conviver com a dura realidade russa, o que também o levou a familiarizar-se com as profundezas insuspeitas da alma do povo russo. Amnistiado em 1855, reassumiu a actividade literária e em 1866, com Crime e Castigo, marca a ruptura com os liberais e radicais a que tinha sido conotado. As obras de Dostoiévski atingem um relevo máximo pela análise psicológica, sobretudo das condições mórbidas, e pela completa identificação imaginativa do autor com as degradadas personagens a que deu vida, não tendo, por esse prisma, rival na literatura mundial. A exactidão e valor científico dos seus retratos é atestada pelos grandes criminalistas russos. Neste grande novelista, o desejo de sofrer traz como consequência a busca e a aceitação do castigo e a concepção da pena como redentora por meio da dor.


Pío Baroja


Pío Baroja y Nessi (São Sebastião, 28 de dezembro de 1872  Madrid, 30 de outubro de 1956) foi um escritor espanhol da chamada Geração de 98. Foi irmão do pintor e escritor Ricardo Baroja e tio do antropólogo Julio Caro Baroja e do diretor de cine e guionista Pío Caro Baroja.











Joan Perucho


Joan Perucho Gutiérrez (Barcelona, 7 de novembro de 1920 -Barcelona, 30 de outubro de 2003), poeta, novelista, articulista y crítico de arte, foi um dos escritores españoles mais traduzidos. Começou a sua obra como escritor em castellano, o grosso da sua obra foi escrita em catalão.
Alternou o trabalho de escritor com a actividade profissional de juiz. Era membro da Reial Acadèmia de Bones Lletres de Barcelona y Doctor Honoris Causa pela Universitat Rovira i Virgili de Tarragona.
De él dijo Luis Alberto de Cuenca con motivo de la obtención del Premio Nacional de las Letras Españolas del año 2002:
Joan Perucho ha escrito de todo —libros de prosa, espléndidos poemas— y siempre lo ha hecho con esa especie de mezcla de erudición socarrona y de vértigo expresivo que caracteriza su escritura y que hace de él uno de los escritores más originales que tenemos ahora en la literatura española, comprendiendo en ese concepto todas las demás literaturas peninsulares.

Jacques Amyot

Jacques Amyot (Melun30 de outubro de 1513 — 6 de fevereiro de 1593) foi um escritor e tradutor 
Estudou na Universidade de Paris e depois em Bourges, onde ensinou grego elatim de 1536 a 1546. Tendo traduzido Etiópias de Heliodoro, foi distinguido porFrancisco I, que lhe deu a Abadia de Bellozane e oencarregou de traduzir Plutarcopra o francês. Viveu, então, algum tempo na Itália, onde compulsou manuscritos gregos e latinos e onde participou do Concílio de Trento. Ao voltar à França, foi nomeado preceptor dos futuros Carlos IX e Henrique III. Publicou em 1529 a tradução de Dáfnis e Cloé de Longo e as Vidas Paralelas de Plutarco, a sua obra-prima. Capelão-mor da França em 1560 e bispo de Auxerre em 1570, dividiu o resto de sua vida entre a diocese, onde combateu o protestantismo, e a vida literária, com a tradução e publicação das Obras Morais de Plutarco em 1572.
O Amyot escritor influenciou profundamente o espírito e a literatura do Século XVI. Não só deu a conhecer à França a obra de Plutarco, como a beleza de sua escrita e a clareza e vigor do seu estilo já anunciavam a prosa clássica. Montaigneagradecia-lhe por ter ensinado a seus contemporâneos como se devia escrever e declarava: "É ele nosso breviário".

Sem comentários:

Enviar um comentário