sábado, 24 de outubro de 2015

Efemérides 24 de outubro

Ramalho Ortigão


Ramalho Ortigão foi escritor e jornalista. (Porto, 24 de outubro de 1836 — Lisboa, 27 de setembro de 1915) , onde foi criado pela avó, e estudou Direito em Coimbra, não tendo, porém, acabado o curso. Foi professor de Eça de Queirós, com quem escreveu um dos primeiros livros policiais da literatura portuguesa. Com Eça também fundou mais tarde As Farpas. Com Antero de Quental bateu-se em duelo, à espada, por causa de uma contenda decorrente da Questão Coimbrã. Figura destacada do século XIX, literário e intelectual português, e, em particular, da Geração de 70, foi um ilustre membro do grupo dos "Vencidos da Vida".



Ziraldo

humorista, colunista e jornalista brasileiro. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e é, atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.






Alexandra David-Néel

Alexandra David-Néelpseudônimo de Louise Eugénie Alexandrine Marie David (ParisFrança24 de outubro de 1868 — Digne-les-Bains8 de setembro de 1969) foi uma famosa escritora espiritualistabudistaanarquista, reformadora religiosa e exploradora francesa.
David-Néel viajou durante quatorze anos por todo o Tibete e foi reconhecida como a primeira mulher europeia a ser consagrada lama. Tornou-se praticante de tumo, uma técnica essencialmente tibetana de aquecimento corporal por meio da meditação, e da criação de tulpas, criaturas imaginárias que, segundo os monges budistas, chegariam quase a se materializar no mundo real.
No decorrer de suas viagens e estudos escreveu mais de quarenta livros sobre o budismo.

Amadeu Amaral

Amadeu Ataliba Arruda Amaral Leite Penteado (Capivari (hoje Monte-Mor), 6 de novembro de 




Sem comentários:

Enviar um comentário