sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Doação de verba para Hospital Pediátrico Bissau com a venda do livro Rosa no País das Flores da Luta de Maria-Do-Céu Mascarenhas



Rosa no País das Flores da Luta | Maria-do-Céu Mascarenhas

Chiado Editora tem o prazer de informar que a autora Maria-do-Céu Mascarenhas concretizou o objetivo que tinha em vista com a publicação da sua obra o qual consta da respetiva contracapa, onde se informa: “Por cada exemplar desta edição reverterá 1 euro a favor da Pediatria do Hospital Simão Mendes, de Bissau”.


Assim, no passado dia 19 de Outubro, foram entregues à Diretora daquele Serviço, Dr.ª Margarida Gomes, e à médica Dr.ª Nádia, materiais médicos hospitalares, alguns dos quais de emergência médica, para crianças, incluindo neonatais, no valor aproximado de 550 euros.

A entrega foi feita por via diplomática, pelo que a Autora muito agradece o precioso apoio e a amável colaboração do Camões- Instituto da Cooperação e da Língua, bem como da Embaixada de Portugal em Bissau. 



Rosa no País das Flores da Luta - Após um ano de docência liceal como cooperante na República da Guiné-Bissau, Rosa está em viagem de regresso a Lisboa. No avião, medita sobre as suas vivências durante esse tempo singular, as quais lhe ocasionam, por associação de ideias, outras reflexões.  Indisposta, dormita, dorme e sonha.  Os sonhos revivem experiências da sua vida na Guiné,  recuperam  memórias  várias,  sobretudo  da  sua  infância  –  a  qual  decorreu  em pleno Estado Novo -, ao que se mistura, como acontece nos estados oníricos, material distorcido e fantasiado, de natureza simbólica ou metafórica. Um narrador omnisciente dá conta, quer dos sonhos de Rosa, quer dos seus pensamentos em estado de vigília, por onde perpassam, entre outros, temas relacionados com a História portuguesa e a guerra colonial. Ao leitor é dada a conhecer e sentir a paisagem e o ambiente físico e humano da Guiné-Bissau e, ainda que tanto o título da obra como a sua estrutura formal remetam para “Alice no  País  das  Maravilhas”,  essa  aparência  inocente,  frequentemente  bem humorada e irónica, reveste propostas de reflexão sobre temas sérios e sempre actuais. O texto contém ainda uma vibrante homenagem à Língua Portuguesa, sendo em todo ele perceptível uma mensagem de fraternidade e de Paz.


Maria do Céu Mascarenhas nasceu em Lisboa. Possui o grau de Mestre em Estudos Literário Comparados (tese defendida em 1989, após curso de dois anos, na F.C.S.H., U.N.L)* e é licenciada (F.L.L) em Estudos Anglo-Americanos (1977)** e em Filologia Germânica (1982)**. Exerceu docência nos ensinos preparatório, secundário e superior, tendo sido professora do quadri de nomeação definitiva em escolas de Lisboa e periferia, professora cooperante no Liceu de Bissau, assistente convidada na Universidade Aberta, em Lisboa, e docente de Língua, Literatura e Cultura Portuguesas, durante 10 anos, em Universidades alemãs (Colónia e Saarbrücken). Tem colaboração escrita dispersa em jornais e revistas nacionais e estrangeiras. É autora de dois pequeno livros de viagens e tem também publicado um livro de versos no género infanto-juvenil. É ainda tradutora freelancer a partir das línguas inglesa, alemã e francesa, com livros publicados por si traduzidos (Edições 70, Difel).*Classificação: Muito Bom**Classificações: Bom (Licenciaturas frequentadas e concluídas como trabalhadora-estudante)No decurso dos estudos académicos, a Autora frequentou, como Opção, uma disciplina de Psicanálise, tendo estudado a obra de Freud "Interpretação dos Sonhos", onde colheu conhecimentos que aplicou na elaboração de "Rosa no País das Flores da Luta".


Sem comentários:

Enviar um comentário