domingo, 18 de outubro de 2015

Efemérides 18 de outubro

Benedetto Fioretti

Benedetto Fioretti di Mercatale (Pseudônimos: Udeno Nisiely da Vernio; Fracastoro) (1579-1642), (* Mercatale, perto de Pistóia18 de outubro de 1579 †Pistóia 30 de junho de 1642) foi filósofoteólogogramáticopoetacrítico literáriofilólogo e educador italiano. Foi autor da obra Proginnasmi poetici (publicada em 5 volumes entre 1620-1639), ampla coletânea de notas críticas sobre autores de várias épocas, desde os gregos e latinos até os escritores italianos do século XVI, de onde emergem a extraordinária versatilidade e a riqueza de interesses do autor. Como moralista, escreveu as obras Osservazioni di creanze (Observações sobre a fé) e Esercizi morali (1633, Exercícios morais). Foi crítico mordaz de AriostoAristóteles e de outros autores clássicos. Foi também cofundador da Academia dos Apatistas. Segundo Girolamo Tiraboschi (1731-1794), foi mais poeta do que filósofo

Bernd Heinrich Wilhelm von Kleist (Frankfurt an der Oder, 18 de Outubro de 1777 – Berlim-Wannsee, 21 de novembro de 1811) foi um poetaromancista,dramaturgo e contista alemão. É conhecido por sua comédia O Jarro Quebrado, pela tragédia Pentesiléia bem como por seu conto Michael Kohlhaas.









Tibor Déry (Budapeste18 de outubro de 1894 — Budapeste, 18 de agosto de 1977) foi um escritor, romancista e roteirista de cinema e tevê húngaro.

Isabel Briggs Myers (18 de outubro de 1897 – 5 de maio de 1980) foi uma escritora e psicóloga estadunidense, mais conhecida por ser, junto a sua mãe, co-criadora do sistema de identificação de personalidades conhecido pela sigla MBTI(de Myers-Briggs Type Indicator).

Ivanir Pineda Sanches (Palmital18 de outubro de 1950), é uma professoraescritorapoetisa

Charles Michael Levine, mais conhecido por Chuck Lorre (18 de outubro de 1952), é um escritor, diretor, produtor e compositor americano que criou várias sitcomsamericanas, como Two and a Half MenThe Big Bang Theory , Mike & Molly eMom
Em 2011, envolveu-se em uma polêmica com o ator Charlie Sheen, após ofensas dirigidas do ator para o produtor. Tal fato culminou com a trágica demissão de Charlie Sheen da Warner.



Casimiro de Abreu

Casimiro José Marques de Abreu (Silva Jardim4 de janeiro de 1839 —Nova Friburgo18 de outubro de 1860) foi um poeta brasileiro da segunda geração do romantismo. Filho do fazendeiro português José Joaquim Marques de Abreu e de Luísa Joaquina das Neves, uma fazendeira de Silva Jardim (na época, Capivary), viúva do primeiro casamento. Com José Joaquim ela teve três filhos, embora nunca tenham sido oficialmente casados. Casimiro nasceu na Fazenda da Prata, em Casimiro de Abreu, propriedade herdada por sua mãe em decorrência da morte do seu primeiro marido, de quem não teve filhos.
A localidade onde viveu parte de sua vida, Barra de São João, é hoje distrito do município que leva seu nome, e também chamada "Casimiro de Abreu", em sua homenagem. Recebeu apenas a instrução primária no Instituto Freese, dos onze aos treze anos, em Nova Friburgo, então cidade de maior parte da região serrana do estado do Rio de Janeiro, e para onde convergiam, à época, os adolescentes induzidos pelos pais a se aplicarem aos estudos.
Aos treze anos transferiu-se para o Rio de Janeiro para trabalhar com o pai no comércio. Com ele, embarcou para Portugal em 1853, onde entrou em contato com o meio intelectual e escreveu a maior parte de sua obra. O seu sentimento nativista e as saudades da família escreve: "estando a minha casa à hora da refeição, pareceu-me escutar risadas infantis da minha mana pequena. As lágrimas brotavam e fiz os primeiros versos de minha vida, que teve o título de Ave Maria".
Em Lisboa, foi representado seu drama Camões e o Jau em 1856, que foi publicado logo depois.
Seus versos mais famosos do poema Meus oito anos: Oh! Que saudades que tenho/da aurora da minha vida,/ da minha infância querida/que os anos não trazem mais!/ Que amor, que sonhos, que flores,/naquelas tardes fagueiras,/ à sombra das bananeiras,/ debaixo dos laranjais!.
Em 1857 retornou ao Brasil para trabalhar no armazém de seu pai. Isso, no entanto, não o afastou da vida boêmia. Escreveu para alguns jornais e fez amizade com Machado de Assis. Em 1859 editou as suas poesias reunidas sob o título de Primaveras.
Tuberculoso, retirou-se para a fazenda de seu pai, Indaiaçu, hoje sede do município que recebeu o nome do poeta, onde inutilmente buscou uma recuperação do estado de saúde, vindo ali a falecer. Foi sepultado conforme seu desejo em Barra de São João, estando sua lápide no cemitério da secular Capela de São João Batista, junto ao túmulo de seu pai.
Espontâneo e ingênuo, de linguagem simples, tornou-se um dos poetas mais populares do Romantismo no Brasil. Seu sucesso literário, no entanto, deu-se somente depois de sua morte, com numerosas edições de seus poemas, tanto no Brasil, quanto em Portugal. Deixou uma obra cujos temas abordavam a casa paterna, a saudade da terra natal, e o amor (mas este tratado sem a complexidade e a profundidade tão caras a outros poetas românticos). A despeito da popularidade alcançada pelos livros do poeta, sua mãe, e herdeira necessária, morreu em 1859 na mais absoluta pobreza, não tendo recebido nada em termos de direitos autorais, fossem do Brasil, fossem de Portugal.
Encontra-se colaboração da sua autoria nas revistas O Panorama (1837-1868) e A illustração luso-brasileira (1856-1859).
É o patrono da cadeira número seis da Academia Brasileira de Letras, fundada por Machado de Assis.

Manuel Teixeira Gomes BTO • GCSE (Vila Nova de Portimão27 de Maio de 1860 — BougieArgélia18 de Outubro de 1941político, diplomata e escritor português, foi o sétimo presidente da Primeira República Portuguesa de 6 de Outubro de 1923 a 11 de Dezembro de 1925. Tem uma biblioteca e uma escola secundária com o seu nome em Portimão.



















Sem comentários:

Enviar um comentário