quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Efemérides 1 de outubro

Eric Hobsbawm

Eric John Ernest Hobsbawm (Alexandria9 de junho de 1917 
Londres1 de outubro de 2012) foi um historiador marxista britânico reconhecido como um importante nome da intelectualidade do século XX. Ao longo de toda a sua vida, Hobsbawm foi membro do Partido Comunista Britânico.
Um de seus interesses foi o desenvolvimento das tradições. Seu trabalho é um estudo da construção dessas tradições no contexto do Estado-nação. Argumentou que muitas vezes as tradições são inventadas por elites nacionais para justificar a existência e importância de suas respectivas nações.




Tom Clancy

Thomas Leo "Tom" Clancy, Jr. (12 de Abril de 1947 – 1 de Outubro de 2013) foi um escritor e historiador americano conhecido pelos seus enredos detalhados de espionagem e de ciência militar que ocorrem durante e depois da Guerra Fria.
Clancy é considerado o inventor do "techno-thriller", um género híbrido literário que funde acção e aventura militar, ficção de espionagem e ficção científica com realismo social, incluindo uma quantidade desproporcionada de detalhes técnicos. Dezassete dos seus romances foram sucessos de venda e tem mais de 100 milhões de cópias dos seus livros em impressão. O seu nome também é usado por escritores fantasma para argumentos de filmes, livros não-fictícios sobre temas militares e videojogos. Foi co-proprietário da equipa de basebol Baltimore Orioles e Vice-Presidente das Actividades Comunitárias e dos Comités de Relações Públicas.
A carreira literária de Clancy começou em 1984 quando vendeu The Hunt for Red October por $5,000.[1] [3] Os seus trabalhos, The Hunt for Red October (1984),Patriot Games (1987), Clear and Present Danger (1989), e The Sum of All Fears(1991), foram adaptados para cinema tornando-se filmes bem sucedidos comercialmente. Os actores Alec BaldwinHarrison FordBen Affleck e Chris Pine fizeram o papel de Jack Ryan, o personagem mais famoso de Clancy, enquanto o segundo mais conhecido, John Clark, já foi interpretado por Willem Dafoe eLiev Schreiber. Clancy morreu a 1 de Outubro de 2013, vitima de doença não revelada.

Annie Wood Besant

Annie Wood Besant (LondresInglaterra1 de outubro de 1847
– Adyar,MadrasÍndia30 de setembro de 1933) foi uma teósofa, militante socialista,maçom, ativista e defensora dos direitos das mulheres, uma das mais notáveis oradoras da sua época e autora de uma vasta obra literária sobre Teosofia.














Sem comentários:

Enviar um comentário