Eric Hobsbawm
- Londres, 1 de outubro de 2012) foi um historiador marxista britânico reconhecido como um importante nome da intelectualidade do século XX. Ao longo de toda a sua vida, Hobsbawm foi membro do Partido Comunista Britânico.
Um de seus interesses foi o desenvolvimento das tradições. Seu trabalho é um estudo da construção dessas tradições no contexto do Estado-nação. Argumentou que muitas vezes as tradições são inventadas por elites nacionais para justificar a existência e importância de suas respectivas nações.
Tom Clancy
Thomas Leo "Tom" Clancy, Jr. (12 de Abril de 1947 – 1 de Outubro de 2013) foi um escritor e historiador americano conhecido pelos seus enredos detalhados de espionagem e de ciência militar que ocorrem durante e depois da Guerra Fria.
Clancy é considerado o inventor do "techno-thriller", um género híbrido literário que funde acção e aventura militar, ficção de espionagem e ficção científica com realismo social, incluindo uma quantidade desproporcionada de detalhes técnicos. Dezassete dos seus romances foram sucessos de venda e tem mais de 100 milhões de cópias dos seus livros em impressão. O seu nome também é usado por escritores fantasma para argumentos de filmes, livros não-fictícios sobre temas militares e videojogos. Foi co-proprietário da equipa de basebol Baltimore Orioles e Vice-Presidente das Actividades Comunitárias e dos Comités de Relações Públicas.
A carreira literária de Clancy começou em 1984 quando vendeu The Hunt for Red October por $5,000.[1] [3] Os seus trabalhos, The Hunt for Red October (1984),Patriot Games (1987), Clear and Present Danger (1989), e The Sum of All Fears(1991), foram adaptados para cinema tornando-se filmes bem sucedidos comercialmente. Os actores Alec Baldwin, Harrison Ford, Ben Affleck e Chris Pine fizeram o papel de Jack Ryan, o personagem mais famoso de Clancy, enquanto o segundo mais conhecido, John Clark, já foi interpretado por Willem Dafoe eLiev Schreiber. Clancy morreu a 1 de Outubro de 2013, vitima de doença não revelada.
Annie Wood Besant
– Adyar,Madras, Índia, 30 de setembro de 1933) foi uma teósofa, militante socialista,maçom, ativista e defensora dos direitos das mulheres, uma das mais notáveis oradoras da sua época e autora de uma vasta obra literária sobre Teosofia.
Sem comentários:
Enviar um comentário