domingo, 11 de outubro de 2015

Efemérides 11 de outubro

François Mauriac

François Mauriac Medalha Nobel Nobel de Literatura (1952)
François Charles Mauriac (Bordéus11 de outubro de 1885 — Paris1 de setembro de 1970) foi um escritor francês.
Foi laureado com o prêmio Nobel de Literatura de 1952, em reconhecimento "à profunda impregnação espiritual e artística com que seus romances penetraram o drama da vida humana". Educado em sua cidade natal, na escola "Des Marianistes" e no liceu Grand-Lebrun, de formação católica, Mauriac refletirá em sua obra a influência de Pascal eFrancis Jammes, um conflito trágico entre o amor da religião e as tentações. Sobre ele disse Otto Maria Carpeaux: "Mauriac é um mestre: ninguém negará este título ao autor de numerosos romances tão fascinantes como "Thérèse Desqueyroux" e "Le Noeud de Vipères", que desnudam com força incomparável as almas pecadoras (...) ele é assim "o maior representante do romance psicológico da tradição francesa".
Iniciou sua carreira em 1909, com um livro de poemas ("Les Mains Jointes"). Publicou estudos biográficos e críticos, colaborou também em revistas e jornais franceses, tendo mantido por muitos anos seu "Bloc Notes", coluna publicada inicialmente no jornal "La Table ronde", depois no "Le Figaro", e a partir de 1955 na revista "L'Express". François Mauriac entrou para a Academia Francesa de Letras, em 1933, ocupando a cadeira 22.
Entre suas obras de cunho crítico se encontra um famoso ensaio contra a pena de morte, que levou a uma coleta de assinaturas pelo fim da pena de morte na França, após a Segunda Guerra MundialAlbert Camus, entre outros, participaram assinando a petição.

Elmore Leonard

Elmore John Leonard Jr., mais conhecido como Elmore Leonard (Nova Orleans11 de outubro de 1925 — 20 de agosto de 2013) foi um escritor e roteirista estadunidense. Suas primeiras novelas, publicadas nos anos 50 eram do gênero western, mas Leonard viria a se especializar em romances policiais e thrillers, muitos dos quais foram adaptados para o cinema.
Entre alguns de seus trabalhos mais conhecidos estão Get ShortyOut of Sight,HombreMr. Majestyk e Rum Punch, este último adaptado para o cinema porQuentin Tarantino como Jackie Brown. Alguns de seus contos também se tornaram filmes, como Three-Ten to Yuma e The Tall T, assim como Justified,série de televisão exibida no canal FX.

Jean Cocteau

Jean Maurice Eugène Clément Cocteau (Maisons-Lafitte5 de julho de 1889 — Milly-la-Forêt11 de outubro de 1963) foi um poetaromancista,cineastadesignerdramaturgoactor, e encenador de teatro francês. Em conjunto com outros Surrealistas da sua geração (Jean Anouilh e René Char, por exemplo), Cocteau conseguiu conjugar com mestria os novos e velhos códigos verbais, linguagem de encenação e tecnologias do modernismo para criar um paradoxo: um avant-garde clássico. O seu círculo de associados, amigos e amantes incluiu Jean MaraisHenri BernsteinÉdith Piaf e Raymond Radiguet.
As suas peças foram levadas aos palcos dos Grandes Teatros, nos Boulevards da época parisiense em que ele viveu e que ajudou a definir e criar. A sua abordagem versátil e nada convencional e a sua enorme produtividade trouxeram-lhe fama internacional.
Nascido numa pequena vila próximo a Paris, Jean Cocteau foi um dos mais talentosos artistas do século XX. Além de ser diretor de cinema, foi poeta,escritorpintordramaturgo, cenógrafo e actor e escultor.
Actuou activamente em diversos movimentos artísticos, nomeadamente o conhecido Groupe des Six (grupo dos seis) cujo núcleo era Georges Auric(1899–1983), Louis Durey (1888–1979), Arthur Honegger (1892–1955), Darius Milhaud (1892–1974), Francis Poulenc (1899–1963), Germaine Tailleferre (1892–1983). Além destes, outros também tomaram parte, comoErik Satie e Jean Wiéner.
Foi eleito membro da Academia Francesa em 1955.
Bissexual, não escamoteou sua orientação sexual. Manteve estreita amizade com Jean Marais, seu actor preferido. Dentre seus amigos destaca-se Edith PiafJean Genet, etc.
Cocteau realizou sete filmes e colaborou enquanto argumentista, narrador em mais alguns. Todos ricos em simbolismos e imagens surreais. É considerado um dos mais importantes cineastas de todos os tempos.
A frase "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez" é muitas vezes atribuída a Jean Cocteau. Contudo, outros a atribuem à Mark Twain: "They did not know it was impossible, so they did it!".

Simo Puupponen

Simo Tapio Puupponen (Kuopio23 de Outubro de 1915 — Helsinki11 de Outubro de 1967) foi um escritor da Finlândia.

José Marmelo e Silva ComM (CovilhãPaul7 de Maio de 1911 - EspinhoEspinho11 de Outubro de 1991) foi um escritor português.

Fernando Tavares Sabino (Belo Horizonte12 de outubro de 1923 —Rio de Janeiro11 de outubro de 2004) foi um escritor e jornalista brasileiro, também exerceu atividades como cineasta.










Sem comentários:

Enviar um comentário