segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Efemérides 12 de outubro

Nísia Floresta

Nísia Floresta Brasileira Augustapseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto, (Papari, atual Nísia Floresta12 de outubro de 1810 — RouenFrança,24 de abril de 1885) foi uma educadoraescritora e poetisa brasileira. É considerada uma pioneira do feminismo no Brasil e foi provavelmente a primeira mulher a romper os limites entre os espaços público e privado publicando textos em jornais, na época em que a imprensa nacional ainda engatinhava. Nísia também dirigiu um colégio para moças no Rio de Janeiro e escreveu livros em defesa dos direitos das mulheres, dos índios e dos escravos.





Ocupou a cadeira 1 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e, desde 1972, a cadeira 20 da Academia Paulista de Letras.

Leon Eliachar (Cairo12 de outubro de 1922 — Rio de Janeiro29 de maio de 1987) foi um jornalista de humor e escritor brasileiro nascido no Egito.
Veio para o Brasil muito pequeno e viveu quase toda a sua vida no Rio de Janeiro, onde morreu assassinado. Segundo notícias da época, ele foi assassinado a mando de um rico fazendeiro paranaense com cuja esposa o autor vinha mantendo um romance.
Jornalista desde os 19 anos de idade, trabalhou em diversos jornais e revistas, fixando-se, por último, no Última Hora, onde mantinha uma página com o título de Penúltima Hora. Justificava o nome da página com a legenda "um jornal feito na véspera".
Foi colaborador dos roteiros de dois filmes carnavalescos, e autor de programas de rádio e secretário da revista Manchete.
Em 1956 foi laureado com o primeiro prêmio na IX Exposição Internacional de Humorismo realizada na Europa, em Bordighera, na Itália.

Fernando Tavares Sabino (Belo Horizonte12 de outubro de 1923 —Rio de Janeiro11 de outubro de 2004) foi um escritor e jornalista brasileiro, também exerceu atividades como cineasta.







Robin Skelton


Anne Perrypseudónimo de Juliet Hulme (BlackheathLondres12 de Outubro de 1938), é uma escritora inglesa do gênero policial, sendo considerada uma das mais conceituadas em nossos dias. Suas histórias retraram uma Inglaterra vitoriana bastante hermética, seguindo regras sociais de conduta muito rígidas.
Geralmente, seus livros são divididos em séries. A primeira delas traz como detetives Thomas Pitt, proveniente de uma classe menos abastada da sociedade, e Charlotte, uma jovem que, ao contrário de Pitt, pertence a uma classe social mais influente. A segunda série apresenta o detetive William Monk, o qual sofre de amnésia. Para criar seu mundo ficcional, a autora inspira-se em personalidades da época e as tramas narradas trazem resquícios de crimes realmente ocorridos nos períodos em questão.
Atualmente, depois de alguns anos morando no exterior, vive em Portahomack, na Escócia.

Andrew Crumey


Jovani Mendez Nunes (Ceres12 de outubro de 1969) é um ator,escritor e humorista brasileiro. Faz parte do grupo de comédia Os Melhores do Mundo e integra o elenco do Zorra Total. É casado e tem 3 filhos. Jovane fez artes cênicas na UNB.

Anatole France Medalha Nobel  Nobel de Literatura de 1921
Jacques Anatole François Thibault, mais conhecido como Anatole France(Paris16 de abril de 1844 — Saint-Cyr-sur-Loire12 de outubro de 1924) foi um escritor francês.
De tom céptico, suas publicações obtiveram grande sucesso. Seu primeiro grande êxito foi O Crime de Silvestre Bonnard, premiado pela Academia francesa. Outras obras são: ThaisO Lírio VermelhoO poço de Santa ClaraA rebelião dos anjos, etc.
Segundo Fulgrosse, durante a guerra Franco-Prussiana (1870-1871), Anatole France participou na defesa de Paris como guarda nacional, integrado na 1ª Companhia do 20º Batalhão da Guarda Nacional do Sena (companhias de guerra), na reserva no reduto de Faisanderie (Joinville-le-Pont) enquanto decorria a batalha de Champigny, foi declarado impróprio ao serviço por ser de fraca constituição e passou a cívil em Janeiro de 1871. Foge de Paris no início da insurreição da Comuna de Paris.
Tendo sido primeiramente bibliotecário do Senado, foi eleito para a Academia francesa em 23 de janeiro de 1896, para a poltrona 38, onde ele sucedeFerdinand de Lesseps. Foi recebido na Academia Francesa em 24 de dezembro de 1896.
Anatole France apoiou a Émile Zola no caso Dreyfus; ao dia seguinte da publicação do "J'accuse", assinou a petição que pedia a revisão do processo. Devolveu sua Legião de Honra quando foi retirada a de Zola. Participou na fundação da Liga dos Direitos do Homem.
Foi laureado com o Nobel de Literatura de 1921, pelo conjunto de sua obra.

João Peregrino da Rocha Fagundes Júnior (Natal12 de março de 1898— Rio de Janeiro12 de outubro de 1983) foi um jornalistamédico e escritor brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras.








Helena Kolody (Cruz Machado12 de outubro de 1912 — Curitiba15 de fevereiro de 2004) foi uma poetisa brasileira.













Sem comentários:

Enviar um comentário