sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Efemérides 9 de outubro

Dinis I de Portugal

Trovador medieval
Filho de Afonso III de Portugal e de D. Beatriz de Castela, D. Dinis nasceu em Lisboa, a 9 de Outubro de 1261. Se pouco se sabe da sua infância, sabemos, no entanto, que, logo em 1265, acompanhado de sua mãe e de um contingente militar, visita o seu avô Afonso X em Sevilha, viagem relacionada com a questão do Algarve, cuja resolução implicou o envio de reforços portugueses para os esforços de guerra na Andaluzia. Em 1278 recebe casa própria, e, logo no ano seguinte, por morte de seu pai, sobe ao trono. De 1279, pois, até 1325, data da sua morte, D. Dinis protagoniza um dos mais longos e também mais brilhantes reinados portugueses, em parte beneficiando da paz que o final da guerra de reconquista cristã na faixa ocidental da Península tinha tornado efetiva. 
Os primeiros e os últimos anos do seu reinado não foram, no entanto, isentos de conflitos. Logo após a sua subida ao trono, e ao mesmo tempo que surgiam sérias desavenças com sua mãe (que pretenderia um papel político mais ativo e que acabou por se afastar para Espanha, para junto de seu pai), teve de enfrentar ainda a rebelião do seu irmão, D. Afonso, senhor de Portalegre e Arronches, conflito que se arrastou, entre tréguas prolongadas, de 1281 a 1299. Tendo casado, também em 1281, com Isabel de Aragão, D. Dinis ia adquirindo, entretanto, nesses anos, um prestígio crescente, sanando velhos conflitos com o clero (de que resultou a assinatura da Concordata com a Santa Sé em 1289), fundando a primeira universidade portuguesa (1288-90) e estabelecendo limites territoriais muito favoráveis com Castela (como o importante tratado de Alcanices, assinado em 1297). Esse prestígio, que é também peninsular, é visível no papel de mediador que foi chamado a desempenhar nos anos seguintes no complexo xadrez político dos reinos vizinhos, e que implicou mesmo, em 1304, uma prolongada viagem ao reino de Aragão (Tarrazona). 
Do ponto de vista interno, prolongando a política centralizadora de seu pai e procurando limitar os abusos da nobreza, logo em 1284 manda instaurar novas inquirições, que se prolongam até 1304, gerando não poucas polémicas e contestação, e acumulando tensões, tensões essas que em parte explicam os difíceis anos finais do seu reinado, anos em que teve de enfrentar a rebelião do seu primogénito, o infante herdeiro D. Afonso (futuro Afonso IV). De facto, o infante, alegando o favoritismo que o rei visivelmente demonstrava pelo seu filho bastardo Afonso Sanches, e congregando à sua volta um vasto conjunto de nobres descontentes, inicia, em 1321, uma guerra aberta com seu pai, na qual D. Isabel teve um importante papel de mediadora, mas que apenas se conclui, mediante consideráveis concessões do monarca, em 1324, um ano antes da sua morte, ocorrida a 7 de Janeiro de 1325.
Para além dos seus dois filhos legítimos (D. Afonso e D. Constança, que se casará com Afonso XI de Castela), D. Dinis teve pelo menos mais seis filhos bastardos, de várias ligações, entre os quais é justo destacar dois deles, ambos trovadores, o já referido Afonso Sanches (filho de Aldonça Gomes da Telha), e D. Pedro, conde de Barcelos (filho de Gracia Anes), cujas biografias integram também esta base de dados.


Ũa pastor se queixava 
muit' estando noutro dia, 
e sigo medês falava 
e chorava e dizia 
com amor que a forçava: 
«par Deus, vi-t' en grave dia, 
ai amor!»

Ela s' estava queixando, 
come molher con gram coita 
e que a pesar, des quando 
nacera, non fôra doita, 
por en dezia chorando! 
«Tu non és se non mia coita, 
ai, amor!»

Coitas lhi davam amores, 
que non lh' eram se non morte, 
e deitou-s' antr' ũas flores 
e disse con coita forte: 
«Mal ti venha per u fores, 
ca non és se non mia morte, 
ai, amor!»
El-rei D. Dinis, n.os 102 do cancioneiro da Vaticana e 519 do Cancioneiro Colocci-Brancuti.









João Cabral de Melo Neto

João Cabral de Melo Neto GCC • GOSE (Recife9 de janeiro de 1920 — Rio de Janeiro9 de outubro de 1999) foi um poeta e diplomata brasileiro. Sua obra poética, que vai de uma tendência surrealista até a poesia popular, porém caracterizada pelo rigor estético, com poemas avessos a confessionalismos e marcados pelo uso de rimas toantes, inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil.
Foi agraciado com vários prêmios literários, entre eles o Prêmio Neustadt, tido como o "Nobel Americano", sendo o único brasileiro galardoado com tal distinção. Quando morreu, em 1999, especulava-se que era um forte candidato ao Prêmio Nobel de Literatura.
Irmão do historiador Evaldo Cabral de Melo e primo do poeta Manuel Bandeira e do sociólogo Gilberto Freyre, João Cabral foi amigo do pintorJoan Miró e do poeta Joan Brossa. Foi casado com Stella Maria Barbosa de Oliveira, com quem teve os filhos Rodrigo, Inez, Luiz, Isabel e João. Casou-se em segundas núpcias, em 1986, com a poetisa Marly de Oliveira.

Mário de Andrade

Mário Raul de Moraes Andrade (São Paulo9 de outubro de 1893 — São Paulo, 25 de fevereiro de 1945) foi um poetaescritorcrítico literário,musicólogofolclorista
ensaísta brasileiro. Ele foi um dos pioneiros da poesia moderna brasileira com a publicação de seu livro Pauliceia Desvairada em 1922. Andrade exerceu uma grande influência na literatura moderna brasileira e, como ensaísta e estudioso—foi um pioneiro do campo da etnomusicologia—sua influência transcendeu as fronteiras do Brasil.
Andrade foi a figura central do movimento de vanguarda de São Paulo por vinte anos. Músico treinado e mais conhecido como poeta e romancista, Andrade esteve pessoalmente envolvido em praticamente todas asdisciplinas que estiveram relacionadas com o modernismo em São Paulo, tornando-se o polímata nacional do Brasil. Suas fotografias e seus ensaios, que cobriam uma ampla variedade de assuntos, da história à literatura e à música, foram amplamente divulgados na imprensa da época. Andrade foi a força motriz por trás da Semana de Arte Moderna, evento ocorrido em 1922 que reformulou a literatura e as artes visuais no Brasil, tendo sido um dos integrantes do "Grupo dos Cinco". As ideias por trás da Semana seriam melhor delineadas no prefácio de seu livro de poesia Pauliceia Desvairada e nos próprios poemas.
Depois de trabalhar como professor de música e colunista de jornal ele publicou seu maior romance, Macunaíma, em 1928. Andrade continuou a publicar obras sobre música popular brasileira, poesia e outros temas de forma desigual, sendo interrompido várias vezes devido a seu relacionamento instável com o governo brasileiro. No fim de sua vida, se tornou o diretor-fundador do Departamento Municipal de Cultura de São Paulo formalizando o papel que ele havia desempenhado durante muito tempo como catalisador da modernidade artística na cidade—e no país.

José Roberto Torero

José Roberto Torero Fernandes Júnior (Santos9 de outubro de 1963), conhecido como Torero, é um escritor,cineastaroteiristajornalista e colunista de esportes brasileiro. Formado em Letras e Jornalismo pela Universidade de São Paulo, é autor de diversos livros, como "O Chalaça", vencedor do Prêmio Jabuti de 1995. Além disso, escreveu roteiros para cinema e tevê, como em Retrato Falado para Rede Globo do Brasil. Cursou, sem concluir, pós-graduação em Cinema e Roteiro. No Jornal da Tarde, de São Paulo, iniciou sua carreira de cronista e depois começou a escrever para revista Placar textos sobre futebol. Foi colunista de Esportes da Folha de S. Paulo de 1998 a 2012. Trabalhou como roteirista em vários longas-metragens, entre eles Memórias PóstumasPelé Eterno, O Contador de Histórias e Pequeno Dicionário Amoroso. Foi sócio da livraria Realejo, em Santos, e apresentou por um ano o Programa Cantos Gerais, no Canal Brasil.

Armindo Magalhães (FornelosFafe, em 1966) é um escritor português, residente no Porto.

Emile Salomon Wilhelm Herzog (Elbeuf26 de julho de 1885 — 9 de outubrode 1967) foi um romancista e ensaísta francês.
Seu pseudônimo André Maurois tornou-se seu nome legal em 1947.
Seus primeiros livros foram O Silêncio do Coronel Branbles e Os discursos do dr. O'Grady, que obtiveram sucesso. Entretanto, sua consagração no mundo literário ocorreu com a publicação de três biografias, as de ByronShelley eDisraeli.
Tornou-se membro da Academia Francesa em 1938.

Carlos Alberto da Costa Nunes

Carlos Alberto da Costa Nunes (São Luís do Maranhão19 de janeiro de 1897 — Sorocaba9 de outubro de 1990) foi um médicoliteratopoeta e tradutor brasileiro.


Efemérides/9 de outubro


Sem comentários:

Enviar um comentário