quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Pelo segundo ano consecutivo, o vencedor do Nobel da Literatura é publicado pela Porto Editora! Parabéns a Svetlana Aleksievitch, autora de "O Fim do Homem Soviético"


Prémio Nobel da Literatura 2015 para Svetlana Aleksievitch


Autora de O Fim do Homem Soviético é a vencedora do grande galardão mundial.
 
A Porto Editora orgulha-se de informar que, «pela sua escrita polifónica, monumento ao sofrimento e à coragem na nossa época», Svetlana Aleksievitch é a vencedora do Prémio Nobel da Literatura 2015. Ao longo de 35 anos, Svetlana Aleksievitch tem escrito sobre a identidade russa, sobre o seu passado e futuro, e o ponto final é dado em O Fim do Homem Soviético – Um tempo de desencanto, livro vencedor do Prémio Médicis Ensaio e indicado pela revista Lire como Livro do Ano 2013 em França. Este documento único, já publicado em dezenas de países e traduzido diretamente do russo, foi publicado este ano com a chancela Porto Editora.



Svetlana Aleksievitch, conceituada escritora e jornalista, nasceu em 1948 em Minsk, na Bielorrússia. Os seus livros estão traduzidos em 22 línguas e foram já adaptados a peças de teatro e documentários. Considerada uma das autoras mais prestigiadas a escrever sobre a URSS, os seus trabalhos têm recebido uma enorme aceitação por parte da crítica, tendo sido galardoados com importantes prémios internacionais, como o Erich Maria Remarque Peace Prize, em 2001, e o National Book Critics Circle Award, em 2006. O seu mais recente livro, O Fim do Homem Vermelho, recebeu o Prémio Médicis Ensaio, em 2013, e foi considerado o Melhor Livro do Ano pela revista Lire.


O Fim do Homem Soviético

 
Edição/reimpressão:2015
Páginas: 472
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04740-3
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 235 x 32 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: 
Livros em Português
História > História em Geral
Literatura > Ensaios
Política > Política em Geral
Poderão ler as primeiras páginas aqui e aqui
19,90€


Sinopse
Volvidas mais de duas décadas sobre a desagregação da URSS, que permitiu aos russos descobrir o mundo e ao mundo descobrir os russos, e após um breve período de enamoramento, o final feliz tão aguardado pela história mundial tem vindo a ser sucessivamente adiado. O mundo parece voltar ao tempo da Guerra Fria.
Enquanto no Ocidente ainda se recorda a era Gorbatchov com alguma simpatia, na Rússia há quem procure esquecer esse período e o designe por a Catástrofe Russa. E, desde então, emergiu uma nova geração de russos, que anseia pela grandiosidade de outrora, ao mesmo tempo que exalta Estaline como um grande homem.
Com uma acuidade e uma atenção únicas, Svetlana Aleksievitch reinventa neste magnífico requiemuma forma polifónica singular, dando voz a centenas de testemunhas, os humilhados e ofendidos, os desiludidos, o homem e a mulher pós-soviéticos, para assim manter viva a memória da tragédia da URSS e narrar a pequena história que está por trás de uma grande utopia.
Críticas de imprensa
«Soberbo. A palavra falada transforma-se em literatura.»
France Culture

«Svetlana Aleksievitch tem o dom de desfiar a existência humana.»
Femina

«Um magnífico mausoléu em homenagem a um tempo desaparecido.»
Le Monde

«O homo sovieticus existe. Svetlana Aleksievitch encontrou-o.»
Le Figaro Littéraire

«Um grande livro […], ao mesmo tempo infinitamente doloroso e vibrante.»
Télérama



4 comentários:

  1. Não conhecia a autora e fiquei curiosa com este livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já conhecia o livro, mas não me tinha despertado a atenção. Agora estou como tu, curiosa!!! :)

      Eliminar
    2. Já conhecia o livro, mas não me tinha despertado a atenção. Agora estou como tu, curiosa!!! :)

      Eliminar
  2. Gosto de História e Política, por isso é fácil ficar curiosa com este tipo de livro. :P

    ResponderEliminar