sexta-feira, 19 de junho de 2015

Efemérides 19 de junho

Salman Rushdie

Sir Ahmed Salman Rushdie, (Bombaim19 de Junho de 
1947é um ensaísta, escritor e autor de ficção britânico de origem 
indiana. Cresceu em Mumbai (antiga Bombaim) e estudou na Inglaterra, onde se formou com louvor (with honours) no King's College,Universidade de Cambridge. O seu estilo narrativo, mesclando o mito e a fantasia com a vida real, tem sido descrito como conectado com o realismo mágico. Rushdie casou-se com a famosa actriz e modelo indiana Padma Lakshmi, de quem anunciou divórcio em julho de 2007.
Rushdie foi condecorado em 15 de junho de 2007 como Cavaleiro Celibatário(Knight Bachelor), fato que provocou diversos protestos no mundo islâmico.

James Matthew Barrie

Sir James Matthew Barrie, 1º baroneteOM (Kirriemuir, 
Escócia9 de maio de 1860 — LondresInglaterra19 de junho de 1937), muitas vezes referido como J. M. Barrie, foi um escritor e dramaturgo britânico nascido na Escócia. Nascido no pequeno condado escocês de Argus, Barrie frequentou a Glasgow Academy e a University of Edinburgh, até se mudar para Londres em 1885, para seguir carreira de dramaturgo e escritor. Escreveu diversas peças teatrais e livros durante quase toda a vida, em sua maioria voltada para o público adulto, inclusive a peça, ao contrário do como é referido comumente,The Boy Who Wouldn't Grow Up (O Menino Que Nunca Quis Crescer, em português), de 1904, que deu origem ao famoso personagem Peter Pan, sua mais célebre e famosa criação, um menino criado pelas fadas que conseguia voar e vivia em uma terra mágica chamada Neverland (ou Terra do Nunca, como é conhecido nos países lusófonos), aonde não envelhecia jamais. Porém, só em 1911 o romance Peter and Wendy ou simplesmente Peter Pan, foi publicado em livro, narrando a clássica história dos irmãos Darling, Wendy, João e Miguel (Wendy, John e Michael, em inglês) que acompanham Peter Pan em uma jornada pela Terra do Nunca, aonde enfrentam piratas, liderados peloCapitão Gancho. Antes disso Barrie escreveu os romances Little White Bird(1902) e Peter Pan in Kensington Gardens (1906), ambos inspirados no personagem, narrando suas aventuras no Jardins de Kensington, em Londres.
Acredita-se que Barrie tenha se inspirado em sua amizade com os filhos de Sylvia Llewelyn Davies, uma dona de casa viúva a quem o escritor conheceu por acaso, para criar o mundo mágico de Peter Pan. De fato, Barrie se tornou tutor dos garotos depois da morte de Sylvia até sua morte em 1937, devido a uma forte pneumonia; Em vida, doou os direitos autorais da história de Peter Pan ao hospital pediátrico Great Ormond Street.

Joaquim Machado de Castro

Joaquim Machado de Castro (Coimbra19 de Junho de 1731 - Lisboa17 de Novembro de 1822) foi um dos maiores e mais renomeados escultores 
portugueses. Machado de Castro foi um dos escultores de maior influência na Europa do século XVIII e princípio do século XIX.
Para além da escultura, descrevia extensamente o seu trabalho, do qual se destaca, a extensa análise sobre a estátua de D. José I que se situa na Praça do Comércio em Lisboa, intitulada: Descrição analytica da execução da estátua equestre, Lisboa 1810.
Descrição consiste no relato pormenorizado, feito ao estilo e à execução técnica, levada a cabo no que é considerado o seu melhor trabalho, a estátua equestre do Rei D. José I de Portugal datada de 1775, como parte da obra de reconstrução da cidade de Lisboa, seguindo os planos de Marquês de Pombal, logo após o Terramoto de 1755. As partes da construção estão detalhadas e ilustradas, incluindo variados planos e componentes utilizados para a sua execução.
Na introdução da sua obra Machado de Castro comenta outras estátuas equestres situadas em diversas praças europeias.

Gustav Schwab

Gustav Benjamin Schwab (19 de Junho de 1792 - 4 de Novembro de 1850) foi um escritor, pastor e editor alemão.
Gustav Schwab nasceu em Stuttgart, filho de um professor e foi introduzido nos estudos das áreas humanas desde o início. Ele estudou como universitário naUniversidade de Tubinga, em seus dois primeiros anos estudou filologia e filosofia, e depois teologia. Enquanto estava na universidade, ele criou um grupo literário e se tornou amigo próximo de Justinus KernerJohann Uhland e Karl August Varnhagen von Ense, cujo os quais ele publicou uma coleção de poemas com o título Deutscher Dichterwald.
Na primavera de 1813, ele fez uma viagem ao norte da Alemanha, onde ele conheceu Johann Wolfgang von GoetheFriedrich SchleiermacherFriedrich RückertFriedrich de la Motte FouquéAdelbert von Chamisso e outros. Em 1818, ele se tornou professor de ensino médio em Stuttgart, e em 1837 ele começou o seu trabalho como pastor em Gomaringen, perto de Tubinga. Em 1841 ele retornou à Stuttgart, onde ele foi primeiro pastor e a partir de 1845 se tornou conselheiro educacional do sistema de ensino médio de Stuttgart. Em 1847 ele recebeu as honras do título de Doutorado de sua antiga universidade.
A coleção de Schwab de mitos e lendas da antiquidade, Sagen des klassischen Altertums, publicado de 1838 a 1840, foi amplamente utilizada nas escolas alemãs e se tornou muito influente na aceitação da antiquidade clássica nas escolas alemãs.
Nos seus últimos anos, ele viajou regularmente à Überlingen, para aproveitar as águas da cidade. Ele morreu em Stuttgart em 1850.

Georges Ribemont-Dessaignes

Georges Ribemont-Dessaignes (19 de Junho de 1884 - 9 de Julho de 1974), nascido na cidade de Montpellier foi um escritor e artista francês associado ao movimento dadaísta.
Além de inúmeras pinturas, Ribemont-Dessaignes escreveu peças, poesias, manifestos e livretos de ópera. Ele contribuía com o periódico dadaísta (e depois, surrealista) Litterature.
Entre os trabalhos de Ribemont-Dessaignes para o teatro, estão as peças "O Imperador da China" (1919) e "O Canário Mudo" (1919), e o livreto de ópera "The Knife's Tears" (1926) com músicas compostas por Bohuslav Martinu. Suas Novelas incluem L'Autruche aux yeux clos (1924), Ariane (1925), Le Bar du lendemain (1927), Céleste Ugolin (1928) e Monsieur Jean ou l'Amour absolu (1934).

Óscar Bento Ribas

Óscar Bento Ribas (Luanda17 de Agosto de 1909 — 19 de Junho de 2004) foi um escritor 



Sem comentários:

Enviar um comentário