quinta-feira, 25 de junho de 2015

ROMA: A HISTÓRIA DE UM IMPÉRIO, de Greg Woolf

ROMA: A HISTÓRIA DE UM IMPÉRIO
de Greg Woolf

A história completa do Império Romano, desde o século viii a.C. até à Idade Média.

464 páginas / PVP 22,90€
A ideia de império nasceu na Roma antiga e ainda hoje o Império Romano surge com uma poderosa imagem. Vestígios dos seus monumentos e literatura encontram-se espalhados por toda a Europa, Próximo Oriente e Norte de África.
Ao cobrir a totalidade da vasta expansão do império e ao começar pelas suas origensRoma: A História de Um Império combina três perspetivas. Primeiro, trata-se de uma história abrangente do império: como foi criado, como resistiu às crises e como se moldou ao mundo dos seus dirigentes e dos seus súbditos, desde o século viii a.C. até à alvorada da Idade Média; depois descreve o que as últimas pesquisas históricas e arqueológicas revelaram sobre os segredos do domínio romano; por último, explora as grandes questões. De entre todos os impérios, porque terá Roma resistido tanto tempo? Porque teve um impacto tão profundo e serviu de modelo explícito para outros imperialismos?
Como demonstra Greg Woolf, jamais alguém planeou criar um Estado que iria durar mais de um milénio e meio, no entanto, a política de alianças de curto prazo entre grupos cada vez mais amplos criou uma estrutura de extraordinária estabilidade

Greg Woolf é professor de História Antiga na Universidade de St. Andrews. Como professor convidado deu aulas em França, Alemanha, Itália e Brasil, e tem realizado conferências em todo o mundo. Publicou estudos sobre uma vasta gama de assuntos de história antiga e arqueologia romana, incluindo literatura antiga, pré-história europeia, economia romana e patronato romano. Mais recentemente tem desenvolvido o seu trabalho em ciência antiga, especialmente etnografia e religião romana, e foi-lhe atribuído um Major Research Fellowship do Leverhulme Trust para um projeto sobre as origens do pluralismo religioso.


Sem comentários:

Enviar um comentário