segunda-feira, 22 de junho de 2015

VOGAIS: O novo desafio literário de Mark Zuckerberg? «Sapiens: História Breve da Humanidade»



Mark Zuckerberg propôs-se a um desafio em 2015: ler um livro a cada duas semanas com o objetivo de "aprender mais sobre novas culturas, crenças, histórias e tecnologia". E o 12.º livro do ano que o fundador da rede social mais popular do mundo decidiu ler, partilhando o desafio com os seus seguidores, é a fantástica obra Sapiens: História Breve da Humanidade (Vogais l 496 l 21,98€) de Yuval Harari, à venda em todo o país.


Trata-se de uma obra desafiadora, desconcertante e inteligente — uma perspetiva única e original sobre a evolução da espécie humana e o impacto do homem no planeta. Sapiens: História Breve da Humanidade está já traduzido em 30 línguas, e chegou ao top dos livros mais vendidos (não-ficção) em países como Inglaterra e EUA.

Aqui estão disponíveis alguns dos artigos e entrevistas a Yuval Harari. Terrorismo, tecnologia, o futuro da humanidade, entre outros assuntos relevantes e contemporâneos, podem ser abordados em entrevista ao autor. E, não deixe de ler as dezenas de elogios da crítica e dos principais meios de comunicação internacionais, aqui.

SINOPSE

O fogo deu-nos poder. O boato ajudou-nos a saber cooperar. A agricultura aumentou o nosso apetite. A mitologia manteve a lei e a ordem. O dinheiro deu-nos algo em que confiar. As contradições geraram a cultura. A ciência fez-nos letais.

Sapiens: História Breve da Humanidade é uma obra fundamental que não se concentra apenas no passado, procurando também explicar os significados mais profundos e as implicações morais e existenciais dos acontecimentos humanos. Este livro apresenta toda a evolução da nossa civilização, desde a pré-História, passando pelos Descobridores e os primeiros colonos, as revoluções agrícola e industrial, e até aos desenvolvimentos científicos e tecnológicos das últimas décadas.

Recorrendo a ideias da paleontologia, antropologia e sociologia, o autor, Yuval Noah Harari, analisa os principais saltos evolutivos da humanidade, desde as espécies humanas que coexistiam na Idade da Pedra até às revoluções tecnológicas e políticas do século xxi — que nos transformaram em deuses, capazes de criar e de destruir.

Num registo acessível e entusiasmante, Sapiens: História Breve da Humanidade procura não só explicar o que aconteceu, e como aconteceu, mas também revelar o que sentiram os seres humanos durante os vários processos evolutivos — e perceber se somos hoje um ser mais feliz ou infeliz.

Sapiens: História Breve da Humanidade desafia o leitor a reconsiderar as explicações mais correntes sobre a História, enfrentando questões essenciais como: 

        Como conseguiu o homo sapiens conquistar a terra?
        O que aconteceu às outras espécies humanas?
        Quando surgiram o dinheiro, os estados e a religião, e porquê?
        O que levou o capitalismo e a ciência a tornarem-se as crenças dominantes da era moderna?
        Como crescem e caem os impérios?
        Como é possível que grupos minoritários dominem vastas populações?
        Por que motivo quase todas as sociedades acreditaram que as mulheres são inferiores aos homens?
        A História é justa?
        Será que o homo sapiens ainda existirá dentro de 100 anos?


Vogais disponibiliza os primeiros capítulos, aquiA capa segue em anexo.



SOBRE O AUTOR

Yuval Noah Harari é historiador, investigador e professor de História do Mundo na Universidade Hebraica de Jerusalém, considerada uma das melhores instituições de ensino em todo o mundo. Doutorado em História pela Universidade de Oxford, Harari tem-se dedicado ao estudo e ensino da história, encorajando os seus alunos a questionar os conhecimentos e ideias que têm por garantidos sobre a vida, o mundo e a humanidade.

Atualmente, a sua investigação incide sobre questões macro-históricas: Qual a relação entre a história e a biologia? Que diferenças essenciais distinguem o Homo sapiens dos outros animais? Existe justiça na história? As pessoas tornaram-se mais felizes à medida que a história avançou? Harari é duplo vencedor do Prémio Polonski para Criatividade e Originalidade nas Disciplinas de Humanidades, em 2009 e 2012. Publicou numerosos livros e artigos científicos. Sapiens: História Breve da Humanidade é bestseller internacional, publicado em mais de 30 línguas. Saiba mais sobre o autor: ynharari.com



Sem comentários:

Enviar um comentário