segunda-feira, 29 de junho de 2015

A Sua Última Duquesa de Gabrielle Kimm

Edição/reimpressão:2012
Páginas: 336
ISBN: 9789896573287

Dimensões: 155 x 235 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
Literatura > Romance


Sinopse
Quando Lucrécia de Médici, de dezasseis anos, casa com o quinto duque de Ferrara, Afonso d’Este, imagina que a vida com o seu vistoso marido será idílica. Mas mal ela sabe que é um homem muito complicado. O casamento é fértil em dificuldades desde o início e, à medida que o tempo passa, Lucrécia torna-se cada vez mais distante.
Para Afonso, a pressão aumenta quando o Vaticano ameaça reclamar o seu título se o casal não conseguir gerar um herdeiro. Só a amante, Francesca, parece capaz de domar a sua fúria crescente. Mas o ressentimento de Afonso para com a sua duquesa depressa se torna insuportável, e começa a urdir um plano inacreditável para fugir aos seus problemas. Um plano com consequências nefastas que culmina com o desaparecimento até hoje questionado pelos historiadores.



Um romance de época com um enredo intrincado de personagens interessantes e fortes, bem construído e estruturado e com uma história cruel, dramática, desumana e perturbadora que me revoltou.

A escrita da autora é directa, clara, fluída e concisa.
Uma leitura agradável com sentimento, com um final inesperado e surpreendente que me agradou bastante, a autora deveria ter desenvolvido mais certos aspectos da história, tais como os personagens.

 Lucrécia casa com o duque de Ferrara com apenas 16 anos, e imagina uma vida boa ao lado do seu marido. O que deveria ser um casamento mágico, depressa se transformou num pesadelo. Alfonso torna-se num homem reles e frio e quanto mais o tempo passa e não conseguindo que Lucrécia gerasse um filho seu, mais desprezível e arrogante se torna, procurando assim amantes.
Lucrécia é humilhada constantemente pelo marido, percebendo ela que afinal este casamento não passava de um mero contrato. Uma personagem adorável, cativante, simples e modesta que trata todos com respeito, consideração e dignidade, não fazendo distinção entre pobres e ricos. Tendo como sua confidente a dama de companhia.
Gostei das personagens de Jacomo e de Francesca, duas pessoas encantadoras, gentis e afáveis.

“O que aconteceu a Lucrécia de Médici”?

O livro é envolvente, perturbante, emocionante e seduziu-me da primeira à última página. Uma narrativa estimulante de perigos, tragédia, terror, raiva, confidencias, segredos, revelações e amor,
Recomendo a leitura desta história verídica, na visão entre a fronteira que separa a realidade da ficção. Também pelas pesquisas que a autora teve que realizar.

Gabrielle Kimm
-


Sem comentários:

Enviar um comentário