sábado, 27 de junho de 2015

Efemérides 27 de junho

Guimarães Rosa

João Guimarães Rosa (Cordisburgo27 de junho de 
1908 — Rio de Janeiro19 de novembro de 1967) foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi também médico e diplomata.
Os contos e romances escritos por Guimarães Rosa ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro. A sua obra destaca-se, sobretudo, pelas inovações de linguagem, sendo marcada pela influência de falares populares e regionais que, somados à erudição do autor, permitiu a criação de inúmeros vocábulos a partir de arcaísmos e palavras populares, invenções e intervenções semânticas e sintáticas.

Lafcádio Hearn

Patrick Lafcádio Hearn (27 de junho de 1850 - 26 de setembro de 1904), também conhecido como Koizumi Yakumo (小泉八雲 Koizumi Yakumo), nome que adotou após adquirir cidadania japonesa, foi um jornalista e escritor conhecido por seus livros a respeito do Japão. Ele é especialmente conhecido pelos japoneses devido às suas coleções de contos de fadas, um dos quais foi transformado em filme por Masaki Kobayashi (Kwaidan (1965)). Viveu muito tempo no Japão e conquistou, com sua obra, grande renome internacional.





Jeffrey Jacob Abrams (Nova Iorque27 de junho de 1966) é um escritor, diretor e produtor de cinema e televisão dos 
Estados Unidos. Escreveu e produziu vários filmes antes de co-criar a série de televisão Felicity. Ele também criou as série AliasLostFringeUndercovers e Alcatraz e dirigiu os filmes Mission: Impossible IIIStar TrekSuper 8 e Star Trek Into Darkness.






Carlos de Macedo Reverbel (Quaraí21 de julho de 1912 — Porto Alegre27 de junho de 1997) foi um jornalista,cronista e historiador brasileiro.
Depois de passar a infância em São Gabriel, Carlos Reverbel veio para Porto Alegre em 1927. Iniciou na carreira jornalística em 1934, em Florianópolis. Atuou como correspondente internacional em três ocasiões diferentes. Morou no Rio de Janeiro por um tempo.
Colaborou com o jornal A Razão, de Santa Maria e trabalhou na Editora Globo, na Revista do Globo e foi um dos criadores da revista Província de São Pedro. Foi pesquisador da história e da literatura do Rio Grande do Sul e colaborador dos jornais Correio do Povo e Zero Hora.
Foi escolhido como o patrono da Feira do Livro de Porto Alegre de 1993.

Bruno Tolentino

Bruno Lúcio de Carvalho Tolentino (Rio de Janeiro12 de novembro de 1940— São Paulo27 de junho de 2007) foi um poeta brasileiro.




Sem comentários:

Enviar um comentário