quinta-feira, 18 de junho de 2015

Marsílio Cassotti - Imperatriz D. Leopoldina - Apresentação do livro no dia 24 de Junho às 18h30m na sala de Âmbito Cultural, Piso 7, no El Corte Inglês, em Lisboa


Titulo: D. Leopoldina

Autor: Marsilio Cassotti

Subtítulo: A História Trágica da mulher de

D.Pedro que lutou pela Independência do

Brasil

Género: História, Biografias

Nº de Páginas: 255

ISBN: 978-989-8818-03-4

PVP: 15,90€

Junho 2015

Leopoldina de Habsburgo é uma  personagem decisiva da história do império português no Brasil. Contudo, foi sempre retratada como uma mulher frágil, traída pelo marido, passiva e sem qualquer vontade política. Este livro traz-nos a sua verdadeira história.

Numa viagem que nos leva desde a infância da jovem arquiduquesa, durante as guerras napoleónicas
contra a Áustria, até ao seu casamento estratégico com o tão belo como Adónis Pedro de Bragança, herdeiro da coroa do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

No final de 1817, Leopoldina chega ao Rio de Janeiro. Uma parte da corte, liderada pela rainha Carlota Joaquina, recebe-a com frieza. Preferiam «uma portuguesa ou uma espanhola». D. Pedro desfaz-se em atenções e durante noites a fio vivem uma enorme paixão, mas cedo o príncipe do Brasil volta para os braços da sua amante.

«Os homens são cópias das mariposas», escreve a princesa germânica à sua irmã mais velha. Desprezada pelo marido refugia-se na alegria da maternidade.

Em 1821, depois do regresso de D. João VI a Portugal, quando as «revolucionárias» cortes portuguesas retiram ao Brasil a categoria de Reino, Leopoldina deixa de lado o rancor e empenha-se em ajudar D. Pedro, que a humilhava ao passear pelo Rio de Janeiro de braço dado com a bela e astuta Domitila de Castro.

Na iminência de um possível ataque português ao Rio, Leopoldina aconselha o marido a separar o território brasileiro da pátria-mãe e a assumir-se como Imperador. Para calar os rumores que lhe minam o prestígio, em novembro de 1826 o Imperador decide ir defender a província de Cisplatina. Antes do beija-mão de despedida, obriga a esposa grávida a ficar ao lado da amante. Perante a sua nega, Pedro trata «de forçar D. Leopoldina a entrar no salão onde se realizaria a cerimónia». Nessa noite, o estado de saúde da Imperatriz agrava-se perigosamente…

Baseada no que relatam (e no que ocultam) as cartas de Leopoldina, o autor bestseller Marsilio Cassotti leva-nos ao Brasil do século XIX, para nos narrar, nesta biografia apaixonante, a história de uma mulher destinada a ser rainha de Portugal, que, apesar das humilhações que sofreu, acabou por ter um papel decisivo na independência do Brasil.

Marsilio Cassotti estudou Ciências Políticas com especialização em Relações Internacionais na Universidade Católica de Buenos Aires e Línguas no Instituto Católico de Paris. Durante  anos, foi diretor de uma coleção de História de sucesso numa chancela do Grupo Planeta, em Barcelona, e assessor de editoras de Madrid e Lisboa, pertencentes a um importante grupo de comunicação italiano. Também prestou assessoria a destacadas autoras de biografias históricas, entre as quais a de Catalina de Habsburgo, Arquiduquesa da Áustria.

Entre outras obras, publicou Infantas de Portugal, rainhas em Espanha, D. Teresa, primeira rainha de Portugal, Carlota Joaquina, o pecado espanhol e A rainha adúltera, crónica de uma difamação anunciada, biografias que têm sido acolhidas favoravelmente pelo público e pela crítica em Portugal e Espanha.


Sem comentários:

Enviar um comentário