terça-feira, 30 de junho de 2015

SHYIMA - A MENINA ESCRAVA de Shyima Hall & Lisa Wysocky

208 páginas
PVP 15,00€
ASA

Shyima tinha apenas oito anos, em 1998. Passava os dias a brincar com os irmãos. Estava longe de imaginar que nunca mais os veria. Foi brutalmente afastada de tudo o que conhecia mas as condições do cativeiro mantiveram-se. O seu “quarto” era uma divisão assustadora na garagem, sem luz ou água. Privada da infância e de qualquer calor humano, limitava-se a observar enquanto as crianças da família se divertiam no parque, na piscina ou na Disneylândia. Um golpe de sorte levou a que a sua situação fosse denunciada… mas o caminho para a liberdade seria ainda longo e árduo.
Filha de gente pobre no Egito, Shyima serviu para “saldar” uma dívida que a sua irmã contraiu com uma família abastada do Cairo. A partir desse momento, não mais soube o que era brincar, ser acarinhada ou sequer descansar. Trabalhava dia e noite, movida pelo terror das ameaças dos seus “donos”, que a obrigaram a mudar-se para os Estados Unidos aos dez anos.

Hoje em dia, Shyima orgulha-se de ser uma cidadã norte-americana. Neste relato comovente, a jovem alerta-nos para o facto de a escravatura ser algo bem real e não apenas parte dos livros de História. Com a mesma coragem e determinação com que sobreviveu ao cativeiro, luta incansavelmente por todas as pessoas que, como ela própria, foram privadas de dignidade e do direito universal à liberdade.

Shyima Hall nasceu no Egito e foi vendida como escrava aos oito anos. Após a sua libertação, trabalhou como voluntária na polícia, mas o seu maior desejo é poder trabalhar nos serviços de imigração. Gosta de ouvir música, ver filmes, e de se divertir com os amigos. Atualmente vive em Riverside County, na Califórnia, e tem uma filha. 

Lisa Wysocky é uma autora premiada de bestsellers tanto de ficção como de não-ficção. Divide o seu tempo entre o Minnesota e o Tennessee. Com os seus livros, Lisa pretende transmitir uma mensagem positiva aos leitores. 


Sem comentários:

Enviar um comentário