domingo, 28 de junho de 2015

Efemérides 28 de junho

Luigi Pirandello

Prémio Nobel da literatura 1934
Luigi Pirandello (Agrigento28 de junho 1867 — Roma10 de dezembro 1936) foi um dramaturgopoeta e romancista 
Foi um grande renovador do teatro, com profundo sentido de humor e grande originalidade. Suas obras mais famosas são: Seis personagens à procura de um autorAssim é, se lhe pareceCada um a seu modo e os romances O falecido Matias Pascal, "Um, Nenhum e Cem Mil", "Esta Noite Improvisa-se", etc.
Sua primeira peça de teatro foi O Torniquete escrita entre 1899 e 1900 e encenada pela primeira vez em 1910.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1934.
Coloca-se que o cômico nasce de uma percepção do contrário (no livro Do teatro ao teatro, e tem um capítulo que se chama "O Humorismo"). Mas essa percepção pode se transformar- num sentimento do contrário: é quando aquele que ri procura entender as razões da piada. Portanto não existe mais o distanciamento. Pirandello separa o cômico do humorístico, para passar da atitude cômica para a atitude humorística, é preciso renunciar ao distanciamento e à superioridade.
Luigi Pirandello participou da campanha "coleta do ouro", organizada pelo ditador italiano Benito Mussolini, que visava levantar fundos para o país. A campanha era uma resposta à Liga Nações que impôs sanções econômicas à Itália após esta ter invadido e declarado guerra a Etiópia (1935-36), Pirandello doou sua medalha do Prêmio Nobel.



Juan José Saer

Juan José Saer (28 de junho de 1937SerodinoArgentina - 11 de junho de 2005Paris, 
França); escritor e ensaísta argentino.
No Brasil, Saer é conhecido mais pela sua ficção, principalmente por O enteado, e por alguns artigos escritos para o jornal Folha de São Paulo.
O seu livro, El concepto de ficción, publicado originalmente em 1997, reúne textos escritos no decorrer de mais de trinta anos (1965 a 1996). Os escritos passeiam pela literatura argentina, privilegiando autores como José HernandezJorge Luis BorgesRoberto Arlt e Adolfo Bioy Casares.
Os ensaios não se resumem ao panorama platino, (Saer passou mais da metade de sua vida na França) também examinam questões críticas e teóricas que revelam a atualidade e a vitalidade de sua crítica e reforçam a identificação docrítico com o ficcionista. Algumas obras: A ocasião, A pesquisa, As nuvens, Ninguém nada nunca, O enteado.

Alberto Mussa

Alberto Mussa (Rio de Janeiro1961) é um escritor brasileiro.
Sua proposta é fundir a tradição narrativa ocidental aos relatos mitológicos de outras culturas, como a afro-brasileira, a da Arábia pré-islâmica e a do Brasil indígena. Suas obras foram publicadas na Argentina, Cuba, Portugal, Itália, França, Inglaterra, Romênia, Turquia, Espanha e Egito.
Ao lado do historiador Luiz Antonio Simas, escreveu Samba de enredo: história e arte, um estudo sobre a evolução estética do samba de enredo.

Velimir Khlébnikov

Velimir Khlébnikov, em russo Велими́р Хле́бников, pseudônimo de Viktor Vladimirovich Khlebnikov, aldeia de (Malye Derbety, República da Calmúquia, próxima ao atual Oblast de Astrakhan28 de outubro de 1885 — Aldeia de Santalovo, no atual assentamento urbano de Krestsy, Oblast de Novgorod28 de junho de 1922) foi um erudito e poeta vanguardista russo, cronologicamente, o primeiro vanguardista na poesia russa.





Edward Carpenter (Hove29 de agosto de 1844 — 28 de junho de 1929) foi um poeta inglêssocialista, antologista e um dos primeiros activistas políticos homossexuais.
Figura destacada no Reino Unido em fins do século XIX, Carpenter foi instrumental na fundação do Socialismo Fabiano e do Partido Trabalhista do Reino Unido. Poeta e escritor, foi amigo de Walt Whitman e Rabindranath Tagore, tendo-se correspondido com muitas personalidades famosas como Annie BesantIsadora DuncanHavelock EllisRoger FryMahatma GandhiJames Keir HardieJ K Kinney,Jack LondonGeorge MerrillEdmund Dene MorelWilliam MorrisEdward R. Pease,John Ruskin e Olive Schreiner.
Como filósofo foi especialmente conhecido pela publicação de Civilisation, its Cause and Cure ("Civilização, a sua Causa e Cura"), em que defende que a civilização é uma forma de doença que as sociedades humanas atravessam. As civilizações, segundo Carpenter, raramente sobrevivem mais que mil anos, antes de se desmoronarem, e nenhuma sociedade conseguiu ultrapassar com sucesso uma civilização. A "cura" é uma aproximação mais forte à terra e um maior desenvolvimento da nossa natureza interna. Embora Carpenter se tenha inspirado na sua experiência com o misticismo hindu, e se refira a um "socialismo mítico", o seu pensamento está alinhado com o de diversos escritores nos campos da psicologia e sociologia do princípio do século XX, como Boris SidisSigmund Freud, andWilfred Trotter, que reconheciam que a sociedade coloca cada vez mais pressão nos indíviduos o que resulta em doenças mentais e físicas como neurose e neurastenia.
Convicto defensor da liberdade sexual, Carpenter vivia numa comunidade gay perto de Sheffield e teve profunda influência sobre D. H. Lawrence e E. M. Forster.

Cláudio de Sousa

Cláudio Justiniano de Sousa (São Roque20 de outubro de 1876 — Rio de Janeiro28 de junho de 1954) foi um médicoescritordramaturgo e orador brasileiro.

Mortimer Jerome Adler (Nova Iorque28 de dezembro de 1902 — 28 de junho de 2001) foi um filósofo aristotélico e escritor estadunidense.



Sem comentários:

Enviar um comentário